conecte-se conosco

Política Estadual

Idosos: deputado quer sensor em semáforos

Publicado

O deputado Capitão Assumção (PSL) quer que semáforos existentes nas vias públicas dos municípios do Espírito Santo sejam dotados de sensores para aumentar em 50% o tempo de interrupção do trânsito para a travessia de idosos e pessoas com deficiência.

Segundo o Projeto de Lei (PL) 884/2019 tais sensores deverão ser acionados pela aproximação do mesmo cartão de passageiro usado no transporte gratuito nos ônibus coletivos públicos.

Assumção defende que a medida seria de prevenção. “Acontece que, por conta da idade e da dificuldade de locomoção, são pessoas com maior vulnerabilidade e correm maiores riscos de acidentes ao atravessarem as ruas”, afirma. 

Na justificativa da matéria o deputado ainda faz referência a um estudo recente do Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria coma Divisão de Engenharia de Transportes e Mobilidade da Universidade Federal do Paraná, que analisou o impacto negativo nos acidentes de trânsito provocado pelo crescimento da população acima de 60 anos.

“Por se deslocarem com mais frequência a pé, os idosos estão mais expostos e, consequentemente, são as maiores vítimas fatais como pedestres, representando 36% do total de atropelamentos registrados no país”, comenta o autor do PL.

A matéria passará pelas comissões de Justiça, Cidadania e Finanças.

Comentários Facebook
publicidade

Política Estadual

PL: direitos dos idosos visíveis em hospitais

Publicado

Matéria do deputado Vandinho Leite (PSDB) quer que os estabelecimentos hospitalares públicos e particulares exponham de forma clara e visível a relação de direitos dos idosos hospitalizados, além de contatos e endereços de órgãos de proteção a esse grupo.

O Projeto de Lei (PL) 44/2020 considera dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo os quais o Brasil alcançou a existência de mais 20 milhões de idosos em 2010 e a projeção para 2050 é que aproximadamente 65 milhões de brasileiros tornem-se idosos. 

A necessidade de investir em conscientização dos direitos, cuidados e assistência desta população é fundamental, segundo o parlamentar autor do projeto.

“Apesar de tantos anos de vigência, os direitos dos idosos ainda são desconhecidos por grande parcela da sociedade. O desconhecimento ou a não incorporação de tais direitos à prática hospitalar tem levado os idosos e suas famílias a situações de sofrimento desnecessárias”, afirmou Vandinho Leite na justificativa do projeto.

Tramitação

O PL passará pelas comissões de Justiça, Saúde e Finanças.
 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana