conecte-se conosco


Política

Fachin nega recurso de Lula para antecipar julgamento no STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin negou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para transformar em presencial o julgamento virtual de um recurso que pode suspender os efeitos da condenação no processo do tríplex e libertar o político. Na prática, o pedido era por uma […]

Publicados

em

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin negou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para transformar em presencial o julgamento virtual de um recurso que pode suspender os efeitos da condenação no processo do tríplex e libertar o político. Na prática, o pedido era por uma antecipação do julgamento.

Na próxima sexta-feira (12), a 2ª Turma do Supremo começa a julgar o tema. Por ser virtual, os cinco ministros que compõem a Turma têm até o dia 23 para apresentar sua posição a respeito do tema. Além de Fachin, pertencem à 2ª Turma os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Celso de Mello.

Se tivesse acatado o pedido de Lula, a Turma julgaria o caso na sessão presencial de amanhã.

No julgamento virtual, a análise da questão é feita eletronicamente pelos ministros da 2ª Turma. A apresentação dos votos pode acontecer a qualquer momento dentro do prazo, que será aberto na sexta-feira.

Recurso reclama de decisão no STJ O recurso que será avaliado pela 2ª Turma no STF é contra uma decisão tomada monocraticamente no STJ (Superior Tribunal de Justiça), pelo ministro Felix Fischer. Em novembro do ano passado, o magistrado decidiu sozinho rejeitar um recurso de Lula que contestava a condenação em segunda instância no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Nesta semana, a 5ª turma do STJ deverá colocar o tema em pauta, para validar ou mudar a decisão de Fischer.

Os advogados do petista dizem que Fischer, ao deliberar sozinho sobre o caso, acabou “alijando a defesa de participar do julgamento”.

Na prática, o pedido da defesa ao STF tentava fazer com que os ministros suspendessem os efeitos da condenação antes mesmo de o STJ tomar uma decisão final sobre o caso nesta que é uma espécie de terceira instância.

(Fonte: Nathan Lopes/UOL)

Comentários Facebook

Política

Gilson Daniel oficializa apoio à pré-candidatura de Ricardo Ferraço ao Governo do ES: “Temos lado”

Publicados

em

Por

Fotos: Reprodução/Redes sociais

O deputado federal Gilson Daniel, presidente estadual do Podemos, anunciou oficialmente seu apoio e o do partido à pré-candidatura de Ricardo Ferraço (MDB) ao Governo do Espírito Santo nas eleições de 2026. O posicionamento reforça a aliança com o atual governador Renato Casagrande, de quem Ferraço é vice. A declaração foi feita durante um encontro político nesta sexta-feira (11), em Viana, que reuniu prefeitos e vice-prefeitos da legenda.

O evento contou com a presença de nove dos dez prefeitos do Podemos no Estado, além de dez vice-prefeitos e outras lideranças partidárias. Durante o almoço, Gilson Daniel destacou o alinhamento do partido com o projeto político que, segundo ele, tem promovido equilíbrio fiscal e investimentos nos municípios. “Temos lado, temos história e temos responsabilidade com o Espírito Santo. Estamos juntos com Casagrande, Ferraço e todos que acreditam na boa gestão pública”, afirmou.

O anfitrião do encontro, prefeito de Viana e secretário-geral do Podemos no Estado, Wanderson Bueno, também reafirmou o apoio à pré-candidatura de Ricardo Ferraço, ressaltando sua experiência administrativa e papel na recuperação fiscal do Estado. Bueno destacou que a sigla defende a continuidade do atual modelo de governança e que todos os prefeitos do Podemos estão alinhados com esse projeto.

Segundo nota divulgada pela assessoria do partido, o almoço teve como objetivo consolidar a unidade da legenda em torno do nome de Ricardo Ferraço e reforçar o compromisso do Podemos com uma agenda de desenvolvimento para o Espírito Santo. O partido já planeja um novo encontro com seus 125 vereadores e presidentes municipais para fortalecer ainda mais esse posicionamento.

Com dez prefeitos e 12 vice-prefeitos em exercício, o Podemos é hoje uma das principais forças políticas no cenário municipal capixaba. O apoio declarado à pré-candidatura de Ricardo Ferraço representa um movimento estratégico na construção da sucessão de Casagrande e reforça o protagonismo da legenda nas articulações para 2026.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana