conecte-se conosco


Grande Vitória

Livro de poemas “Carne Viva” ganha nova edição ilustrada e exposição artística

Publicados

em

A poeta Lívia Corbellari vai lançar a segunda edição do seu livro no dia 2 de maio, no Espaço Casa Flor, no Centro de Vitória

Lançado originalmente em 2019, “Carne Viva” (Editora Cousa) marcou a estreia de Lívia Corbellari na poesia. Esgotado desde 2023, o livro chega agora com uma nova capa e ilustrações feitas pela artista Savya Alana, além de poemas inéditos e um novo prefácio escrito pelo poeta Alexandre Moraes.

O lançamento da segunda edição do livro será no dia 2 de maio (quinta-feira), a partir das 19h, no Espaço Casa Flor, no Centro de Vitória. O evento será acompanhado de uma exposição com obras inspiradas nos poemas que fica aberta no espaço até o dia 18 de maio com entrada gratuita.

“Carne viva” é um livro de poemas que versa principalmente sobre o corpo, a cidade, o sexo e o amor. “A maioria dos poemas que compõem a obra são curtos e intimistas e reflexos de vivências que experimentei ou de pessoas que estiveram próximas de mim. Por isso, os poemas passeiam por diversas nuances, mas acredito que o central é o corpo e como ele experimenta este mundo de dor e de prazer”, explica Lívia Corbellari.

Segundo a autora essa nova edição com as ilustrações e as obras da artista Savya Alana ganha uma nova leitura e novas camadas de interpretação. “Senti que os poemas ainda estavam muito vivos e que ainda tinham uma jornada para seguir, por isso decidi fazer essa segunda edição junto com outras expressões artísticas que dialogassem com a minha literatura”.

O lançamento da segunda edição do livro “Carne Viva” conta com patrocínio da Lei Rubem Braga por meio da Prefeitura Municipal de Vitória.

Sobre a autora

Lívia Corbellari é jornalista e escritora. Atualmente trabalha com produção de conteúdo para internet, edição de revistas e livros e curadoria para eventos literários, além de ser idealizadora do Festival e Cineclube Zona Literária, que já realizou diversas edições pelo Espírito Santo. Em 2019, lançou seu primeiro livro de poemas, “Carne Viva”.

Lançamento segunda edição do livro “Carne viva”

Data: 02/05 (quinta-feira)

Hora: 19h

Local: Espaço Casa Flor. Rua Gama Rosa – Centro, Vitória

O livro será vendido por R$ 30,00

Comentários Facebook

Grande Vitória

Esposa doa rim para o marido em transplante realizado no Hospital Evangélico de Vila Velha

Publicados

em

Por

Essa foi a segunda cirurgia de transplante renal intervivo do HEVV em 2024

Gérbia e Leomir estão juntos há 24 anos e a partir agora têm uma nova história para contar! Em março, eles passaram pelo procedimento de transplante renal intervivo no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), onde Gérbia da Silva, de 38 anos, doou um rim para o marido, Leomir da Silva, de 41 anos.

“Eu acompanhei o processo de exames, hemodiálise e internação do meu marido. Passamos um período muito difícil juntos. Quando eu descobri que era compatível foi uma grande felicidade em poder salvar a vida dele!”, conta Gérbia.

Por meio de exames de rotina, o montador Leomir da Silva, descobriu que estava perdendo proteína pela urina e desde então começou a fazer os tratamentos até que teve que começar a hemodiálise e ir para fila de transplante.

“Atualmente, cerca de 1.000 pessoas estão à espera de um rim no Espírito Santo. Mas essa fila é para doadores falecidos. Talvez, o que muita gente ainda não sabe é que existe a possibilidade de fazer um transplante, com muita segurança, entre paciente e doadores vivos”, destaca Bruno Majevski, que é coordenador do centro transplantador do HEVV.

Para que o transplante renal intervivo aconteça é realizado um processo rigoroso. Primeiro é feita uma avalição pela equipe multiprofissional e os primeiros exames, que são de compatibilidade, sendo eles, prova cruzada e HLA, em seguida são realizados exames de sangue e imagem no receptor e doador.  Todos as consultas pré e pós-cirúrgica, exames e cirurgia são realizadas no hospital, com exceção dos exames de compatibilidade que são realizados no laboratório de imunogenética.

“No HEVV temos uma equipe qualificada para realizar todas as etapas do processo minuciosamente. Inclusive, o doador passa por atendimento completo com psicóloga, assistente social, nutricionista, enfermeiro. Geralmente, em torno de quatro meses é finalizada toda a avalição e quando liberado já é agendada a cirurgia. Esse protocolo traz total segurança para doador e paciente na hora da cirurgia”, declara Majevski

Após a cirurgia, Leomir só tem a agradecer a esposa. “Esse ato de carinho e amor da minha esposa me deu a oportunidade de levar uma vida normal. Sinto uma gratidão eterna”, fala Leomir.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana