conecte-se conosco


Agronegócio & Turismo

Incaper promove treinamentos e curso sobre café em Afonso Cláudio

Para atender às necessidades dos cafeicultores do município de Afonso Cláudio, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza eventos voltados à capacitação dos produtores da região. O treinamento “Café com Sustentabilidade: Colheita e Pós-Colheita” aconteceu nos distritos de Duas Pedras, Santo Antônio e São Francisco. As palestras foram ministradas pelos […]

Publicados

em

Para atender às necessidades dos cafeicultores do município de Afonso Cláudio, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza eventos voltados à capacitação dos produtores da região.

O treinamento “Café com Sustentabilidade: Colheita e Pós-Colheita” aconteceu nos distritos de Duas Pedras, Santo Antônio e São Francisco. As palestras foram ministradas pelos engenheiros agrônomos do Centro de desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) Frederico Daher e Marcos Moulin. Já as ações relacionadas à cafeicultura local em cada comunidade ficaram por conta dos extensionistas do Incaper Wesley Zambom da Silva, Anderson Pagotto e Victor dos Santos Rossi.

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre coleta de amostras de solo e amostra foliar; correção da acidez dos solos e nutrição de plantas; colheita e pós-colheita; agregação de valor ao café; alternativas de secagem em terreiro coberto e secador de fogo indireto, entre outros temas. Foram feitas visitas técnicas a lavouras e estruturas de secagem e beneficiamento de café.

Outra ação voltada para o fortalecimento da cafeicultura no município foi o curso de “Poda e Desbrota em Café Arábica” para os cafeicultores de Piracema. O curso teve um dia de parte teórica e outro de prática para mostrar os tipos de poda que facilitam a colheita, melhoram a produção e a qualidade do processo.

Também foi apresentada a tecnologia Poda Programada de Ciclo em Café Arábica (PPCA), desenvolvida pelo Incaper, que permite incremento na produção e na produtividade. O curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Cerca de 120 pessoas participaram dos três eventos. Victor dos Santos Rossi, extensionista e coordenador do Incaper de Afonso Cláudio, avaliou as formações. “O balanço foi positivo porque o treinamento e o curso abrangeram diferentes regiões do município. Além disso, as capacitações mostraram que o Incaper está atuando nas comunidades, agregando valor à produção e gerando melhoria de renda às famílias”, disse.

As capacitações foram realizadas pelo Incaper em parceria com o Sindicato Rural de Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Brejetuba, Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural Patronal de Afonso Cláudio, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Afonso Claudio (Cafac).

Comentários Facebook
Propaganda

Agronegócio & Turismo

Voos Campos – Rio vão ser retomados em novembro

Publicados

em

O Cessna Caravan leva até nove passageiros e opera em todo o país

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou o retorno dos voos de Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, para a capital do estado a partir do próximo dia 12 de novembro. O acerto foi anunciado após encontro entre a direção da empresa e executivos de agências de turismo no fim da semana passada, em Barueri (SP). As operações estavam suspensas em razão da pandemia da covid-19.

“Não poderíamos ficar aqui sentados e fomos em busca deste resultado. O alto comando da Azul nos recebeu muito bem. A empresa entendeu a importância da região e a retomada dos voos”, disse Marcelo Miranda, diretor executivo de uma agência de turismo.

De acordo com informações do assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, e o diretor de Relações Institucionais da empresa, Marcelo Bento, em princípio a retomada dos dois voos diários para o Rio será feita numa aeronave Cessna Caravan, monomotor de nove lugares. À medida em que o mercado se reaquecer, a previsão é de que haja o retorno das viagens através do ATR-72, com capacidade para até 70 lugares.

Desta vez, a rota Rio – Campos – Rio será feita sem escalas em Macaé. Os voos sairão do Aeroporto Santos Dumont (SDU) às 6h20 e 12h40. A volta, saindo do Aeroporto Bartolomeu Lisandro (CAW), acontece às 7h40 e 14 horas (Em consulta do Hoje ES ao site da Azul, cada trecho para compra hoje (05/10) custa entre R$ 801,96 e R$ 809,37).

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana