conecte-se conosco


Estado

Governo capixaba lança painel com dados sobre isolamento social no Espírito Santo

Publicados

em

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (21), mais uma funcionalidade no site do Coronavírus (www.coronavirus.es.gov.br): o painel público com os dados do índice de isolamento social em cada município do Espírito Santo. As informações são fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel, que monitoram o deslocamento dos usuários de celulares – os dados são aglutinados e anonimizados para não desrespeitar a privacidade do cada cidadão. O painel foi criado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em formato Power BI.

O lançamento acontece no mesmo dia em que o Espírito Santo foi apontado como o mais transparente do País nas compras emergenciais no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Antes, o Estado já havia sido considerado como referência nacional na divulgação de informações sobre a doença. Com o novo painel, o Governo do Estado reforça o seu compromisso com a transparência.

“É mais uma informação para o nosso site do Coronavírus. Sabemos que quanto maior o isolamento, maior é a chance de determos o vírus. Temos uma parceria com todas as operadoras de telefonia móvel que nos dão todos os dias o índice de isolamento social do dia anterior. Já estávamos fazendo a divulgação do índice por meio da assessoria de imprensa, mas a partir de agora todo cidadão pode entrar em nosso site e verificar o índice de isolamento de sua cidade”, disse o governador Renato Casagrande.

A atualização do painel será automática, sempre após as operadoras divulgarem os dados mais recentes na plataforma que foi disponibilizada, de forma gratuita, para uso dos governos estaduais. É contabilizado o deslocamento quando o sinal do telefone celular muda de antena, indicando que o usuário deixou seu local de residência. O índice aponta quantas pessoas permanecem em casa, como por exemplo, nessa terça-feira (19), 46% da população do Espírito Santo permaneceu em casa.

O painel disponibilizará também um histórico dos índices de isolamento social desde o dia 13 de abril, quando teve início o monitoramento. No painel é possível ver os índices desde o início do monitoramento, no dia 13 de abril. O usuário poderá navegar de diversas formas, acompanhando a evolução do índice estadual geral, por região ou por município. É possível ainda fazer busca por um intervalo específico de dias, além de dias da semana ou finais de semana.

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Propaganda

Estado

Arboviroses apresentam sintomas semelhantes aos da Covid-19

Publicados

em


A Covid-19 apresenta alguns sintomas semelhantes a outras doenças que afetam a população do Espírito Santo. Manifestações como febre, dor de cabeça, dores no corpo e diarreia podem indicar infecção por dengue, zika ou chikungunya, dificultando, em alguns casos, o diagnóstico do novo Coronavírus.

O vetor responsável pela transmissão dessas doenças, o Aedes aegypti, circula durante todo o ano, mas é no Verão que sua proliferação tende a aumentar. Isso ocorre devido às chuvas constantes e temperaturas elevadas, um ambiente perfeito para a reprodução do mosquito.

Para evitar os surtos de arboviroses, é importante que toda a população esteja empenhada em eliminar os focos do inseto, com as seguintes ações: manter as garrafas de cabeça para baixo, escovar bem as bordas dos recipientes, colocar areia nos pratinhos de plantas, manter caixas d’água bem vedadas, entre outras medidas de prevenção. Além disso, todos devem estar atentos aos indícios de contaminações por qualquer vírus, buscando ajuda médica para receber o diagnóstico e auxílio correto.

Veja aqui o 1º boletim da dengue.

Veja aqui o 1º boletim de zika.

Veja aqui o 1º boletim chikungunya.

Anticorpos IgG em amostras de dengue e chikungunya 

A Secretaria da Saúde, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), realizou um estudo que detectou a presença de anticorpos IgG, específicos para SARS-CoV-2, em amostras de infecções por arboviroses (dengue e chikungunya), referentes ao mês de dezembro de 2019.

Foram analisadas 7.370 amostras de soro de pacientes suspeitos de infeção pelas arboviroses. Dessas, 210 amostras foram positivas para a presença de anticorpos da Covid-19. 

Durante a apresentação dos resultados da pesquisa, o coordenador-geral do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, levantou a questão de o aumento de casos das arboviroses poderem dificultar o diagnóstico para a Covid-19.  “Isso traz uma contribuição importante ao Sistema Único de Saúde, uma vez que independentemente da existência do diagnóstico positivo para a arboviroses, deve-se sempre ser considerada, em especial no ano que se passou e neste que se inicia, a infecção pelo SARS-CoV-2, uma vez que ambas as doenças apresentam sinais e sintomas semelhantes”, destacou Rodrigues. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais

[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana