conecte-se conosco


Cidades

Funcionários da BRK visitaram a Floresta Nacional de Pacotuba, para uma manhã ao ar livre em contato com a Natureza

Publicados

em

Fotos: Divulgação

Uma manhã diferente e em contato com a natureza. Foi assim o passeio ecológico promovido pela BRK à Floresta Nacional (Flona) de Pacotuba, no último sábado, 23. A programação iniciou às 7h, com a saída de um ônibus da sede da empresa, na Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, com cerca de 50 pessoas, entre funcionários da concessionária e seus familiares.

Na chegada à Flona, o grupo foi recepcionado pela bióloga Aline Lobato, que fez uma apresentação, destacando a importância da proteção das florestas e da preservação do bioma de Mata Atlântica para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico. O grupo também foi orientado sobre a função das árvores na natureza para a proteção do solo, para a produção da água e para o abrigo e o alimento para diversos animais.

O passeio ainda incluiu uma trilha pelas árvores centenárias e pelas áreas de plantio e reflorestamento da Flona, feitas em parceria com a BRK, por meio de condicionantes ambientais. O funcionário Welington Almeida, responsável pela área de Tecnologia e Inovação da BRK Cachoeiro, participou da atividade com a esposa e o filho.

Consciente da importância da proteção ao meio ambiente, a família tem o hábito de contemplar a natureza, e participou  inclusive do plantio de árvores. “Ter contato com toda aquela diversidade natural e entender um pouquinho da importância enorme da reserva com o nosso time BRK e com pessoas que lutam para a manutenção desse ambiente fantástico todos os dias foi uma experiência muito interessante e extremamente gratificante”, afirmou Welington.

Quem também esteve no passeio foi Larissa Zucoloto, do Atendimento ao Público da BRK, que foi acompanhada da irmã, Milena. Larissa afirma que, além do momento de lazer, esses passeios unem as famílias e os funcionários, sendo ainda importantes para o aprendizado sobre a natureza e sua importância.

“Eu amei o passeio. Sempre participo das trilhas que a empresa promove.  Chama muito a minha atenção a diversidade da Flona em nosso distrito, saber que o local possui árvores com mais de 500 anos e muitas espécies de animais.  É uma zona da mata atlântica em Cachoeiro e é nosso dever protegê-la”, ressaltou.

Estímulo ao senso de pertencimento à natureza

Segundo a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Cachoeiro, Micheline Bernabé, iniciativas como a visita à Flona de Pacotuba valorizam o senso de pertencimento das pessoas ao meio ambiente. Ela destaca que, após mais de dois anos de pandemia, esses momentos também são fundamentais para a saúde física e mental de todos.

“Foi uma manhã muito agradável, em que a tecnologia foi deixada de lado para que pudéssemos estar em contato com a natureza e interagir uns com os outros em uma atividade ao ar livre. Crianças, entre três e nove anos, tiveram a oportunidade de descobrir a grandiosidade do meio ambiente em que vivemos. Esse contato com a natureza é muito importante, principalmente na infância, e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes”, completa Micheline Bernabé.

A BRK e a Floresta Nacional de Pacotuba são parceiras no Programa Sementes da Flona de Pacotuba, que criou um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas visando à recuperação de áreas degradadas no sul do Estado. A concessionária também é membro do Conselho Consultivo da Flona e, desde 2009, vem restaurando áreas na floresta por meio de condicionantes ambientais. O passeio do último sábado ocorreu em homenagem ao Dia de Proteção às Florestas, celebrado em 17 de julho.

Comentários Facebook

Cidades

Sebrae realiza a instalação de internet em duas comunidades de Alegre e Conceição do Castelo

Publicados

em

Por

Distritos em Conceição do Castelo e Alegre foram beneficiados pelo programa Wi-Fi Brasil

Moradores de duas comunidades rurais do Espírito Santo receberam no último mês a instalação de antenas de internet para facilitar a comunicação e o acesso à informação, através do programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No distrito localizado em Conceição do Castelo, cerca de 500 produtores rurais e da agricultura familiar foram beneficiados com a instalação. Já em Feliz Lembrança, comunidade de Alegre, 60 famílias já estão com acesso à internet.

“Entendemos que é necessário, especialmente nos dias de hoje, que todas as pessoas tenham acesso à internet, pois é lá que a comunicação acontece. Disponibilizar o wi-fi para essas comunidades significa oferecer oportunidades de negociações, e ampliar as possibilidades de mercado e renda para as famílias”, finaliza o gerente regional do Sebrae/ES, Ivair Segheto.

O empreendedor Fábio de Souza, dono da agroindústria Frumel, está entre os beneficiados pelo programa em Alegre. Ele conta que antes da instalação, os moradores compartilhavam a rede móvel e poucas casas tinham ponto de internet.

“Antes os vizinhos se ajudavam, um ia para a casa do outro para usar a internet. Agora com o ponto de acesso na praça, as pessoas vão até o centro comunitário para fazer suas pesquisas. Esse projeto do Sebrae é importante porque deixa a comunidade conectada 24 horas e fortalece inclusive a permanência do jovem na região, incentiva que eles criem algo, façam seus estudos e cursos online, além de reduzir a diferença de acesso à tecnologia entre campo e cidade”, ressalta Fábio.

Ao todo a região conta com seis agroindústrias, uma pequena fábrica de calçados, além dos pequenos prestadores de serviço da comunidade, todos impactados positivamente pelo programa.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana