conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

Golpe do Rappi e iFood: veja como se proteger ao pedir delivery

Publicado


source
golpe
Divulgação/iFood

iFood é um dos meios de aplicar o golpe


O Procon-SP emitiu um alerta, nesta sexta-feira (31), para um golpe geralmente aplicado por entregadores de aplicativos de delivery, como Rappi e iFood . De acordo com o órgão de proteção ao consumidor, 125 denúncias foram registradas desde o início da pandemia, o que gerou prejuízo de cerca de R$600 mil aos consumidores. 


O golpe funciona quando os usuários realizam o pagamento no ato da entrega do produtos. Os criminosos entregam uma maquininha de cartão com o visor danificado, não dando para ler o que está escrito. O valor é muito mais alto do que o que realmente deveria ser pago, fazendo com que o consumidor tenha um prejuízo. 

Para se proteger, o Procon-SP orienta que as pessoas olhem o valor escrito na maquininha antes de digitarem a senha – e não a digitem caso o visor esteja danificado e não mostre o preço. Na hora de colocar a senha , vale lembrar que é necessário que apenas asteriscos apareçam, e não o número. Confira o vídeo preparado pelo Procon-SP para explicar o golpe:

De acordo com o Procon-SP, mesmo que o golpe seja aplicado por entregadores, as empresas parceiras (como Rappi e iFood ) também precisam se responsabilizar. 

“Em abril, quando teve conhecimento das denúncias, o Procon-SP notificou os apps de entrega iFood e Rappi questionando a situação e buscando uma solução para os consumidores que foram vítimas. Apesar de as empresas alegarem que os entregadores são profissionais independentes sem vínculo jurídico-trabalhista, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que o fornecedor tem responsabilidade solidária pelos atos de seus representantes autônomos”, diz o órgão.

Comentários Facebook
publicidade

Ciência e Tecnologia

Apple confirma que iPhone 12 vai atrasar

Publicado


source
Apple iPhone 12
Unsplash/Medhat Dawoud

Apple confirma atraso na próxima linha de smartphones


Com a pandemia de Covid-19 , o iPhone 12 vai atrasar para chegar ao mercado. A informação foi confirmada pelo chefe de finanças da Apple, Luca Maestri. De acordo com o executivo, o atraso deve ser de “algumas semanas” em relação ao padrão da empresa – geralmente, novos iPhones são lançados no final de setembro. 


A informação foi passada durante a apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre de 2020. Mesmo com a pandemia, a Apple conseguiu continuar crescendo. A receita da empresa cresceu cerca de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.

E o iPhone SE , conhecido por ser mais barato que os demais , foi um dos motivos. Além dele, outros dispositivos também trouxeram bons frutos à marca: a venda de iPads cresceu 33%, e a de Mac  subiu 21%.

O atraso da nova linha de iPhones não é novidade. O site The Verge lembra que, em 2017, também houve demora na chegada do iPhone X . O modelo revolucionou o visual dos smartphones da Apple , e o novo design é mantido até hoje.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana