conecte-se conosco


Grande Vitória

GCM de Cariacica recebe autorização para uso de armamento

Publicados

em

Fotos: Claudio Postay

A Guarda Municipal de Cariacica agora é armada. A apresentação oficial aconteceu nesta quinta-feira (4), quando o prefeito Euclério Sampaio recebeu em seu gabinete parte do efetivo da corporação para entregar as armas. Os 44 guardas municipais atuarão armados a pé ou com viaturas, por meio de patrulhamento em todos os locais da cidade.

“Hoje é um dia muito feliz. O tão sonhado armamento da Guarda Municipal de Cariacica agora é uma realidade. Peço sabedoria e discernimento a todos os nossos guardas, para que eles andem pelas ruas do município com o objetivo de manter a ordem e proporcionar mais segurança aos nossos moradores”, ressaltou o prefeito Euclério Sampaio.

O material do armamento consiste em pistolas .40, carabinas CT 40 e espingardas calibre 12. Os guardas municipais passaram por cursos de capacitação de Armas Longas, com mais de 3 mil disparos de armas de fogo durante o treinamento, além de curso de Armeiro para Montagem e Desmontagem de Armas em todos os escalões, passando por todos os momentos de um disparo.

O secretário de Defesa Social Claudio Victor destacou que essa nova etapa trará mais proteção para os munícipes. “O armamento da Guarda Municipal de Cariacica é um marco em toda a corporação, que agora está mais equipada e preparada para fazer patrulhamento armado. É uma proteção a mais para os moradores e um auxílio para as demais forças de segurança”, afirmou.

“A intenção é trazer cada vez mais a sensação de segurança para os cidadãos de Cariacica. Também iremos corroborar com atuações junto aos outros órgãos de segurança, conforme rege o Estatuto da Guarda Municipal da cidade, na Lei 6.024, que diz que ‘a Guarda Municipal deve zelar pela segurança nas escolas, patrimônios públicos, festividades, entre outros eventos'”, informou o corregedor da Guarda Municipal de Cariacica, Éder Lopes Rubim.

Guarda Municipal de Cariacica

A Guarda Municipal de Cariacica é coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) e conta com 44 agentes aprovados em concurso público. Para desenvolver suas funções eles utilizam coletes à prova de balas, pistolas de choque, pistolas .40, carabinas e espingardas calibre 12.

Os guardas são formados por meio do Curso Intensivo de Formação e Capacidade Física, Curso de Capacitação de Armas Longas, Curso de Armeiro para Montagem e Desmontagem, entre outras qualificações. A formação dos agentes foi orientada pela Guarda Municipal de Vitória.

Os agentes também são formados em Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação, Noções Básicas de Primeiros Socorros, a Concepção de Guarda Comunitária, Noções da Sociologia da Violência, o Papel dos Movimentos Sociais na Sociedade, Defesa Pessoal, Noções de Língua Portuguesa, Saúde do Trabalhador, aulas práticas de tiro e simulações de blitze.

 

Comentários Facebook

Esporte

Arena Jacaraípe vai receber campeonato de Karatê em setembro

Publicados

em

Por

Foto: Freepik

A Serra vai receber em setembro o maior evento de Karate do Espírito Santo: o Open Nacional Team Aguiar de Karate, que vale pontos no ranking nacional e vai contar com cerca de 200 atletas participantes. O campeonato acontece em vários estados brasileiros e no Espírito Santo a Serra é quem vai sediar o evento.

A competição contará com atletas de todo o Espírito Santo e do Brasil, incluindo alguns que fazem parte da seleção brasileira principal. Dentre os estados com atletas participantes estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Ceará.

O evento é realizado pelo Team Aguiar e Federação Espírito Santense de Karatê (FEK) e conta com o apoio da Prefeitura da Serra por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

O campeonato acontece na Arena Jacaraípe no dia 10 de setembro e as inscrições vão até 7 de setembro através de preenchimento de um formulário online disponível no link www.sistemaronin.com.

As categorias participantes do evento são base, master e a sênior. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a categoria inscrita.

Serviço:

Local: Arena Jacaraípe.

Data: 10 de setembro de 2022.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana