conecte-se conosco


Cidades

Grupo cachoeirense de Folia de Reis se apresenta em Muqui neste sábado (5)

Publicados

em

Grupo "Estrela do Mar" se apresentará às 14h, no Encontro Nacional de Folia de Reis - Foto: Divulgação/PMCI

 

O grupo cachoeirense “Estrela do Mar”, do Mestre Rogerio Vieira Machado, representará o município, neste sábado (5), no tradicional Encontro Nacional de Folia de Reis de Muqui, com apoio logístico da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. O evento, que chega a sua 70ª edição, será exibido de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus, por meio das redes sociais do Folia de Reis Muqui.

As apresentações serão realizadas ao vivo, diretamente do Parque de Exposições de Muqui, e exibidas on-line – a do grupo “Estrela do Mar” acontecerá às 14h. A equipe responsável pelo evento disponibilizará máscaras e álcool 70% para todos os participantes e envolvidos.

O Encontro Nacional de Folia de Reis de Muqui começou na quinta-feira (3) e, além das apresentações, conta, também, com bate-papo virtual, seminário on-line e histórias sobre as folias.

“A participação da folia ‘Estrela do Mar’ não representa só Cachoeiro, mas também as outras folias cachoeirenses e toda a nossa cultura popular. Tanto o Encontro Nacional como as outras ações das nossas folias são de extrema importância para a manutenção e a continuidade da nossa história e cultura. Mesmo durante o isolamento social, os grupos conseguem proporcionar a cultura por meio das redes sociais”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo em exercício, Lucimar Costa.

Folia de Reis

A Folia de Reis é uma manifestação cultural que marca o encerramento do ciclo natalino. Os grupos relembram a longa jornada dos Três Reis Magos – Melchior, Gaspar e Baltazar – até a manjedoura onde nasceu o Menino Jesus.

Os integrantes, com vestimentas coloridas, tocam instrumentos, como viola, tambor, acordeon, pandeiro e gaita, e entoam cânticos.

Serviço:
Evento: Encontro Nacional de Folia de Reis
Quando: 5 de dezembro
Horário: A partir das 10h (Grupo “Estrela do Mar”, a partir das 14h)
Onde: O projeto é todo executado no formato digital, através das seguintes redes sociais:
Facebook (https://www.facebook.com/Folias-de-Reis-Muqui-ES-608725725912358/)
YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCl4XLpA-eXPwh5PPiKrjyJw)

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Inscrições abertas para localização provisória de professores em escolas de tempo integral

Publicados

em


Inscrições são on-line e vão até a segunda -feira (18)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro abriu inscrições para localização provisória de professores efetivos ou municipalizados, para atuarem nas escolas de tempo integral.

Os professores classificados poderão lecionar provisoriamente nas escolas municipais “Julieta Deps Tallon”, “Profº Athayr Cagnin”, “Profº Florisbelo Neves” e “Profº José Paineiras”, que funcionam no modelo Escola da Escolha.

Podem se cadastrar professores PEB-B e PEB-C (Educação Física, Arte e Inglês), para vagas referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental, e professores PEB-D e PEB-B (que atuam nas Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)). As inscrições vão até segunda (18).

Os interessados deverão se inscrever via formulário eletrônico, que poderá ser acessado por meio de banner na página inicial do site da Prefeitura (https://www.cachoeiro.es.gov.br/).

Além disso, os candidatos deverão realizar um exame, que terá dez questões objetivas sobre o modelo das escolas em tempo integral. A prova acontecerá através do Google Formulário e o professor interessado precisa obter o acerto de, no mínimo, 50% do total das questões.

De acordo com a Seme, o resultado classificatório sairá na terça (19) e os candidatos passarão por uma entrevista com a equipe responsável pelas escolas do tempo integral. Devido à pandemia, todos os procedimentos do concurso serão realizados pela internet.

Os inscritos receberão, por e-mail e número de WhatsApp informados no ato de inscrição, um link da plataforma Google Meet, em que poderão escolher as vagas nas escolas onde querem lotar.

Confira o cronograma

1. Inscrição: 15/01/21 a 18/01/21 (até o 12h)
2. Aplicação de exame escrito (via Google Formulário): 18/01/21 de 17h às 18h
3. Classificação dos candidatos: 19/01/2021
4. Entrevista com os candidatos: 20/01/2021 e 21/01/2021
5. Chamada (via Google Meet): 22/01/2021

Localização provisória para os professores excedentes em período probatório

A Seme também abriu inscrições para professores excedentes dos cargos de PEB-C (Inglês), PEB-A e PEB-C (Arte) e que estejam cumprindo período probatório, a fim de serem localizados provisoriamente para o ano letivo de 2021.

A escolha das vagas ocorrerá via plataforma Google Meet, sendo o link disponibilizado via e-mail e WhatsApp informados pelo candidato no ato da inscrição, e para entrada na sala de conferência para escolha de vagas, será autorizado apenas e-mail informado pelo candidato no ato da inscrição. A relação de classificação dos candidatos estará à disposição dos interessados no endereço eletrônico www.cachoeiro.es.gov.br.

Confira o cronograma

1. Inscrição dos candidatos: 15/01/2021 às 12h do dia 19/01/2021
2. Classificação dos candidatos: 19/01/2021
3. Chamada (via Google Meet): 22/01/2021

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana