conecte-se conosco

Mundo

Governo filipino alerta população para outra grande erupção vulcânica

Publicado

source

Agência Brasil

fumaça de vulcão arrow-options
GasSocial / Reprodução de Vídeo

Cinzas de vulcão fizeram com que todos os voos do aeroporto de Manila fossem suspensos

Autoridades das Filipinas estão advertindo a população da possibilidade de ocorrer outra grande erupção de um vulcão nas proximidades da capital do país, Manila.

Uma erupção ocorreu no domingo (12), nas proximidades da cratera do vulcão Taal, na ilha de Luzon, cerca de 60 quilômetros ao sul da capital. As autoridades dizem que colunas de fumaça se levantaram a uma altura aproximada de 15.000 metros.

Imagens feitas na cidade de Lipa, a cerca de 20 quilômetros da cratera, mostram relâmpagos caindo em meio à fumaça, fenômeno conhecido como “relâmpagos vulcânicos”.

Leia também: Vulcão nas Filipinas: milhares de pessoas são retiradas do local

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia elevou o nível de alerta para o vulcão Taal ao nível 4, o segundo mais alto. Esse nível significa que uma grande erupção poderá ocorrer dentre de algumas horas ou dias.

Leia mais:  Após incêndios, Austrália vai abater milhares de camelos

Cinzas vulcânicas caíram por amplas áreas da região. Imagens de vídeo mostram ruas da província de Batangas, a cerca de 30 quilômetros da cratera, cobertas de cinzas. As autoridades estão pedindo aos habitantes que cubram o rosto com máscaras ou toalhas para evitar a inalação de cinzas vulcânicas.

Acredita-se que mais de 10 mil pessoas tenham deixado a área.

*Emissora pública de televisão do Japão

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
publicidade

Mundo

Mísseis caem perto de embaixada dos Estados Unidos no Iraque

Publicado

source
Míssil sendo disparado arrow-options
Reprodução/Twitter

No último dia 8, míssil foi disparado com forma de retaliação

Dois mísseis atingiram na noite deste segunda-feira (20) uma área perto da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque , informaram fontes de segurança locais.

Até o momento, não há informações sobre vítimas e nem detalhes sobre a origem dos disparos. Além disso, não há confirmação se os mísseis tinham como alvo a sede diplomática norte-americana.

Leia também: Ataque iraniano foi “tapa na cara” dos EUA, diz aiatolá Khamenei

No último dia 8 de janeiro, dois foguetes caíram na Zona Verde de Bagdá, próximo de onde ficam localizadas várias embaixadas, incluindo a dos EUA, e prédios de missões internacionais.

O episódio acontece duas semanas depois que o Irã lançou mísseis contra duas bases iraquianas que hospedavam as forças americanas em resposta à morte do general iraniano Qasem Soleimani.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Leia mais:  Coreia do Norte ordena preparação de 'medidas ofensivas'
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana