conecte-se conosco

Cidades

Fotos da Serra expostas na Igreja dos Reis Magos

Publicado

Quem passar pela Igreja e Residência dos Reis Magos, reaberta à comunidade nesta semana, poderá conferir de perto uma exposição de fotos de Nova Almeida, região que abriga o segundo ponto turístico religioso mais visitado do Espírito Santo.

Exposição permanente

A transformação do balneário de Nova Almeida é mostrada por meio de 70 fotos. A exposição conta com obras atuais e antigas, selecionadas do acervo do Iphan do fotógrafo Tchesco Marcondes e de colaboradores da Setur.

Cenários da Serra

Além da exposição permanente sobre Nova Almeida, o local também recebe a mostra “Cenários da Serra”, de autoria do fotógrafo Luciano Daniel, que retratou em 26 fotografias panorâmicas e imagens 360º vários pontos turísticos da cidade, revelando belezas naturais e patrimônios históricos.

Segundo o fotógrafo, o município da Serra possui natureza exuberante e privilegiada pela mistura de mar, lagoas, serras e vales, além de um diversificado patrimônio histórico e cultural. “Os registros dessa exposição conseguem captar um pouco da história e evolução da cidade, conectando o observador nos detalhes e encantos deste município”, comenta Luciano.

Patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura Chico Prego, a exposição fica aberta ao público até abril do próximo ano, com entrada gratuita.

Leia mais:  Morador de Iconha perde a vida em acidente em Piúma

Igreja já está aberta para receber visitantes

Segundo ponto turístico mais visitado no Espírito Santo, a Igreja e Residência dos Reis Magos, localizada em Nova Almeida, na Serra, passou por reforma e foi reaberta na última segunda-feira, dia 2 de dezembro. Foram investidos, aproximadamente, R$ 720 mil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), investiu cerca de R$ 150 mil na restauração dos sinos.

Foram realizadas, durante cerca de 10 meses, reformas no telhado, nas alvenarias, nas esquadrias, pisos, forros e substituição de equipamentos hidráulicos. O revestimento interno e externo ganhou um retoque de argamassa histórica, além de reforço na pintura a base de cal.

Também foram feitas a recomposição de piso do pátio e da igreja, a substituição de elementos elétricos e intervenções em elementos artísticos, como, por exemplo, a higienização mecânica do quadro Adoração dos Reis Magos, segundo o titular da Setur, Alessandre Motta.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, destacou que a obra de conservação tem como objetivo garantir a manutenção e a proteção dos elementos arquitetônicos e artísticos do patrimônio cultural. “A Igreja e Residência dos Reis Magos é um dos mais importantes símbolos do Estado e da Serra. É o segundo ponto turístico mais visitado do Espírito Santo. Além de ajudar a contar parte da história da cidade, atrai visitantes e gera renda para o município. A conservação desse patrimônio é um marco e deve ser comemorada”.

Leia mais:  Lançada linha de ônibus Cachoeiro x Aeroporto de Vitória

A Igreja e Residência dos Reis Magos foi construída pelos jesuítas com a ajuda dos índios tupiniquins entre 1580 e 1615, e fica localizada no alto de uma colina, em Nova Almeida, de onde se pode ver a foz do rio Reis Magos. O local, que foi tombado pelo Iphan em 1943, tem grande representatividade no Espírito Santo e também no Brasil, pois abriga a primeira tela em óleo sobre madeira pintada no Brasil, o quadro Adoração dos Reis Magos. A igreja recebe, em média, 1.500 visitantes por mês.

Serviço: Igreja e Residência dos Reis Magos

Funcionamento: diariamente, das 8 às 17h

Endereço: Tv. Reis Magos II – Nova Almeida Centro, Serra

Entrada: gratuita

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Greve: há quatro meses sem receber salários, funcionários da Transpark ameaçam parar em Vargem Alta

Publicado

por

A empresa responsável pelo transporte de passageiros no perímetro urbano e rural, na cidade de Vargem Alta, a Transpark Turismo, está há quatro meses sem pagar salários e o ticket alimentação dos funcionários, que, insatisfeitos com a situação, ameaçam entrar em greve.

Neste instante (quarta-feira, 29 de janeiro de 2020), os empregados da firma, motoristas, cobradores, mecânicos e administrativo, fizeram uma curta paralisação para se reunir com o proprietário da empresa, José Farias, com o intuito de saber qual a proposta da Transpark para solucionar os problemas dos funcionários.

Caso haja um acordo, os empregados voltam às atividades e o transporte de passageiros continua a funcionar normalmente. Porém, caso os funcionários não aceitem a proposta da empresa, os trabalhadores entrarão em greve e o transporte público de passageiros vai parar em Vargem Alta.

Fonte: Da Hora ES

Comentários Facebook
Leia mais:  Cachoeiro: Ponte de Ferro sediará queima de fogos na virada
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana