conecte-se conosco

Cidades

INPE emite alerta de chuvas fortes para 15 cidades do Caparaó e Sul do ES, confira lista

Publicado

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) emitiu alerta para fortes chuvas nesta segunda-feira (13), para 15 municípios das regiões do Caparaó e Sul do Espírito Santo. Há riscos tempestades de raios, granizo e vendavais.

O Instituto orienta a população que, caso observe alterações climáticas de risco, rachaduras em paredes ou encostas, alteração no volume de rios, entre imediatamente em contato com a Defesa Civil de seu município pelo telefone 199 ou acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Confira lista

Alegre

Anchieta

Apiacá

Bom Jesus do Norte

Divino de São Lourenço

Dores do Rio Preto

Guaçuí

Itapemirim

Jerônimo Monteiro

Marataízes

Mimoso do Sul

Muqui

Piúma

Presidente Kennedy

São José do Calçado

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Procon de Cachoeiro dá dicas para compras da Semana Santa

Publicado

Recomendações ajudam consumidores a evitarem transtornos no feriado. Foto: Divulgação/PMCI
.

O Procon de Cachoeiro tem algumas dicas para ajudar os consumidores na hora das compras da Semana Santa. Bacalhau, peixes, frutos do mar, batata, azeite e chocolates são alguns dos produtos tradicionais mais procurados nestes dias que antecedem o feriado.

A principal instrução é não abrir mão da pesquisa de preços, já que a variação de valores costuma ser grande. E o consumidor precisa estar atento às formas de pagamento, à validade e ao acondicionamento dos alimentos.

“Além de conferir se os produtos estão dentro vencimento, é importante evitar os com embalagem que não esteja em perfeito estado de conservação. Também é muito importante que o consumidor exija e guarde a nota fiscal de compra, pois este é o documento que garante o direito à troca, caso haja a necessidade”, lembra o coordenador do Procon de Cachoeiro, Osvaldo de Souza.

Os consumidores também precisam ficar atentos quanto à higienização dos estabelecimentos e dos atendentes, que precisam estar devidamente paramentados. “São cuidados básicos e necessários, que podem evitar problemas, como infecção ou intoxicação”, alerta o coordenador.

Dicas gerais:

Peixes e Carnes: Procure açougues que apresentem boas condições de higiene.
O consumidor precisa ter cuidado com a carne que não foi fiscalizada, pois pode estar contaminada. O produto também pode ser contaminado depois da inspeção, no próprio açougue ou estabelecimento de comercialização. Esses produtos devem ser vendidos com a identificação da origem.

Ovos da Páscoa: Fique atento às embalagens. Elas devem estar em boas condições. Os ovos de chocolate devem trazer a identificação do fabricante, a data de validade, o peso e a composição – informação fundamental para quem não pode ingerir determinados ingredientes. É importante ficar atento ao peso dos ovos, e quando houver inclusão de brinquedos no seu interior, observe a indicação da idade recomendada. Os ovos da Páscoa costumam ser mais caros, por serem produtos sazonais, por isso, às vezes, é possível comprar mais chocolate em bombons ou barras, por preço menor.

Produtos a granel: Confira o peso, quantidade e aparência do alimento. Não aceite produtos mal acondicionados, que apresentem sujeiras ou mofo. Não compre a mercadoria caso haja suspeitas sobre sua qualidade.

Palmito in natura: Verifique a procedência do alimento e observe se eles estão protegidos da presença de insetos, bem armazenados e refrigerados.

Alimentos congelados: Deixe os alimentos congelados e resfriados para o final das compras, antes de se dirigir ao caixa.

Preço: Todo produto deve ter preço devidamente exposto ao consumidor. É fundamental guardar a nota fiscal de compra para possíveis trocas de produtos.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana