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Fiat Toro Ranch ou Ford Ranger Storm? Veja qual picape vence

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Fiat Toro
Evandro Enoshita

Ranger Storm e Toro Ranch: propostas diferentes, mas com preços semelhantes com motor turbodiesel, câmbio automático e cabine dupla

As duas são a movidas a diesel e gostam de poeira. Só que uma prefere ficar com os vidros elétricos fechados, ar-condicionado ligado, indo para o sítio com piscina. E a outra encara uma trilha até o alto da montanha, sem frescuras. Por quase o mesmo preço, com qual você ficaria? Estamos falando das picapes Fiat Toro Ranch (R$ 171.990) e Ford Ranger Storm (R$ 174.890), respectivamente. Vamos ao embate.

Bem, antes de mais nada também é bom dizer que a Storm é uma picape média e a Ranch, intermediária, acima das pequenas. Isso implica em mais espaço disponível na Ford, que leva 1.180 litros na caçamba ante 880 litros da Fiat. A capacidade de carga também é maior no modelo da marca americana, 1.040 kg ante 1.000 kg da rival. Então, se você quer um utilitário valente e espaçoso, já começa a enxergar seu caminho.

A picape da Fiat se aproxima mais de um SUV confortável, com toques extras de sofisticação e exclusividade, como os bancos revestidos de couro marrom, sendo o do motorista com ajustes elétricos. Há também botão de partida, retrovisores rebatíveis eletricamente, quadro de instrumentos com mostrador digital de 7 polegadas, soleiras nas portas, rodas diamantadas de aro 18 com pneus 225/60R 18, entre outros itens.

A Ford é mais “casca grossa”, pero no mucho. Os bancos são de tecido, os plásticos do painel e do console são bem simples, assim como as laterais das portas, mas a lista de equipamentos de série é bem interessante. Há vidros elétricos, sistema multimídia com espelhamento, câmera de ré, duas entradas USB no console (uma delas para carregar o celular mais rápido), volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, parte do cluster digital e configurável e até CD player…

Com distância entre-eixos de 3,22 metros, ante 2,99 m da Toro, a Ranger leva cinco ocupantes com mais folga de espaço. Porém, a suspensão traseira é de eixo rígido, com feixe de molas semielípticas, feita para aguentar o tranco em piso irregular, diferente da picape da Fiat, com mulibraço, que garante mais firmeza nas curvas e conforto. Apesar disso, ambas têm controle eletrônico de estabilidade.

Na Toro, o motor é 2.0 de 170 cv e bons 35,7 kgfm de torque a 1.750 rpm, força suficiente para fazer ultrapassagens com segurança. Ao acelerar, ouve-se o sibilar da turbina, o que pode até empolgar os entusiastas, mas mostra que poderia ter havido mais refinamento para evitar isso. Também turbodiesel, o 3.2 da Ranger tem 200 cv e 47,9 kgfm na mesma faixa de giro da rival. Ronca forte, mas sem vibrar demais e transmitindo uma sensação de qualidade, além de garantir fôlego para o que vier pela frente.

Embora a Storm seja maior e mais pesada, sua relação entre peso e torque é mais favorável: 46,6 kg/kgfm ante 52,4 kg/ kgfm, que ajuda nas retomadas. Mesmo assim, conforme dados das fabricantes, a picape da Ford leva mais tempo para acelerar de 0 a 100 km/h: 11,6 segundos, ante 10 s da Fiat. De qualquer forma, fica claro que a vocação do modelo da marca americana é mais para trechos de terra até porque os pneus Pirelli Scorpion AT Plus 265/65R 17 foram desenvidos para essa versão e feitos para atender o perfil de uso 60% fora de estrada e 40% rodoviário.

O que também contribui com a valentia da Ford Storm a enfrentar terra, lama e poeira à vontade é a distância livre do solo de 23,2 cm ante 21,7 cm da Ranch. Ambas contam com tração 4×4 acionada por botão no painel, com reduzida. Além disso, as duas também têm câmbio automático com opção de trocas sequenciais. Mas na Toro são 9 marchas (ante 6 da Ranger) e com hastes atrás do volante, o que ajuda a manter o motor em rotações mais baixas em viagens, reduzindo o nível de ruído.

Entretanto, bem que a FCA poderia procurar melhorar o raio de giro da Toro, de exagerados 12,9 metros, o que atrapalha nas manobras de estacionamento, principalmente nas garagens de shoppings e condomínios. É preciso ficar indo para frente e para trás para entrar e sair de espaços apertados. Para se ter uma ideia, mesmo com seus 5,35 m de comprimento, a Ranger chega a ser até mais fácil de manobrar, com raio de giro de 12,2 m.

E se a ideia é enfrentar longas viagens ao bordo dessas picapes a diesel, a Ranger vai um pouco mais longe, com maior autonomia, levando em conta os dados do Inmetro. Em trechos rodoviários, a Storm pode rodar 752 km, ante 738 da Ranch, mas por causa do tanque maior, de 80 litros, ante 60 da Fiat, que é mais econômica (9,4 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, ante 8,7 km/l e 9,4 km/l da Ford), sempre conforme o Inmetro.

Conclusão

Entre as picapes médias, a Ranger Storm tem boa relação custo benefício, a ponto de custar quase o mesmo que uma Toro mais equipada. Se você não faz questão de muito conforto e quer bastante espaço (inclusive, na caçamba), o modelo da Ford é mais interessante que o Fiat.

Fichas técnicas

Fiat Toro Ranch

Motor: 2.0, quatro cilindros, turbodiesel

Potência (cv): 170 a 3.750 rpm

Torque (kgfm): 35,7 a 1.750 rpm

Transmissão:  Automático, 9 marchas, tração integral

Suspensão:Independente (dianteira) e multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus: 225/60 R18 

Dimensões: 4,94 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,74 m (altura), 2,99 m (entre-eixos)

Tanque : 60 litros

Caçamba: 820 litros

Consumo: 9,9 km/l (cidade) /12,3 km/l (estrada) com diesel

0 a 100 km/h: 10 segundos 

Vel. Max: 188 km/h

Ford Ranger Storm 3.2

Motor: 3.2, quatro cilindros, diesel

Potência: 200 cv a 3.000 rpm

Torque: 47,9 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão:  Automático, 6 marchas, tração integral

Suspensão:Independente (dianteira) e eixo rígido (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus: 265/65 R17 

Dimensões: 5,35 m (comprimento) / 1,86 m (largura) / 1,63 m (altura), 3,22 m (entre-eixos)

Tanque : 80 litros

Caçamba: 1.180 litros

Consumo: 8,4 km/l (cidade) /9,4 km/l (estrada) com diesel

0 a 100 km/h: 11,6 segundos 

Vel. Max: 180 km/h

Fonte: IG CARROS

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Ducati lança novo modelo Multistrada 950 S no Brasil

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Ducati Multistrada 950 S
Divulgação

Ducati Multistrada 950 S: versão com menor cilindrada chega ao Brasil como opção mais em conta da linha da marca italiana


A Ducati lança no mercado brasileiro nesta terça-feira (15) a versão 950 S da nova Multistrada, que equipada com um motor bicilíndrico de 937 cc chega para ser o menor modelo da família.


O lançamento acontece às 19h, numa live no canal oficial da Ducati no YouTube . Com peso seco de 207 kg e um motor com 113 cv, a 950 S é 5 kg mais leve e tem 45 cv a menos de potência do que a Multistrada 1260 S.

Na Europa, a lista de equipamentos da Multistrada 950 S inclui suspensão com sistema Ducati Skyhook Suspension Evo, quick shift, farol e lanternas de LED e painel TFT colorido com tela de 5″.


Os preços da Ducati Multistrada 950 S no Brasil ainda não foram divulgados pela marca italiana. A 1260 S é comercializada por R$ 105.990.

A moto deverá estar disponível na cor “GP White” criada com base nos grafismos adotados nas Ducati de MotoGP. Alterna branco e cinza, mantendo alguns  detalhes vermelhos, como no quadro e grafismos nas rodas de liga leve. A nova cor foi desenhada para acrescentar um elemento desportivo à Multistrada 950 S.

Entre outros detalhes da novidade da Ducati, destaca-se a roda dianteira de 19’’ e a reduzida altura do assento (840 mm), características que contribuem para dar agilidade e melhorar a condução. Isso torna o modelo confortável em várias condições, tanto para aqueles que se dispõem a enfrentar longas viagens, quanto aos que precisam de uma moto ágil e valente para o dia a dia.


Fonte: IG CARROS

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