conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

Google é processado por coletar dados de crianças no YouTube

Publicado

source

Olhar Digital

YouTube arrow-options
Unsplash

YouTube é processado por coleta de dados de crianças


Na última quinta-feira (28), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, instaurou um processo administrativo contra o Google. A justificativa para a investigação é de que há indícios de que o YouTube realiza a coleta de informações de geolocalização de crianças e adolescentes sem o consentimento de seus pais.

O uso dessas informações ainda é incerto, mas é possível prever que a prática esteja ligada ao direcionamento de publicidade. O processo cita uma multa de US$ 170 milhões aplicada pela FTC (Comissão Federal de Comércio americana) em um processo semelhante.

Leia também: Papa Francisco dá alerta a empresas de tecnologia sobre proteção de crianças

A multa aplicada contra a empresa alertou as autoridades brasileiras para a prática. Por aqui, o valor pode alcançar R$ 9,9 milhões. A empresa recebeu a notificação em setembro deste ano e foi convidada a se manifestar.

Em sua defesa, o Google declara que não segmenta anúncios individualmente. Eles também informaram que, a partir de janeiro, vão limitar a coleta e a utilização desse tipo de dado apenas para permitir o funcionamento do produto. Além de garantir que “tratará os dados de todos que acessam conteúdo infantil como se fossem de uma criança, independentemente da idade do usuário”.

Leia mais:  Satélite revela raio com mais de 500 quilômetros de comprimento

Comentários Facebook
publicidade

Ciência e Tecnologia

Spotify libera retrospectiva de 2019; como saber quais músicas você mais ouviu

Publicado

source
spotify arrow-options
shutterstock

Spotify libera retrospectiva de 2019


Como em todo final de ano, o  Spotify liberou nesta quinta-feira (05) a retrospectiva do ano de cada um dos usuários do serviço de streaming . E, como 2019 fecha um década, a plataforma também mostrou as lembranças das músicas ouvidas nos últimos dez anos – ou desde quando você começou a usar o serviço. 

Bastante completa, a retrospectiva começa mostrando qual artista mais foi escutado pelo usuário em 2019. Em seguida, o Spotify mostra o top 5 de artistas mais escutados durante o ano. Todas as informações podem ser compartilhadas diretamente no  Instagram Stories.

Leia também: Retrospectiva do Spotify: veja as músicas e artistas mais ouvidos da década

A retrospectiva também mostra a diversidade de países aos quais pertencem os artistas que você escutou, além de mostrar um gráfico com os gêneros musicais mais ouvidos. Também dá para saber quantas horas do ano você passou ouvindo música, em um comparativo com os anos anteriores. 

Neste ano, o Spotify também liberou estatísticas sobre podcasts, mostrando os mais ouvidos por cada pessoa, assim como os assuntos de maior interesse. 

Leia mais:  Black Friday 2019: veja como achar as promoções perfeitas para você

Leia também: Aqui está tudo o que você precisa saber sobre criar uma playlist no Spotify

Ao fim da retrospectiva, o serviço de streaming libera uma playlist com as 100 músicas mais tocadas no seu ano, entregando uma boa oportunidade para relembrar dos momentos vividos. Para ver a sua retrospectiva personalizada, siga os seguintes passos:

Como ver a retrospectiva do Spotify no aplicativo

  1. Abra o aplicativo do Spotify;
  2. Vá em Início;
  3. Clique no quadro rosa na parte superior, onde está escrito “Veja como foi seu ano de música no Spotify”. 

Como ver a retrospectiva do Spotify no computador

  1. Acesse o site  spotify.com/br/wrapped ;
  2. Clique em “Bora lá”;
  3. Faça login com sua conta do Spotify.

Pronto, agora você consegue ver os gêneros, artistas, músicas e podcasts mais ouvidos no seu ano. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana