conecte-se conosco


Estado

Instituto Jones divulga especial IJSN no Censo 2022 – Características dos domicílios

Publicados

em

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou nesta quinta-feira (19), o estudo IJSN no Censo 2022 – Características dos domicílios, um especial que apresenta um panorama das características dos domicílios no Espírito Santo, com recortes dos municípios capixabas.

A divulgação oficial do Censo 2022 – Características dos domicílios foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (12) no auditório do IJSN. O Instituto Jones foi a instituição capixaba escolhida pelo IBGE para sediar pela primeira vez, a divulgação oficial do Censo 2022.

“O Instituto Jones tem desenvolvido esse projeto, que é o IJSN no Censo, olhando para os dados do Censo com foco no nosso contexto capixaba. Essas informações do Censo 2022 que estão sendo apresentadas neste especial são preciosas no desenvolvimento das políticas públicas, principalmente àquelas voltadas à habitação, pois permitem compreender as características dos domicílios capixabas “, destacou o diretor-geral do Instituto Jones, Pablo Lira..

Segundo o estudo especial, IJSN no Censo 2022 – Características dos domicílios, no Espírito Santo, os domicílios particulares permanentes ocupados representavam, em 2022, 79,52% (1.428.739 domicílios) do total de domicílios. No Brasil esse percentual é de 79,88% (72.456.368 domicílios).

A pesquisadora e uma das responsáveis pela elaboração do estudo, Damiany Farina Nossa, destaca alguns critérios considerados na pesquisa: “A caracterização apresentada refere-se aos domicílios permanentes ocupados, que são aqueles construídos para servir de habitação e com morador na data de referência. Esta é a primeira divulgação do Censo 2022 que aborda informações coletadas no Questionário da Amostra”, destacou a pesquisadora.

Dos domicílios particulares permanentes ocupados, 63,77% são próprios de algum morador – já pago, herdado ou ganho. Na análise sobre os municípios capixabas, observa-se que os dez municípios com maior proporção dessa tipologia são: Itapemirim (78,88%), Iconha (78,84%), Santa Leopoldina (78,49%), Laranja da Terra (78,09%), Conceição da Barra (77,84%), Mucurici (76,07%), Rio Novo do Sul (75,47%), Alfredo Chaves (74,96%), Cariacica (74,95%) Marataízes (74,05%) e Anchieta (73,99%). Da Região Metropolitana de Vitória (RMGV), apenas Cariacica aparece neste ranking.

O Espírito Santo também registrou em 2022 um percentual de 23,5% de domicílios particulares permanentes que são alugados. Os dez municípios com maior proporção dessa tipologia são: Venda Nova do Imigrante (39,34%), Iúna (33,08%), Alegre (30,05%), Guaçuí (29,36%), Vitória (28,84%), Ibatiba (28,72%), Vila Velha (28,39%), Serra (28,10%), Conceição do Castelo (27,65%), Piúma (27,08%). Nesta análise, se destacam três municípios integrantes da RMGV: Vitória, Vila Velha e Serra.

Com relação aos domicílios com acesso à internet, o Espírito Santo registrou a 11ª maior posição no ranking das as Unidades da Federação (UFs), alcançando o percentual de 90,37%. Dentre os municípios capixabas, Vitória (95,02%), (94,65%), Serra (93,6%), se destacaram com os maiores percentuais de domicílios com acesso à internet. O desempenho do Espírito Santo foi acima da média nacional, que ficou em 89,36%.

No Brasil e na maioria das UFs, “casa” é o tipo de domicílio predominante, seguido por “apartamento”. Este cenário se repete na análise dos municípios capixabas. Domicílios do tipo “apartamento”, aparecem com maior relevância nos municípios de Cariacica, Castelo, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Outro dado apresentado no estudo mostra que no Brasil 1,93% de domicílios particulares permanentes ocupados não possuem nenhum banheiro de uso exclusivo do domicílio, no Espírito Santo o percentual é de 0,19% e nenhum dos municípios capixabas apresenta percentual superior ao nacional. Acesse o estudo completo no link: https://ijsn.es.gov.br/sinteses/ijsn-no-censo-2022

Comentários Facebook

Estado

Governo do Estado prorroga inscrições do Nossa Bolsa 2025

Publicados

em

Os interessados que ainda não se inscreveram para disputar entre as 1 mil vagas do Nossa Bolsa 2025 podem respirar aliviados. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), prorrogou o prazo de inscrição do Programa que terminaria nesta sexta-feira (17). Agora, o novo prazo segue até as 23h59 da próxima terça-feira (21). O edital 18/2024 oferece 40 opções de cursos distribuídos em 29 instituições de Ensino Superior particulares localizadas em 14 municípios do Espírito Santo.

A seleção das bolsas é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2024. O candidato pode escolher qual ano do Enem usar na seletiva. Além da nota, o interessado também deve ter renda familiar per capta de até 01 salário mínimo e meio.

Entre as opções de cursos estão: Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Educação Física, Pedagogia, Administração, Fisioterapia, Ciências Contábeis, diversas Engenharias, História, Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, entre outras. Clique aqui e acesse o edital prorrogado com todas as opções de cursos, turnos e faculdades.

Vidas que mudam com o Nossa Bolsa

Mayra Karolina Oliveira de Souza de 29 anos concluiu o curso de Ciências Biológicas – Bacharel pelo Nossa Bolsa em 2024. Ela mora no bairro Aparecida, em Cariacica, e conta que se inscreveu no programa porque era um sonho fazer o curso superior, mas não tinha condições de custear a faculdade particular.

“Eu tentei por oito anos ingressar no Ensino Superior por várias outras formas. Mas todas as vezes que eu conseguia uma bolsa, ela não era de 100% e, devido a minha condição financeira, eu não tinha como custear nem parte da bolsa. Até o dia que eu consegui a bolsa integral pelo Nossa Bolsa”, contou Mayra Oliveira.

A bióloga também disse que o programa foi extremamente importante para suas conquistas como universitária. “Pude vivenciar experiências que não imaginei um dia poder viver. Participei três vezes de eventos de inovação do Estado como expositora, tendo meu projeto entre os escolhidos para representar a faculdade”, frisou Oliveira.

Veja todos os requisitos para concorrer as bolsas:

Além da nota do Enem e a renda familiar, o candidato também ter um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Seleção pela nota do Enem:

O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2020 a 2024, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e na redação. O estudante também deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.

Como é feita a inscrição:

O prazo de inscrição vai terminar às 23h59 da terça-feira (21) e deve ser feita pelo site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. O candidato vai preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa.

Serviço:

Prorrogação do prazo de inscrição do Programa Nossa Bolsa 2025

  • Edital Fapes 18/2024 – Nossa Bolsa 2025 PRORROGADO:clique aqui e acesse o edital
  • Inscrições até as 23h59 do dia 21/01, por meio do site:fapes.es.gov.br/nossabolsa
  • Dúvidas? E-mail: [email protected]ou no WhatsApp (27) 99824-6168 (atendimento em dias úteis no período das 09h às 18 horas)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana