conecte-se conosco


Estado

I Mostra de Direitos Humanos movimenta Centro de Vitória

Publicados

em

A 1ª Mostra de Direitos Humanos realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) está movimentando o Centro de Vitória. Nessa quarta-feira (11) foram realizadas rodas de conversa com temas ligados às juventudes, orientações jurídicas com a Defensoria Pública e apresentações culturais dos jovens que integram os Centros de Referência das Juventudes do Estado. As atividades acontecem no HUBES+, em frente à Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.

Além dos serviços, os visitantes podem conhecer duas exposições fotográficas, uma composta por fotografias feitas por jovens que participam de oficina de fotografia no CRJ Guarapari e a outra reúne trabalhos da fotógrafa Jeniffer Ferreira responsável, pela exposição Estado Visível.

Nesta quinta-feira (12) as atividades têm início com um diálogo sobre Diversidade de Inclusão, acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, anticapacitismo e saúde emocional. Participam o consultor de inovação Julio Diógenes, Fernanda Simões, da Secretaria de Educação (Sedu) e Fabiani Machado, Consultora em Diversidade, Equidade e Inclusão com formação em Administração de Empresas e Neurociências aplicada a negócios.

Para falar sobre Comunicação não Violenta, a mostra vai contar com a especialista em comunicação não-violenta, educadora parental e Coach Materno, Andreza Nagipe e Aline Moreira, advogada especialista em direitos familiar, consteladora familiar e também especialista em comunicação não violenta. O diálogo acontece das 10h às 12h.

No período da tarde, a partir das 14h, o tema do debate será Moradia Digna: Um Direito Humano Fundamental e os Desafios de sua Garantia. A atividade terá a participação da advogada Naiara Paletta; da assistente social, Isabel Cristina; da representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Rosangela Candido Nascimento; e Santos José, estudante internacional da Guiné Equatorial, mestre em Direito e membro da Liga dos Universitários Africanos; além de Brunela Vincenzi, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Ufes.

Na sexta-feira (13) representantes dos movimentos sociais, Conselho Estadual de Direitos Humanos e do Conselho Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo – CEPET/ES se reúnem para diálogo sobre Direitos Humanos no Espírito Santo: vivências, trocas, políticas e afeto.

Confira a programação:

12/12 (quinta-feira)

9h30h-12h Roda de Conversa: relações inclusivas e anticapacitistas na sociedade e no mundo do trabalho das pessoas com deficiência.
Local: Auditório
10-12h Roda de Conversa: Comunicação Não Violenta.
Local: Sala Labmaker
14h-16h Roda de Conversa Moradia Digna: Um Direito Humano Fundamental e os Desafios de sua Garantia.
Local: Auditório

13/12 (sexta-feira)

10h-12h Roda de Conversa – Direitos Humanos no ES: vivências, trocas, políticas e afeto.
Local: Auditório

16/12 (segunda-feira)

17h – Posse das candidatas eleitas para atuação no Mecanismo de Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (MEPET/ES) e apresentação do Programa Luz nas comunidades quilombolas.
Local: Palácio Anchieta

Comentários Facebook

Estado

Governador apresenta o Pacto pela Educação aos prefeitos eleitos para o mandato 2025-2028

Publicados

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu, nesta quinta-feira (16), um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O evento teve como objetivo fortalecer o Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, com foco na alfabetização e no desenvolvimento educacional capixaba, além de apresentar painéis sobre planejamento estratégico e otimização de recursos na educação.

Durante o encontro, o governador do Estado, Renato Casagrande, enfatizou o papel do Fundo para Alfabetização do Espírito Santo (Funpaes) no financiamento de ações educacionais e destacou que investir em educação é investir no futuro do Estado ao apresentar uma proposta de investimento no setor no valor de R$ 485 milhões.

“Vamos publicar o edital do Funpaes para investimento nos próximos anos. Do total de recursos, R$ 282 milhões de reais serão destinados aos municípios que não tenham 40% de cobertura de creche, sendo exclusivamente para esta finalidade. Nenhum município do Espírito Santo terá uma cobertura menor do que 40%. As verbas poderão ser utilizadas para construção de novas unidades ou ampliação das existentes. Aqueles municípios que já ultrapassaram esse índice de cobertura poderão optar por investimentos em outra área. Investir na primeira infância é a base para um futuro melhor”, disse o governador.

Casagrande também reafirmou o seu compromisso com uma educação pública de qualidade. “É a primeira vez que reúno todos os prefeitos eleitos e reeleitos. Faço questão que o assunto seja a educação, pois ela é o caminho que nos permite alcançar as oportunidades em menor tempo. Uma educação de boa qualidade e o maior tempo de estudo reduz a violência, diminui a gravidez na adolescência, traz melhores salários e nos ajuda a construir um Estado cada vez melhor para todos. Se a gente não cuidar da educação como prioridade, vamos seguir com muita desigualdade”, pontuou.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou as ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), iniciativa voltada ao fortalecimento da aprendizagem desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, e do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), que incentiva a ampliação da Educação Integral nas redes municipais.

“Com o fortalecimento do Regime de Colaboração, o Governo do Estado reafirma a educação como prioridade na gestão pública, promovendo a união de esforços para oferecer ensino de qualidade e garantir o desenvolvimento integral das crianças capixabas. A partir dessa iniciativa, os novos gestores municipais terão ferramentas e estratégias para avançar na implementação de políticas educacionais sustentáveis, consolidando um futuro mais justo e igualitário para todos os estudantes do Espírito Santo”, afirmou o secretário.

Após as falas iniciais, foram realizados painéis temáticos apresentados por especialistas, abordando temas como o planejamento estratégico das prefeituras, o impacto dos indicadores educacionais (IQE e ICMS Educação) e a relação entre prefeitos e secretários de educação como pilares para o avanço das políticas públicas.

Deste modo, com o fortalecimento do Regime de Colaboração, o evento reafirma a educação como prioridade na gestão pública, promovendo a união de esforços para oferecer ensino de qualidade e garantir o desenvolvimento integral das crianças capixabas. A partir dessa iniciativa, os novos gestores municipais terão ferramentas e estratégias para avançar na implementação de políticas educacionais sustentáveis, consolidando um futuro mais justo e igualitário para todos os estudantes do Espírito Santo.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES)

O PAES promove uma abordagem integrada, com ações pedagógicas conjuntas, formação continuada de professores, materiais estruturados e avaliações unificadas, consolidando a ideia de que todos os estudantes do estado pertencem à Rede Capixaba, eliminando distinções entre redes estaduais e municipais.

Programa de Fomento Capixaba à Implementação de Escolas Municipais do Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI)

O PROETI apoia os municípios na implementação da Educação Integral, alinhando-se à meta 6 do Plano Nacional de Educação, com foco no desenvolvimento pleno dos estudantes, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos, além de priorizar o protagonismo estudantil e a articulação curricular interdisciplinar.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana