conecte-se conosco

Estado

Governo capixaba lança painel com dados sobre isolamento social no Espírito Santo

Publicado

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (21), mais uma funcionalidade no site do Coronavírus (www.coronavirus.es.gov.br): o painel público com os dados do índice de isolamento social em cada município do Espírito Santo. As informações são fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel, que monitoram o deslocamento dos usuários de celulares – os dados são aglutinados e anonimizados para não desrespeitar a privacidade do cada cidadão. O painel foi criado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em formato Power BI.

O lançamento acontece no mesmo dia em que o Espírito Santo foi apontado como o mais transparente do País nas compras emergenciais no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Antes, o Estado já havia sido considerado como referência nacional na divulgação de informações sobre a doença. Com o novo painel, o Governo do Estado reforça o seu compromisso com a transparência.

“É mais uma informação para o nosso site do Coronavírus. Sabemos que quanto maior o isolamento, maior é a chance de determos o vírus. Temos uma parceria com todas as operadoras de telefonia móvel que nos dão todos os dias o índice de isolamento social do dia anterior. Já estávamos fazendo a divulgação do índice por meio da assessoria de imprensa, mas a partir de agora todo cidadão pode entrar em nosso site e verificar o índice de isolamento de sua cidade”, disse o governador Renato Casagrande.

A atualização do painel será automática, sempre após as operadoras divulgarem os dados mais recentes na plataforma que foi disponibilizada, de forma gratuita, para uso dos governos estaduais. É contabilizado o deslocamento quando o sinal do telefone celular muda de antena, indicando que o usuário deixou seu local de residência. O índice aponta quantas pessoas permanecem em casa, como por exemplo, nessa terça-feira (19), 46% da população do Espírito Santo permaneceu em casa.

O painel disponibilizará também um histórico dos índices de isolamento social desde o dia 13 de abril, quando teve início o monitoramento. No painel é possível ver os índices desde o início do monitoramento, no dia 13 de abril. O usuário poderá navegar de diversas formas, acompanhando a evolução do índice estadual geral, por região ou por município. É possível ainda fazer busca por um intervalo específico de dias, além de dias da semana ou finais de semana.

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
publicidade

Estado

Idaf promove ações de monitoramento e controle de viroses do mamão

Publicado

 

.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) iniciou, nesta segunda-feira (27), uma operação para fortalecer o trabalho de fiscalização em lavouras de mamão do Norte do Estado, visando minimizar os prejuízos decorrentes de viroses que atingem essa cultura, como o mosaico e a meleira.

A ação teve início em Linhares, com a vistoria de 32 lavouras, distribuídas em 21 propriedades, e, durante as próximas semanas, contemplará os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, São Mateus e Vila Valério.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o trabalho é fundamental para verificar o atendimento à exigência legal do corte seletivo (roguing) das plantas doentes. “A transmissão do vírus ocorre em progressão geométrica, atingindo, inclusive, as plantações do entorno. Por isso, é essencial que cada produtor faça sua parte, de modo a não impactar, inclusive economicamente, na produção”, alertou Louzada.

Os proprietários das lavouras em que forem identificados casos de mosaico e meleira serão notificados a fazer o corte dentro do prazo legal, em até sete dias. Após esse período, os servidores do Idaf retornam às lavouras para verificar se o roguing foi realizado. Caso não tenha sido, o Instituto solicita o corte compulsório das plantas.

O gerente de Defesa Sanitária Vegetal do Idaf, Daniel Pombo de Abreu, informa que, o trabalho emergencial é necessário nesta época do ano em que a incidência da doença é intensificada. “Mas é preciso destacar que o Idaf desenvolve um monitoramento permanente, com vistoria e coleta de material para análise laboratorial e, quando necessário, implementação do roguing”, explicou.

Cooperação técnica

Ainda no trabalho de fortalecimento das ações de controle das doenças que atingem o mamão, o Idaf irá renovar o Termo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex). O acordo prevê apoio na logística de envio de amostras para análise laboratorial e também na execução do roguing.

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana