conecte-se conosco


Estado

Governo do Estado institui Semana Estadual do Campo Limpo

Publicados

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, acaba de instituir a Semana Estadual do Campo Limpo, por meio da Lei nº 12.323, de 23 de dezembro de 2024. A partir de 2025, na terceira semana de agosto de cada ano, vão acontecer ações para conscientizar produtores rurais, trabalhadores e a sociedade capixaba sobre a importância da destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, fertilizantes e outros produtos utilizados na agricultura, para prevenir danos ao meio ambiente e a saúde dos produtores rurais.

A Semana Estadual do Campo Limpo foi proposta pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Gerência de Defesa e Inspeção Vegetal, que realiza ações de fiscalização nos comércios e lavouras. De acordo com o diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, caberá ao órgão a coordenação das ações relacionadas à Semana Estadual do Campo Limpo.

“Para o pleno efeito das ações, o Idaf deve buscar parcerias com demais órgãos e entidades ligados ao setor agrícola, nos âmbitos municipal, estadual e nacional, bem como com o setor produtivo. Recentemente, assinamos um acordo de cooperação técnica com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que representa 3.602 associados (distribuidoras de insumos agrícolas e veterinários) em todo Brasil, marcando o apoio do poder público aos agricultores, no desafio de aumentar o retorno das embalagens de agrotóxicos à origem, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesta ação, a Andav será um grande parceiro”, disse Chagas.

O diretor geral do Idaf, Leonardo Monteiro, explica que o órgão pretende, com as entidades parceiras do setor público e privado, organizar campanhas de coleta de embalagens vazias, realizar palestras e treinamentos sobre a destinação correta, além de criar materiais educativos para produtores rurais. “Descartar embalagens de agrotóxicos corretamente é crucial para prevenir a contaminação do solo, da água e do ar, proteger a biodiversidade, degradação do solo e mitigar os impactos climáticos, além de evitar riscos à saúde dos seres humanos. Estamos bem à frente de outros estados, criando uma semana inteira com uma programação de conscientização, em vez de apenas um dia, porque entendemos a importância desta ação educativa. O nosso objetivo é proteger o meio ambiente e a saúde dos produtores rurais”, esclareceu.

Comentários Facebook

Estado

Governador apresenta o Pacto pela Educação aos prefeitos eleitos para o mandato 2025-2028

Publicados

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu, nesta quinta-feira (16), um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O evento teve como objetivo fortalecer o Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, com foco na alfabetização e no desenvolvimento educacional capixaba, além de apresentar painéis sobre planejamento estratégico e otimização de recursos na educação.

Durante o encontro, o governador do Estado, Renato Casagrande, enfatizou o papel do Fundo para Alfabetização do Espírito Santo (Funpaes) no financiamento de ações educacionais e destacou que investir em educação é investir no futuro do Estado ao apresentar uma proposta de investimento no setor no valor de R$ 485 milhões.

“Vamos publicar o edital do Funpaes para investimento nos próximos anos. Do total de recursos, R$ 282 milhões de reais serão destinados aos municípios que não tenham 40% de cobertura de creche, sendo exclusivamente para esta finalidade. Nenhum município do Espírito Santo terá uma cobertura menor do que 40%. As verbas poderão ser utilizadas para construção de novas unidades ou ampliação das existentes. Aqueles municípios que já ultrapassaram esse índice de cobertura poderão optar por investimentos em outra área. Investir na primeira infância é a base para um futuro melhor”, disse o governador.

Casagrande também reafirmou o seu compromisso com uma educação pública de qualidade. “É a primeira vez que reúno todos os prefeitos eleitos e reeleitos. Faço questão que o assunto seja a educação, pois ela é o caminho que nos permite alcançar as oportunidades em menor tempo. Uma educação de boa qualidade e o maior tempo de estudo reduz a violência, diminui a gravidez na adolescência, traz melhores salários e nos ajuda a construir um Estado cada vez melhor para todos. Se a gente não cuidar da educação como prioridade, vamos seguir com muita desigualdade”, pontuou.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou as ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), iniciativa voltada ao fortalecimento da aprendizagem desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, e do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), que incentiva a ampliação da Educação Integral nas redes municipais.

“Com o fortalecimento do Regime de Colaboração, o Governo do Estado reafirma a educação como prioridade na gestão pública, promovendo a união de esforços para oferecer ensino de qualidade e garantir o desenvolvimento integral das crianças capixabas. A partir dessa iniciativa, os novos gestores municipais terão ferramentas e estratégias para avançar na implementação de políticas educacionais sustentáveis, consolidando um futuro mais justo e igualitário para todos os estudantes do Espírito Santo”, afirmou o secretário.

Após as falas iniciais, foram realizados painéis temáticos apresentados por especialistas, abordando temas como o planejamento estratégico das prefeituras, o impacto dos indicadores educacionais (IQE e ICMS Educação) e a relação entre prefeitos e secretários de educação como pilares para o avanço das políticas públicas.

Deste modo, com o fortalecimento do Regime de Colaboração, o evento reafirma a educação como prioridade na gestão pública, promovendo a união de esforços para oferecer ensino de qualidade e garantir o desenvolvimento integral das crianças capixabas. A partir dessa iniciativa, os novos gestores municipais terão ferramentas e estratégias para avançar na implementação de políticas educacionais sustentáveis, consolidando um futuro mais justo e igualitário para todos os estudantes do Espírito Santo.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES)

O PAES promove uma abordagem integrada, com ações pedagógicas conjuntas, formação continuada de professores, materiais estruturados e avaliações unificadas, consolidando a ideia de que todos os estudantes do estado pertencem à Rede Capixaba, eliminando distinções entre redes estaduais e municipais.

Programa de Fomento Capixaba à Implementação de Escolas Municipais do Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI)

O PROETI apoia os municípios na implementação da Educação Integral, alinhando-se à meta 6 do Plano Nacional de Educação, com foco no desenvolvimento pleno dos estudantes, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos, além de priorizar o protagonismo estudantil e a articulação curricular interdisciplinar.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana