conecte-se conosco


Polícia

Governo do Estado inaugura reforma da sede do 4º CPOR

Publicados

em

O Governo do Estado inaugurou na manhã desta quinta-feira (23) a sede reformada do 4º Comando de Polícia Ostensiva Regional (CPOR). A edificação, que faz parte do Programa Estado Presente, está situada na Avenida Silvio Ávidos, bairro São Silvano, em Colatina.

A reforma, iniciada em meados de 2021 e entregue recentemente, contemplou mudança da fachada; pintura dos ambientes; reparos no telhado, na rede elétrica e nas instalações hidráulicas, além da adaptação de todos os ambientes, que foram planejados a fim de adequar o espaço.

Prestigiaram a solenidade de inauguração o governador do Estado, Renato Casagrande, a vice-governadora, Jacqueline Moraes, o coronel Edmilson Batista Santos, que representou o Comando-Geral da PMES e o coronel Odilon José Pimentel Silva, ex-comandante do 4º CPOR e Diretor de Recursos Humanos, além de outras autoridades militares e civis.

O comandante do 4º CPOR, o tenente-coronel Késio Freitas Oliveira, ressaltou que as benfeitorias promovidas na Unidade, através da reforma da nova sede, trouxeram melhores condições de trabalho para os militares lotados no CPOR.

Por sua vez, o governador do Estado destacou os bons números obtidos na região Noroeste por meio do Programa Estado Presente, que hoje se traduz em uma redução de cerca de 40% nos números de homicídios no ano de 2022 em relação ao ano de 2021. Afirmou também que durante seu governo a segurança pública sempre será agraciada com investimentos em estrutura e equipamentos.

Histórico

Por meio de Decreto nº 4070-R de 01 de março de 2017 foi institucionalizado o Comando de Polícia Ostensiva Noroeste (CPO-Noroeste), sediado no município de Colatina. No ano de 2021, com a publicação do Decreto n.º 4970-R, o CPO- Noroeste passou a ser o 4º Comando de Polícia Ostensiva Regional (CPOR).

O 4º Comando de Polícia Ostensiva Regional tem como circunscrição, atualmente, 20 municípios da região Noroeste do Espírito Santo e abrange quatro Unidades Operacionais da PMES, sendo o 2º BPM, com sede em Nova Venécia; o 8º BPM, com sede em Colatina; o 11º BPM, com sede em Barra de São Francisco, e a 19ª Companhia Independente, com sede em Pinheiros.

Os municípios atendidos pelo 4º CPOR são: Água Doce Do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra De São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, São Domingos Do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.

Durante seus primeiros anos de atividade, o 4º CPOR funcionou nas dependências do 8º BPM e, em 28 de março de 2022, com o processo de regularização e reforma de imóvel, passou o 4º CPOR a funcionar na atual sede.

Comentários Facebook
Propaganda

Polícia

Batalhão de Missões Especiais inicia o I COESP 2022

Publicados

em

A Polícia Militar do Espírito Santo, através do Batalhão de Missões Especiais (BME), deu início, nesta quarta-feira (29), ao I Curso de Operações Especiais (I COESP). A aula inaugural ocorreu às 16h, na Academia de Polícia Militar (APM), em Cariacica.

Após passarem por rigorosos testes de aptidão física e de habilidades especiais, iniciaram o curso 29 inscritos, sendo 21 da PMES e oito de corporações coirmãs (um 3º Sgt da PMAM; um 3º Sgt da PMMS; um PCES; um PCPA; um PRF; e três PPES-Sejus).

O curso tem previsão de término para o dia 16 de setembro de 2022. Serão 812 horas/aula, perfazendo um total de 81 dias.

O objetivo do COESP é capacitar o aluno a desempenhar atividades de Operações Policiais Especiais, especializando-o para o atendimento de ocorrências de alto risco e cumprimento de missões de grande complexidade e valor estratégico para o Comando da Corporação. Além disso, os formados poderão atuar como multiplicadores na Polícia Militar do Espírito Santo, por intermédio da docência, sobre os assuntos de Operações Especiais.

O corpo de instrutores do curso conta com diversos especialistas em várias áreas e que atuam com excelência na PMES e em outras instituições, como o CBMES, a PRF, a PF, a SEJUS e o EB.

Para o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, a Polícia Militar, através do governador Renato Casagrande, venceu o primeiro grande desafio que foi retornar com o Batalhão de Missões Especiais. “E não foi um retorno qualquer. Recebemos investimentos importantes que reestruturaram as instalações físicas da Unidade, bem como possibilitaram a construção de uma nova quadra poliesportiva. Temos também um processo de compra de armamentos em andamento e um projeto para criar um stand de tiro indoor”, enumerou.

Com todas essas conquistas, o coronel Caus ainda ressaltou a qualificação dos policiais militares através dos cursos oferecidos pelo Batalhão, tais como o de Controle de Distúrbios Civis (CDC), de Negociador e o de Atirador de Elite. “Agora com o COESP, teremos a formação de policiais especiais, uma vez que passarão por situações extremas que não são superadas por indivíduos comuns. Aqueles que conseguirem chegar até o final serão os futuros caveiras da Polícia Militar do Espírito Santo”, afirmou.

Antes do encerramento da aula inaugural, os presentes participaram de uma palestra com o lendário ex-comandante do Batalhão de Missões Especiais, o coronel reformado Juarez Monteiro da Silva. Na oportunidade, ele foi homenageado pela sua trajetória no BME, e por deixar um importante legado para os atuais comandantes da Unidade e para a sua tropa.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana