conecte-se conosco


Estado

Hemoes registra queda de três mil doadores de sangue em quatro meses

Publicados

em


.

De março a junho deste ano, auge da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) registou a captação de 13.385 doações de sangue nos seis pontos de coleta da rede estadual. No mesmo período de 2019, foram 16.322. São quase três mil doadores que deixaram de comparecer às unidades de coleta.

Segundo informou a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, as unidades registram estoques de todos os tipos de sangue abaixo do limite aceitável nessa pandemia, que pode ter como consequência a falta de hemocomponentes. “Desde o início da pandemia, mais precisamente do isolamento social, temos trabalhado com estoque crítico. Não há substituto para o sangue, por isso, precisamos que a população colabore com doações regulares para manter os estoques em níveis adequados”, disse.

O atendimento em todas as unidades é feito, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração, reduzindo a possibilidade de transmissão do novo Coronavírus.

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Neste período de pandemia, pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

Agende sua doação hoje mesmo:

-Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: 3636-7920

-Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

-Hemocentro de Linhares

Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

-Hemocentro de Colatina

Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

-Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Propaganda

Estado

Corpo de Bombeiros Militar divulga programação da Semana de Prevenção Contra Incêndios

Publicados

em


Entre os dias 27 de junho e 03 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) promoverá a Semana de Prevenção Contra Incêndios. São sete dias de programação, destinados a difundir orientações e promover ações relacionadas a diversos temas. Durante a semana, haverá ainda uma solenidade especial, no dia 02 de julho, quando é comemorado o Dia do Bombeiro. Tanto a Semana de Prevenção quanto o Dia do Bombeiro são datas nacionais.

Em 2020, o Corpo de Bombeiros Militar teve que se adaptar à realidade da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e a Semana de Prevenção Contra Incêndios foi realizada de forma 100% on-line. Este ano, graças à vacina, ao amadurecimento das pessoas e ao mapa de risco, que está em situação moderada/leve, a Semana de Prevenção poderá ser parcialmente presencial, mas respeitando de todas as medidas sanitárias. Alguns dos eventos permanecerão em formato on-line.

As atividades começam neste domingo (27), com o 23º Triathlon do Bombeiros, que começa às 06 horas, na Praia de Camburi, em Vitória. Os atletas já realizaram as inscrições previamente. Na segunda-feira (28), a atividade é para o público em geral, e on-line: o Instagram do Corpo de Bombeiros Militar (@bombeiromilitares) vai promover a live interativa Segurança no Lar, com orientações sobre diversos temas relacionados à prevenção de acidentes domésticos. A transmissão está prevista para começar às 19 horas e a participação é gratuita.

Na terça-feira (29), ocorre o 11º SESCIP – Seminário Capixaba de Segurança Contra Incêndio e Pânico, no auditório do CBMES.  O seminário é voltado para militares e público técnico, como pesquisadores, acadêmicos, órgãos reguladores de profissões e profissionais da área. Militares poderão participar presencialmente, no auditório, e demais interessados poderão acompanhar pelo link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_5ZTwpOuqQreBfMSrDZFVzg .

Na quarta-feira (30), haverá o Culto em Ação de Graça, no Quartel do Comando-Geral (QCG), e na quinta-feira (01), o QCG receberá o ônibus do Hemoes, que vai fazer uma campanha de Doação de Sangue. O dia 02 de julho marca o Dia Nacional do Bombeiro, e para a data está programada uma solenidade, no QCG, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.  Essas atividades são restritas aos bombeiros.

No sábado (03), haverá uma ação de limpeza de praias, em parceria com o Projeto Pegada, além de outras ONGs e Prefeituras Municipais. A partir de 08 horas, equipes estarão percorrendo praias de Vitória, Vila Velha e Serra, recolhendo lixo das areias das praias e conscientizando frequentadores sobre a importância da preservação.

Ainda na programação, quem passar pelo Shopping Vitória, na Capital, entre os dias 02 e 11 de julho poderá conferir a exposição “Como se Formam Heróis” do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. Os visitantes poderão conferir viaturas, equipamentos e conhecer mais sobre a história e o trabalho desempenhado pela Corporação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do CBMES
Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / 99231-5157
[email protected]  

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana