conecte-se conosco


Estado

Iema realiza oficina de zoneamento do plano de manejo do Monumento Natural Estadual O Frade e a Freira

Publicados

em

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou, na última sexta-feira (31), a oficina de zoneamento do plano de manejo do Monumento Natural Estadual O Frade e a Freira (Monaff). O encontro contou com a participação de proprietários rurais, representantes de instituições públicas e empresários do entorno da unidade de conservação.

Durante a oficina, foram apresentados o zoneamento do Monaff e a proposta de redelimitação da zona de amortecimento, etapa essencial para a gestão e proteção do monumento. O zoneamento define áreas com diferentes graus de proteção e usos permitidos, garantindo que a conservação dos atributos naturais da unidade ocorra de forma integrada ao território. Ele também orienta os critérios para atividades como pesquisa, turismo, manejo e uso do solo, sempre com base nos objetivos do monumento.

A gestora do Monaff, Janine Scandiani, destacou a importância da participação social no processo. “A oficina foi marcada pelo diálogo, escuta ativa e construção coletiva. Isso é muito importante, pois fortalece a relação entre o Iema e a sociedade na busca por uma gestão participativa e eficiente do Monumento Natural”, destacou.

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana