conecte-se conosco


Cidades

Iema e Prefeitura Venda Nova do Imigrante assinam acordo de cooperação técnica do programa ‘Preservando o nosso quintal’

Publicados

em

 

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o município de Venda Nova do Imigrante assinaram, nesta quinta-feira (24), o Acordo de Cooperação do programa “Preservando o nosso quintal”. O município é o primeiro a firmar a parceria, que visa a democratizar as informações do livro “Preservando o nosso quintal – Parque Estadual de Pedra Azul” com as comunidades dos quatro municípios que ficam no entorno da Unidade de Conservação.

Além de Venda Nova, o acordo será assinado com Vargem Alta, Alfredo Chaves e Domingos Martins, município-sede do Parque Estadual de Pedra Azul.

“É fundamental que quem está no entorno entenda que o parque é um ativo da comunidade também. Por isso, é importante conscientizar para que todos percebam o valor da Unidade de Conservação, para que cuidem e vivam em equilíbrio. Queremos agradecer a prefeitura de Venda Nova por essa parceria, que é uma porta para a relação da sociedade com o parque da Pedra Azul”, destacou o diretor-presidente do Iema.

“Este é o primeiro passo para o início das formações junto a escolas e comunidade, no intuito da potencialização socioambiental do entorno da Unidade, por meio do livro e visita ao parque”, explica Anna Tristão, gerente de Educação Ambiental do Iema. Anna lembra ainda que o Programa ‘Preservando o Nosso Quintal’ visa a aproximar comunidade, família, turistas, escolas e pesquisadores ao pertencimento enquanto território.

O diálogo com as prefeituras também tem a intenção de envolver a gestão municipal na execução de atividades previstas, como formação de multiplicadores, a ser oferecida em formato de Educação a Distância (EaD), além de visitas técnicas e fomento de projetos de educação ambiental e espaços de participação na região onde cada Unidade de Conservação está localizada.

O evento de assinatura seguiu os protocolos sanitários e contou com a presença do prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulo Mineti; do vice-prefeito, Tarcísio Botacin; do secretário municipal de Meio Ambiente, Maxuel Bestete, além de outros secretários municipais, vereadores, representantes de escolas e associações de reciclagem e educação ambiental.

Preservando o nosso quintal

O Programa de Educação Ambiental “Preservando o nosso quintal” foi desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Iema, por meio do Centro de Informação e Documentação (Cidoc), em parceria com a Gerência de Recursos Naturais e as equipes das unidades de conservação envolvidas.

Por meio dele, são produzidos livros com linguagem clara e acessível, destacando a biodiversidade, a fauna, a flora, a cultura e a geodiversidade das Unidades de Conservação (UCs). As publicações são distribuídas para as comunidades do entorno e utilizadas para conscientizar e criar pertencimento, para que todos atuem na preservação ambiental.

Atualmente, estão publicadas a 1ª e 2ª edições do livro sobre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha e a 1ª edição do Parque Estadual Pedra Azul. Ambos têm versões impressas e digitais. A previsão é de que outras Unidades de Conservação também sejam contempladas.

Confira as versões digitais em:

Livro digital – Preservando o Nosso Quintal – Parque Estadual Pedra Azul:
https://iema.es.gov.br/Media/iema/Unidades%20de%20Conserva%C3%A7%C3%A3o/PEPAZ%202020_Digital.pdf

Livro digital – Preservando Nosso Quintal – Parque Paulo Cesar Vinha:
https://iema.es.gov.br/Media/iema/Unidades%20de%20Conserva%C3%A7%C3%A3o/PEPCV_2020_Digital%20HQ.pdf

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Torneio do game League of Legends segue neste domingo (25) em Cachoeiro

Publicados

em

Por

Neste domingo (25), tem mais Taça Cachoeiro de League of Legends (TCLOL), jogo virtual de estratégia consagrado em todo o mundo. Será o segundo dia de disputas da fase de grupos dessa que é a primeira competição de esporte eletrônico (eSport) do município.

As batalhas, que começam às 13h, são on-line, com cada jogador em sua própria casa. Luiz Antonio Picoli, de 22 anos, do time Harém do Lang, tem boas expectativas.

“Espero o cronograma bem feito do primeiro dia para fechar mais uma semana com vitória e representar Cachoeiro. Ver minha cidade com um projeto que fomenta o eSport é muito bom, temos que valorizar. A transmissão está sendo boa e os jogos mantiveram um tempo bom no torneio”, afirma.

O torneio é promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) e tem transmissão on-line em tempo real. Na estreia, no último domingo (18), mais de 1,5 mil pessoas assistiram.

“Gostei bastante da estreia, tem muita gente legal jogando. Para o segundo dia, espero que minha equipe tenha um desempenho melhor. Bom demais um torneio para movimentar a comunidade que gosta de eSports. A iniciativa foi um grande passo”, afirma Ryan Brambilla, de 24 anos, jogador da equipe Impostores.

As equipes vencedoras do primeiro dia foram Black Mamba, Feed Blinders, Impact e-sports, Inquisition e-sports, Harem do Lang e Oh My God.

A fase de grupos termina no dia 1 de agosto. A semifinal está marcada para o dia 8 de agosto e a final será decidida no dia 15 do mesmo mês.

São 12 equipes inscritas, dividas em três grupos. Há participantes de outras cidades da região, mas os capitães das equipes precisam ser moradores de Cachoeiro.

Os jogadores que conquistarem o 1º e o 2º lugares no campeonato e o melhor jogador, escolhido pelos narradores do torneio, ganharão troféus.

Para assistir à competição em tempo real, basta acessar o site twitch.com/semespcachoeiro, a partir das 13h. Em média, são seis jogos por dia.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana