conecte-se conosco


Agronegócio & Turismo

Incaper promove treinamentos e curso sobre café em Afonso Cláudio

Para atender às necessidades dos cafeicultores do município de Afonso Cláudio, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza eventos voltados à capacitação dos produtores da região. O treinamento “Café com Sustentabilidade: Colheita e Pós-Colheita” aconteceu nos distritos de Duas Pedras, Santo Antônio e São Francisco. As palestras foram ministradas pelos […]

Publicados

em

Para atender às necessidades dos cafeicultores do município de Afonso Cláudio, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza eventos voltados à capacitação dos produtores da região.

O treinamento “Café com Sustentabilidade: Colheita e Pós-Colheita” aconteceu nos distritos de Duas Pedras, Santo Antônio e São Francisco. As palestras foram ministradas pelos engenheiros agrônomos do Centro de desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) Frederico Daher e Marcos Moulin. Já as ações relacionadas à cafeicultura local em cada comunidade ficaram por conta dos extensionistas do Incaper Wesley Zambom da Silva, Anderson Pagotto e Victor dos Santos Rossi.

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre coleta de amostras de solo e amostra foliar; correção da acidez dos solos e nutrição de plantas; colheita e pós-colheita; agregação de valor ao café; alternativas de secagem em terreiro coberto e secador de fogo indireto, entre outros temas. Foram feitas visitas técnicas a lavouras e estruturas de secagem e beneficiamento de café.

Outra ação voltada para o fortalecimento da cafeicultura no município foi o curso de “Poda e Desbrota em Café Arábica” para os cafeicultores de Piracema. O curso teve um dia de parte teórica e outro de prática para mostrar os tipos de poda que facilitam a colheita, melhoram a produção e a qualidade do processo.

Também foi apresentada a tecnologia Poda Programada de Ciclo em Café Arábica (PPCA), desenvolvida pelo Incaper, que permite incremento na produção e na produtividade. O curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Cerca de 120 pessoas participaram dos três eventos. Victor dos Santos Rossi, extensionista e coordenador do Incaper de Afonso Cláudio, avaliou as formações. “O balanço foi positivo porque o treinamento e o curso abrangeram diferentes regiões do município. Além disso, as capacitações mostraram que o Incaper está atuando nas comunidades, agregando valor à produção e gerando melhoria de renda às famílias”, disse.

As capacitações foram realizadas pelo Incaper em parceria com o Sindicato Rural de Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Brejetuba, Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural Patronal de Afonso Cláudio, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Afonso Claudio (Cafac).

Comentários Facebook

Agronegócio & Turismo

Voos Campos – Rio vão ser retomados em novembro

Publicados

em

O Cessna Caravan leva até nove passageiros e opera em todo o país

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou o retorno dos voos de Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, para a capital do estado a partir do próximo dia 12 de novembro. O acerto foi anunciado após encontro entre a direção da empresa e executivos de agências de turismo no fim da semana passada, em Barueri (SP). As operações estavam suspensas em razão da pandemia da covid-19.

“Não poderíamos ficar aqui sentados e fomos em busca deste resultado. O alto comando da Azul nos recebeu muito bem. A empresa entendeu a importância da região e a retomada dos voos”, disse Marcelo Miranda, diretor executivo de uma agência de turismo.

De acordo com informações do assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, e o diretor de Relações Institucionais da empresa, Marcelo Bento, em princípio a retomada dos dois voos diários para o Rio será feita numa aeronave Cessna Caravan, monomotor de nove lugares. À medida em que o mercado se reaquecer, a previsão é de que haja o retorno das viagens através do ATR-72, com capacidade para até 70 lugares.

Desta vez, a rota Rio – Campos – Rio será feita sem escalas em Macaé. Os voos sairão do Aeroporto Santos Dumont (SDU) às 6h20 e 12h40. A volta, saindo do Aeroporto Bartolomeu Lisandro (CAW), acontece às 7h40 e 14 horas (Em consulta do Hoje ES ao site da Azul, cada trecho para compra hoje (05/10) custa entre R$ 801,96 e R$ 809,37).

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana