conecte-se conosco


Cidades

Exposul Rural 2022 começa nesta quinta-feira (4); confira as atrações

Publicados

em

Evento será realizado no Parque de Exposição do Aeroporto - Foto: Divulgação

A ExpoSul Rural 2022, um dos eventos mais importantes do agro capixaba, terá início nesta quinta-feira (4), em Cachoeiro, no Parque de Exposição do Aeroporto. Os portões serão abertos às 14h e a solenidade de abertura está marcada para as 17h. A entrada solidária é um quilo de alimento não perecível.

O evento, realizado em parceria entre a Prefeitura de Cachoeiro e o Sindicato Rural do município, terá uma extensa programação voltada à valorização e o desenvolvimento rural de Cachoeiro e região.

Entre as atividades estão: exposições de animais, área demonstrativa de compost barn, máquinas, implementos e serviços agrícolas; alas de cafés especiais, de agroindústrias e de artesanato; empreendimentos e associações de turismo; comercialização de mel, flores e plantas ornamentais; cachaças e cervejas artesanais, além de microempreendedores do ramo de alimentos.

Haverá, também, atrações esportivas, feira de adoção de pets e uma vila gastronômica, com food trucks e estandes de alimentação e atrações musicais e culturais.

Para a criançada, a principal atração será um parque temático que vai oferecer experiências rurais divertidas e muitas demonstrações visuais e práticas sobre a cadeia produtiva do leite, desde a fazenda até a mesa do consumidor. Atividades na cozinha da roça, amamentação de bezerros, passeios de pônei e charrete, coelhos, peixes ornamentais e o Jardim do Mel serão algumas das atrações nesse espaço.

“Esperamos os visitantes de Cachoeiro e de toda a região para mais esse grande encontro do agro. As famílias rurais recebem as famílias urbanas oferecendo o que o campo tem de melhor. Venha fazer bons negócios, boas compras, matar a saudade da roça e ser muito feliz junto conosco até domingo”, comenta Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural do município.

“A Exposul Rural é uma grande festa do agro capixaba celebrada em Cachoeiro. É um evento importante para a economia do município, em que o produtor rural tem a oportunidade de divulgar seu trabalho e concretizar negócios. E o público, além de aproveitar as atrações, também tem a oportunidade de conhecer e valorizar o trabalho do homem do campo”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho

Primeiro dia de atividades

Além da solenidade de abertura, a programação da Exposul Rural 2022 terá, em seu primeiro dia, às 15h30 o Café com Leite Cooperativista, um encontro de cooperativas de todo o Espírito Santo. Às 14h e 18h, acontecerão minicursos na Cozinhas do Senar, em que serão ensinadas, ao público, receitas à base de queijos e outros derivados de leite.

Na parte da noite, após a abertura oficial, haverá um momento das homenagens, com a entrega do Mérito Agro Exposul, e para encerrar as atividades, a apresentação do Grupo Folclórico Imperial Português, de Conceição do Castelo.

Animais de estimação serão bem-vindos

Quem quiser levar seu animal de estimação para passear na Exposul Rural poderá ficar tranquilo: o evento será pet friendly, ou seja, além de bem-vindos, os bichinhos de estimação contarão com bebedouros, e os tutores, com sacolas higiênicas coletoras.

Programação

A edição 2022 da Exposul Rural contará com uma grande variedade de atrações. Os portões serão abertos ao público às 14h na quinta (4) e sexta-feira (5). Já no sábado (6) e domingo (7), as atividades começam a partir das 10h.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Comentários Facebook

Cidades

Sebrae realiza a instalação de internet em duas comunidades de Alegre e Conceição do Castelo

Publicados

em

Por

Distritos em Conceição do Castelo e Alegre foram beneficiados pelo programa Wi-Fi Brasil

Moradores de duas comunidades rurais do Espírito Santo receberam no último mês a instalação de antenas de internet para facilitar a comunicação e o acesso à informação, através do programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No distrito localizado em Conceição do Castelo, cerca de 500 produtores rurais e da agricultura familiar foram beneficiados com a instalação. Já em Feliz Lembrança, comunidade de Alegre, 60 famílias já estão com acesso à internet.

“Entendemos que é necessário, especialmente nos dias de hoje, que todas as pessoas tenham acesso à internet, pois é lá que a comunicação acontece. Disponibilizar o wi-fi para essas comunidades significa oferecer oportunidades de negociações, e ampliar as possibilidades de mercado e renda para as famílias”, finaliza o gerente regional do Sebrae/ES, Ivair Segheto.

O empreendedor Fábio de Souza, dono da agroindústria Frumel, está entre os beneficiados pelo programa em Alegre. Ele conta que antes da instalação, os moradores compartilhavam a rede móvel e poucas casas tinham ponto de internet.

“Antes os vizinhos se ajudavam, um ia para a casa do outro para usar a internet. Agora com o ponto de acesso na praça, as pessoas vão até o centro comunitário para fazer suas pesquisas. Esse projeto do Sebrae é importante porque deixa a comunidade conectada 24 horas e fortalece inclusive a permanência do jovem na região, incentiva que eles criem algo, façam seus estudos e cursos online, além de reduzir a diferença de acesso à tecnologia entre campo e cidade”, ressalta Fábio.

Ao todo a região conta com seis agroindústrias, uma pequena fábrica de calçados, além dos pequenos prestadores de serviço da comunidade, todos impactados positivamente pelo programa.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana