conecte-se conosco


Estado

Governador apresenta o Pacto pela Educação aos prefeitos eleitos para o mandato 2025-2028

Publicados

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu, nesta quinta-feira (16), um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O evento teve como objetivo fortalecer o Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, com foco na alfabetização e no desenvolvimento educacional capixaba, além de apresentar painéis sobre planejamento estratégico e otimização de recursos na educação.

Durante o encontro, o governador do Estado, Renato Casagrande, enfatizou o papel do Fundo para Alfabetização do Espírito Santo (Funpaes) no financiamento de ações educacionais e destacou que investir em educação é investir no futuro do Estado ao apresentar uma proposta de investimento no setor no valor de R$ 485 milhões.

“Vamos publicar o edital do Funpaes para investimento nos próximos anos. Do total de recursos, R$ 282 milhões de reais serão destinados aos municípios que não tenham 40% de cobertura de creche, sendo exclusivamente para esta finalidade. Nenhum município do Espírito Santo terá uma cobertura menor do que 40%. As verbas poderão ser utilizadas para construção de novas unidades ou ampliação das existentes. Aqueles municípios que já ultrapassaram esse índice de cobertura poderão optar por investimentos em outra área. Investir na primeira infância é a base para um futuro melhor”, disse o governador.

Casagrande também reafirmou o seu compromisso com uma educação pública de qualidade. “É a primeira vez que reúno todos os prefeitos eleitos e reeleitos. Faço questão que o assunto seja a educação, pois ela é o caminho que nos permite alcançar as oportunidades em menor tempo. Uma educação de boa qualidade e o maior tempo de estudo reduz a violência, diminui a gravidez na adolescência, traz melhores salários e nos ajuda a construir um Estado cada vez melhor para todos. Se a gente não cuidar da educação como prioridade, vamos seguir com muita desigualdade”, pontuou.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou as ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), iniciativa voltada ao fortalecimento da aprendizagem desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, e do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), que incentiva a ampliação da Educação Integral nas redes municipais.

“Com o fortalecimento do Regime de Colaboração, o Governo do Estado reafirma a educação como prioridade na gestão pública, promovendo a união de esforços para oferecer ensino de qualidade e garantir o desenvolvimento integral das crianças capixabas. A partir dessa iniciativa, os novos gestores municipais terão ferramentas e estratégias para avançar na implementação de políticas educacionais sustentáveis, consolidando um futuro mais justo e igualitário para todos os estudantes do Espírito Santo”, afirmou o secretário.

Após as falas iniciais, foram realizados painéis temáticos apresentados por especialistas, abordando temas como o planejamento estratégico das prefeituras, o impacto dos indicadores educacionais (IQE e ICMS Educação) e a relação entre prefeitos e secretários de educação como pilares para o avanço das políticas públicas.

Deste modo, com o fortalecimento do Regime de Colaboração, o evento reafirma a educação como prioridade na gestão pública, promovendo a união de esforços para oferecer ensino de qualidade e garantir o desenvolvimento integral das crianças capixabas. A partir dessa iniciativa, os novos gestores municipais terão ferramentas e estratégias para avançar na implementação de políticas educacionais sustentáveis, consolidando um futuro mais justo e igualitário para todos os estudantes do Espírito Santo.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES)

O PAES promove uma abordagem integrada, com ações pedagógicas conjuntas, formação continuada de professores, materiais estruturados e avaliações unificadas, consolidando a ideia de que todos os estudantes do estado pertencem à Rede Capixaba, eliminando distinções entre redes estaduais e municipais.

Programa de Fomento Capixaba à Implementação de Escolas Municipais do Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI)

O PROETI apoia os municípios na implementação da Educação Integral, alinhando-se à meta 6 do Plano Nacional de Educação, com foco no desenvolvimento pleno dos estudantes, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos, além de priorizar o protagonismo estudantil e a articulação curricular interdisciplinar.

Comentários Facebook

Estado

Estudantes de escola estadual de Vitória conhecem os serviços de TI do Prodest

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quarta-feira (05), a visita de alunos do curso Técnico de Redes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Renato Pacheco, localizada em Vitória.

Com a intenção de ajudar os estudantes a conhecer as ações da autarquia, foi exibido um vídeo institucional que destacou os principais serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) prestados pelo Prodest aos órgãos públicos no Estado.

Em seguida, o supervisor de Segurança da Informação do Prodest, Fabio Modenese, detalhou as atividades realizadas pela Gerência de Plataforma em Tecnologia da Informação (Geptic). Segundo Modenese, o Instituto gerencia 280 bancos de dados, com 761 terabytes (TB) de informações estruturadas.

O supervisor também afirmou que o órgão administra cerca de 25 mil contas de correio eletrônico e armazena aproximadamente 14.6 petabytes de dados em storage, equipamento que fica no Data Center do Estado, situado na sede do órgão, em Vitória.

Atualmente, o Prodest utiliza cerca de 2.100 máquinas virtuais que trabalham no processamento e na disponibilidade de informações governamentais. Também foram apresentadas aos estudantes soluções adotadas pela autarquia nos segmentos de segurança da informação, processamento, banco de dados, redes e serviços web.

Serviços Digitais

A visita continuou com a apresentação das soluções desenvolvidas pelo Prodest para expandir os serviços digitais do Governo para os cidadãos. O responsável por conduzir essa atividade foi o analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius Soares, da Gerência de Sistemas (Gesit).

Soares mostrou como o Instituto atua no desenvolvimento e na manutenção de sites e sistemas. Atualmente, o Prodest é responsável por 152 websites e 160 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Espírito Santo.

O analista também abordou o funcionamento de várias soluções desenvolvidas pela autarquia, como o Agenda ES; o E-Flow (formulários eletrônicos para requisição de serviços governamentais); o Acesso Cidadão (login único para uso de serviços digitais do Governo); e o E-OUV (sistema para envio de demandas à Ouvidoria-Geral do Estado.

Além disso, Soares apresentou os serviços digitais desenvolvidos para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o sistema Jovens Valores (inscrições para estágio em órgãos do Poder Executivo Estadual). O analista ainda destacou as vantagens do sistema E-Docs (responsável pela tramitação eletrônica de processos e documentos no Poder Executivo Estadual).

Na visita, o analista de TI Rober Marcone Rosi, da Gerência de Dados (Gedad), mostrou o projeto desenvolvido pelo Prodest, que prioriza o uso da Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na produção de Estudo Técnico Preliminar (ETP) e de Termo de Referência (TR). Esses documentos são usados nos processos de contratação de serviços e de materiais por meio de licitação.

Fibra Óptica

Na última parte da visita, os estudantes foram à Sala de Monitoramento do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo analista de TI Roger Trancozo de Jesus e pelo técnico em TI Vitor Princisval, da Gerência de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geitic).

Os alunos conheceram as ações realizadas pelo Instituto para monitorar a rede de fibra óptica do Governo do Estado, que contempla escolas, hospitais, delegacias, entre outras repartições estaduais em todos os 78 municípios capixabas.

“Para os profissionais de TI que atuam na área de redes, recomendo também o estudo de programação. Esse conhecimento é muito importante para melhorar a qualidade dos serviços prestados”, destacou Roger Trancozo de Jesus.

Para o professor Marcelo Campinhos, a visita agregou muito conhecimento aos alunos da EEEM Renato Pacheco. “Além de um ambiente acolhedor, o Prodest nos proporcionou palestras interessantes”, pontuou.

Na avaliação do estudante Renato Andrade, a visita foi um dos principais eventos em que participou pela escola neste ano. “Foi muito interessante conhecer a estrutura do Prodest. Gostei muito de receber informações sobre os mecanismos utilizados para a gestão da rede de fibra óptica do Governo do Estado”, acrescentou.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana