conecte-se conosco


Cidades

Ferramentas digitais vão aproximar Câmara e sociedade em Cachoeiro

O presidente da Câmara de Cachoeiro, Alexon Cipriano (PROS), está em busca de ferramentas digitais que possibilitem ao cidadão interagir ainda mais com o Legislativo Municipal. Com esta intenção, visitou esta semana a Câmara Municipal de Vitória, onde se reuniu com o presidente Cleber Felix (PP) e se informou sobre o funcionamento do Portal Participa […]

Publicados

em

O presidente da Câmara de Cachoeiro, Alexon Cipriano (PROS), está em busca de ferramentas digitais que possibilitem ao cidadão interagir ainda mais com o Legislativo Municipal. Com esta intenção, visitou esta semana a Câmara Municipal de Vitória, onde se reuniu com o presidente Cleber Felix (PP) e se informou sobre o funcionamento do Portal Participa Vitória e da Escola do Legislativo, iniciando a formação de uma parceria para promover a prestação destes serviços em Cachoeiro.

“Queremos que o cidadão possa interagir e debater com os vereadores, opinar sobre os projetos em pauta, conhecer melhor a administração pública e o processo legislativo, enfim, colaborar de forma efetiva com o nosso trabalho. Ainda estamos elaborando um projeto, mas a Câmara de Vitória tem uma experiência de sucesso neste sentido, que certamente tem sido uma de nossas fontes de inspiração”, diz Alexon.

Serviços interativos

Entre os vários serviços interativos disponibilizados pelo Legislativo da capital, alguns chamaram a atenção do presidente.  Entre eles o Voto Online, que permite ao cidadão opinar sobre projetos registrando um voto simbólico; a Transmissão ao Vivo, no site da Câmara e em redes sociais, de sessões, audiências públicas, reuniões de comissões e licitações, entre outros atos;  e o agendamento on line de visita dos vereadores aos bairros. O portal também permite o agendamento de serviços já previstos na Câmara de Cachoeiro, mas que dependem de solicitação por ofício, como a Tribuna Livre, já formalizada no Regimento Interno,  a Tribuna Acadêmica, para professores apresentarem estudos e pesquisas, e a visita de estudantes.  

Outra ferramenta elogiada por Alexon é o formulário eletrônico denominado Ideia Interativa, pelo qual qualquer cidadão pode sugerir um projeto de lei e angariar um número mínimo de apoiadores, para que a ideia vire realidade. Um instrumento semelhante, proposto pelo vereador Antônio Geraldo (PP), já foi aprovado na Câmara de Cachoeiro, mas ainda não foi instrumentalizado. “É preciso otimizar o uso da internet e das mídias sociais, para que o Legislativo possa realmente conversar, interagir com a comunidade. Precisamos ter um espaço virtual que proporcione a qualquer pessoa esta participação direta na Câmara”, resume Alexon.

Mais visitas

No início desta semana, Alexon esteve  também na  Câmara Municipal de Atílio Vivacqua. Lá, a convite do presidente Cláudio Bernardes Baptista (PSD), Alexon falou também como conselheiro-sul da Ascames (Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo), e ressaltou a importância do fortalecimento dos legislativos municipais, para que possam ser respeitados e atendidos em suas demandas a favor da população. Já em Vila Velha, o presidente visitou o vereador Heliosandro Mattos (PR). Em visita recente de Alexon ao legislativo vilavelhense, Heliosandro lamentou o extravio do título de cidadania cachoeirense que recebeu anos atrás, e Alexon fez questão de voltar à Câmara esta semana para entregar ao colega uma cópia da honraria.   

Comentários Facebook

Cidades

Cachoeiro: córrego em Santa Fé é desassoreado para evitar transbordamentos e transtornos na BR-393

Publicados

em

Por

Equipes estão trabalhando ativamente para que o desassoreamento seja concluído de forma eficiente e rápida - Foto: Wallace Hull

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços, está trabalhando ativamente no desassoreamento do córrego que corta o distrito de Santa Fé, na BR 393, estrada que liga Cachoeiro a Muqui. A medida visa resolver os constantes problemas de interrupção de tráfego, que têm ocorrido devido ao assoreamento do leito do córrego e seu subsequente transbordamento, principalmente em períodos de chuvas fortes.

A presença de sedimentos acumulados ao longo do tempo tem dificultado o escoamento das águas, causando alagamentos e afetando diretamente o fluxo de veículos na região. Com a utilização de uma draga especializada, o trabalho de desassoreamento busca não apenas liberar o tráfego, mas também prevenir novos transtornos durante a temporada de chuvas.

A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços tem se dedicado a minimizar os impactos causados pelas chuvas, realizando ações constantes de limpeza e manutenção nas áreas afetadas. A atuação inclui o monitoramento do córrego e a implementação de medidas preventivas para garantir a segurança e a mobilidade dos motoristas e pedestres que utilizam a BR 393 diariamente.

Com a intervenção, a Prefeitura espera proporcionar mais segurança e conforto para os moradores da região e motoristas, evitando que o acúmulo de água cause mais interrupções no tráfego e danos à infraestrutura local.

A população também é orientada a ter cautela nas proximidades da obra, pois equipes da Secretaria estão trabalhando ativamente para que o desassoreamento seja concluído de forma eficiente e rápida, melhorando as condições do local.

A Prefeitura reforça seu compromisso em manter a cidade segura e funcional, especialmente em períodos de chuvas, quando a atenção e as medidas de prevenção precisam ser redobradas.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana