conecte-se conosco


Cidades

Junho Violeta: Cachoeiro promove ações de conscientização sobre violência contra idosos

Publicados

em

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito, da valorização e da proteção dos direitos das pessoas idosas - Foto: Reprodução/Internet

Durante todo o mês de junho, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realiza a campanha “Junho Violeta: Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito, da valorização e da proteção dos direitos das pessoas idosas, além de prevenir e combater todas as formas de violência que atingem esse público.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, é um marco fundamental para reforçar o compromisso da sociedade com o bem-estar e a dignidade dos idosos. Em Cachoeiro, as ações são promovidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de diversos bairros e distritos, com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e atividades interativas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eder Botelho da Fonseca, destacou a relevância da campanha. “O Junho Violeta é um momento essencial para chamar a atenção da sociedade sobre os direitos da pessoa idosa e sobre a necessidade de coibir qualquer forma de violência, seja ela física, psicológica, financeira ou institucional. Precisamos garantir que nossos idosos sejam respeitados, acolhidos e protegidos. A Semdes está mobilizada com ações que visam sensibilizar toda a comunidade, promovendo uma cultura de paz, dignidade e valorização da pessoa idosa”, afirmou.

Programação:

Cras Alto União

12/06 – às 9h: Palestra com o Grupo Esperança Viva.

16/06 – às 13h30: Palestra com o grupo usuários, acompanhados pelo serviço do PAIF com participação do Conselheiro Tutelar.

Cras Village da Luz

17/06 – às 8h30: Roda de conversa com o grupo Melhor Idade/Vida Feliz e participação do Creas.

Cras Burarama e Pacotuba

12/06 – às 9h e 13h: Diversas atividades como bate-papos, confecção de cartões com alusão ao tema, com os grupos Pula Corda, Pique Pega, com o apoio da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Cras Monte Alegre

05/06 – 8h30 às 13h: bate-papos, pintura com alusão ao tema, com os grupos Chocalho, Tambor e Bateria, com o apoio da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento (SCFV).

Cras Burarama

05/06 – às 9h30 e 13h: bate-papos, pintura e confecção de cartão afetivo com alusão ao tema, com os grupos Chocalho, Bateria, Guitarra e Tantan, com o apoio da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento (SCFV).

16/06 – às 15h: bate-papo, confecção de cartão com tema de alusão, com o grupo Descobrindo a Vida, com o apoio da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento (SCFV).

17/06 – às 9h30 e 14h: bate-papos, confecção de cartão com alusão ao tema, com os grupo Pipoca, Amizade e Pintando o sete, como apoio da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento (SCFV).

18/06 – às 14h: bate-papo com alusão ao tema, com o grupo Algodão Doce, com o apoio do Creas.

Cras Itaoca Pedra

18/06 – às 9h e 14h: Dinâmica sobre os direitos dos idosos com o grupo Pingo de Gente.

17/06 às 9h e 14h: Roda de conversa e confecção de lembranças com o grupo Raio de Sol.

16/06 – às 14h: Cartaz coletivo com o grupo Conectados

16/06 – às 9h: Roda de conversa com o grupo Nossa Alegria.

Cras Alto Independência

18/06 – às 9h: Roda de conversa com o grupo Sabedoria e participação da psicóloga Marina Balarini, como apoio da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento (SCFV).

Centro de Convivência Vovó Matilde (CCVM)

11/06 – às 9h: Palestra com a equipe do Creas (PAEIFI) sobre tipos de violência, direitos dos idosos, o que fazer em caso de violência e prevenção.

Cras Jardim Itapemirim

05/06,10/06 e 18/06 – às 8h30: Roda de conversa, palestras e dinâmicas com os grupos Arteiras, Viver Feliz, Amizade e Fantástico, com participação da Anna Luísa (Assistente Social).

Cras Aeroporto

26/06 – às 9h: Roda de conversa com o grupo Vida Ativa, com a psicóloga Bárbara do CAPS.

Cras Soturno

26/06 – às 14h: Roda de conversa com o grupo Mulheres de Fé, com participação de Izabel Marquete, com o apoio da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento (SCFV).

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também promoverá diversas ações ao longo do mês:

06/06 – às 9h30: Abertura do evento no Centro de Convivência Vovó Matilde. Palestra sobre conscientização e combate à violência contra o idoso.

09/06 – às 9h: Cras Itaoca – Palestra sobre conscientização e combate à violência contra o idoso.

10/06 – às 09h e às 14h: Cras Zumbi – Palestra sobre conscientização e combate à violência contra o idoso.

11/06 – às 9h30: Visita dos alunos das escolas para socialização com os idosos no Centro de Convivência Vovó Matilde.

13/06 e 19/06: Visitas e interação de crianças com idosos na Instituição de longa permanência.

17/06 – às 9h: Cras Village da Luz – Palestra sobre conscientização e combate à violência contra o idoso.

18/06 – às 9h: Cras Alto Independência – Palestra sobre conscientização e combate à violência contra o idoso.

20/06: Almoço com idosos do Asilo Adelso Ribeiro, no restaurante do Josélio.

24/06: Arraiá dos Asilos e confraternização dos idosos.

25/06 – às 14h: Palestra sobre fortalecimento de vínculo familiar e apresentação de dança pelo Centro de Convivência Vovó Matilde.

Mobilização e compromisso

A campanha Junho Violeta reforça o compromisso da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim com a promoção do envelhecimento ativo, saudável e seguro. A Semdes convida toda a população a participar das atividades, conhecer os serviços oferecidos e, principalmente, a se engajar na luta contra qualquer forma de violência ou discriminação contra os idosos.

“Cada um de nós pode e deve ser um agente de transformação, combatendo o preconceito, promovendo a escuta ativa e garantindo que nossos idosos sejam tratados com o carinho e o respeito que merecem”, finalizou o secretário Eder Botelho da Fonseca.

Comentários Facebook

Cidades

Feira da Bondade 2025: Prefeitura de Cachoeiro convoca entidades para reunião preparatória

Publicados

em

Por

A Feira da Bondade celebra "40 anos de Solidariedade", marcando quatro décadas de mobilização social - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro de Itapemirim convida as entidades beneficentes, organizações da sociedade civil (OSC), associações, clubes de serviço, ONGs e demais instituições do terceiro setor do município para participarem de uma reunião preparatória da 40ª edição da tradicional Feira da Bondade.

O encontro acontecerá na terça-feira (16), às 19h, no Auditório do Palácio Bernardino Monteiro, no Centro de Cachoeiro, e será conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Social, Eder Botelho da Fonseca, com participação da assessora especial do governo, Norma Ayub.

Neste ano, a Feira da Bondade celebra “40 anos de Solidariedade”, marcando quatro décadas de mobilização social, apoio mútuo e valorização do trabalho das instituições sociais da cidade. A reunião tem como objetivo alinhar as diretrizes do evento e reforçar o papel fundamental das entidades parceiras na sua realização.

“A Feira da Bondade é uma das maiores expressões de solidariedade do nosso município. É um momento em que unimos esforços em prol de quem mais precisa, fortalecendo as ações sociais das entidades que atuam diariamente com dedicação e compromisso. Convidamos todas as organizações para estarem conosco nessa edição histórica”, destaca o secretário Eder Botelho da Fonseca.

A assessora especial do governo, Norma Ayub, ressalta a importância da participação coletiva. “Chegar à 40ª edição é um marco de amor ao próximo e de trabalho conjunto. A Feira da Bondade só é possível graças à união das entidades e à confiança que a população deposita nesse projeto. Essa reunião será essencial para ouvirmos sugestões, esclarecer dúvidas e garantir o sucesso de mais uma edição.”

As entidades interessadas em participar da Feira da Bondade 2025 ainda podem se cadastrar. Para isso, é necessário apresentar os seguintes dados e documentos:

• Nome completo da entidade;

• Nome do presidente;

• Data de início das atividades;

• Endereço da entidade;

• E-mail para contato;

• Número de celular;

• CNPJ da entidade;

• Comprovante de Utilidade Pública (se houver);

• Ata de registro da última eleição da diretoria.

A Semdes reforça que a reunião será uma excelente oportunidade para as instituições se integrarem à programação do evento e contribuírem com ideias para uma edição ainda mais participativa e solidária.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana