conecte-se conosco


Grande Vitória

Inteligência artificial identifica invasão à escola e criminoso é detido em Vitória

Publicados

em

Foto Divulgação

O uso da tecnologia na segurança pública de Vitória ajudou a deter um criminoso dentro de uma escola municipal, na tarde deste domingo (5), em Bento Ferreira. Desta vez, foi a inteligência artificial acoplada em câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal de Vitória que identificou o invasor do colégio. É a primeira vez que essa ferramenta resultou em uma prisão no Estado.

“A ferramenta, recém instalada no colégio, fez a leitura de movimentação humana dentro do colégio em um horário e dia da semana que não deveria haver ninguém. A Central de Monitoramento da Guarda de Vitória recebeu um aviso da inteligência artificial e os operadores verificaram que se tratava de uma invasão. Logo, uma equipe do patrulhamento foi enviada ao local e deteve o suspeito”, detalhou o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni.

Ao chegarem à Escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão, os guardas conseguiram conter o suspeito. “O suspeito foi flagrado danificando um aparelho de ar-condicionado para extrair peças de cobre. O material já havia sido colocado em uma mochila marrom, onde também foram encontrados uma marreta, uma serra e uma faca”, descreveu Piumbini, coordenadora da Gerência de Proteção Comunitária (GPC) da Guarda de Vitória.

Como se não bastasse o crime em flagrante, o criminoso ainda apresentou um nome falso para os guardas. Com o nome verdadeiro em mãos, a equipe descobriu que o detido já possuía cinco passagens criminais pelos crimes de furto, uma por roubo e uma por lesão corporal. Ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Vitória.

Inteligência artificial

Se adaptando ao que há de mais inovador, a Guarda Civil Municipal de Vitória utiliza inteligência artificial junto às câmeras de monitoramento da cidade desde o ano passado. Capaz de captar comportamentos atípicos, de veículos ou de pessoas, o software permite, por exemplo, detectar colisões e veículos quebrados em ruas e avenidas o mais rápido possível. Também é possível detectar ações criminosas ou suspeitas, realizar buscas a carros roubados ou envolvidos em delitos em horas de gravações de câmeras de monitoramento.

“É um sistema extremamente moderno e que amplia a capacidade operacional da Guarda de Vitória, consequentemente, gerando maior sensação de segurança aos moradores e visitantes da capital. É um recurso que poucas instituições possuem e que devemos ampliar ainda mais este ano”, detalhou Amarílio Boni.

Atualmente, o recurso está acoplado em 104 câmeras distribuídas pelas nove regiões administrativas da capital. O software é gerenciado pela Central de Monitoramento da Guarda de Vitória que também é responsável pelo total de 1118 câmeras na cidade.

Comentários Facebook

Estado

Cineteatro das Artes: novo espaço cultural será inaugurado na próxima segunda-feira (20) em Vila Velha

Publicados

em

O Estado ganha um importante espaço cultural na próxima segunda-feira (20), o Cineteatro das Artes, localizado no Shopping da Terra, no Centro de Vila Velha. O espaço se dedicará principalmente à exibição de produções audiovisuais e ao incentivo à formação de novos públicos para o cinema local e nacional. O Cineteatro das Artes será aberto ao público e começa a funcionar a partir das 19 horas.

Reformado e readequado com recursos do Edital de Apoio a Salas de Cinema, da Lei Paulo Gustavo (LPG), em uma parceria entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Secretaria da Cultura (Secult), o Cineteatro das Artes tem capacidade para 110 pessoas. “O Cineteatro está preparado para se tornar uma referência no cenário cultural de Vila Velha e de todo o Estado, oferecendo uma programação inclusiva, diversa e conectada às identidades culturais capixabas”, destaca a idealizadora do novo espaço, Adalgisa Rosa.

A programação de 2025 já está definida e promete ser diversificada. Entre os destaques, estão sessões de cinema brasileiro, o Festival PequenoPera, que une ópera infantil e audiovisual, e o FOCA – Festival de Ópera Capixaba, ambos projetos aprovados por editais da Lei Paulo Gustavo e de Editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secult.

Lei Paulo Gustavo e Apoio a Salas de Cinema

O Edital de Apoio Financeiro a Salas de Cinemas, da Lei Paulo Gustavo (LPG), promoveu o apoio à manutenção (reformas e restauros) ou adequação de espaços culturais multiusos, ampliando assim a sua vocação para salas de exibição comunitárias. Entre as atribuições do Edital foram de recuperar, melhorar ou ampliar suas condições de funcionamento assim como auxiliar na aquisição, troca ou manutenção de mobiliário e equipamentos como projetores, telas, sistemas de som, entre outros. O Edital contemplou 6 projetos de até R$ 250 mil reais, no total de investimento de R$ 1,5 milhão.

Serviço:

Inauguração Cineteatro das Artes
Data: 20/01 (segunda-feira)
Local: Shopping da Terra, Av. Jerônimo Monteiro, 1690, Centro, Vila Velha
Horário: 19 horas.
Entrada aberta

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana