conecte-se conosco


Cidades

Linhares: avenida Vasco Fernandes Coutinho, no Interlagos, começa a receber iluminação de Led na próxima semana

Publicados

em

Foto: Felipe Reis

Linhares está com uma iluminação mais moderna e forte com a implantação do projeto Luz Cidadã em diversos pontos. As vias da maioria dos bairros e do interior estão mais claras, garantindo mais segurança aos moradores. As novas lâmpadas são mais potentes e modernas. As lâmpadas existentes são de vapor metálico e darão lugar a luminárias de LED, que são mais eficientes.

E nesta quinta-feira (4) durante a entrega do Complexo de Esporte e Lazer do bairro São José, o prefeito Bruno Marianelli anunciou o início da implantação da iluminação de LED na Avenida Vasco Fernandes Coutinho, no bairro Interlagos, uma das principais vias urbanas do Município. A previsão é que os trabalhos já sejam iniciados na próxima semana.

Serão novas luminárias com tecnologia de LED com potência de 190 Watts em substituição as de 400 Watts existentes, que deixarão a via ainda mais bonita, segura e melhor iluminada. Novos postes metálicos duplos de iluminação pública serão instalados no canteiro central da via, visando melhor iluminação. A troca das luminárias reduzirá a potência existente, gerando economia no consumo regular de energia elétrica.

“Elas direcionam melhor a luz, tornando a iluminação mais uniforme e, assim, aumentam também a visibilidade para pedestres, motoristas e ciclistas”, explica o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi. Ele acrescentou que o projeto é bem amplo e o objetivo é cobrir todos os pontos de iluminação pública do Município de Linhares. “Ganham todos, pois são muitas vantagens e lugares que diretamente se beneficiam. Nossas equipes atuam na sede e no interior”.

O prefeito Bruno Marianelli explica que o projeto Luz Cidadã é um passo importante para Linhares rumo a uma cidade inteligente e mais integrada, e permitirá que a cidade alcance indicadores de conectividade em áreas públicas, como em praças, escolas e unidades de saúde. “Entre os benefícios trazidos pelo novo material, estão a renovação do mobiliário urbano, gestão inteligente da rede de iluminação pública, menor impacto ecológico e redução do consumo de energia”, detalha.

Comentários Facebook

Cidades

Sebrae realiza a instalação de internet em duas comunidades de Alegre e Conceição do Castelo

Publicados

em

Por

Distritos em Conceição do Castelo e Alegre foram beneficiados pelo programa Wi-Fi Brasil

Moradores de duas comunidades rurais do Espírito Santo receberam no último mês a instalação de antenas de internet para facilitar a comunicação e o acesso à informação, através do programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No distrito localizado em Conceição do Castelo, cerca de 500 produtores rurais e da agricultura familiar foram beneficiados com a instalação. Já em Feliz Lembrança, comunidade de Alegre, 60 famílias já estão com acesso à internet.

“Entendemos que é necessário, especialmente nos dias de hoje, que todas as pessoas tenham acesso à internet, pois é lá que a comunicação acontece. Disponibilizar o wi-fi para essas comunidades significa oferecer oportunidades de negociações, e ampliar as possibilidades de mercado e renda para as famílias”, finaliza o gerente regional do Sebrae/ES, Ivair Segheto.

O empreendedor Fábio de Souza, dono da agroindústria Frumel, está entre os beneficiados pelo programa em Alegre. Ele conta que antes da instalação, os moradores compartilhavam a rede móvel e poucas casas tinham ponto de internet.

“Antes os vizinhos se ajudavam, um ia para a casa do outro para usar a internet. Agora com o ponto de acesso na praça, as pessoas vão até o centro comunitário para fazer suas pesquisas. Esse projeto do Sebrae é importante porque deixa a comunidade conectada 24 horas e fortalece inclusive a permanência do jovem na região, incentiva que eles criem algo, façam seus estudos e cursos online, além de reduzir a diferença de acesso à tecnologia entre campo e cidade”, ressalta Fábio.

Ao todo a região conta com seis agroindústrias, uma pequena fábrica de calçados, além dos pequenos prestadores de serviço da comunidade, todos impactados positivamente pelo programa.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana