conecte-se conosco


Cidades

Mais duas feiras livres da agricultura voltam a funcionar em Cachoeiro

Publicados

em

Feira do Servidor terá formato diferente, para reduzir riscos de aglomeração Foto: Márcia Leal

Mais duas feiras livres da agricultura familiar estão de volta em Cachoeiro. Nesta semana, será retomada a “Feira do Servidor”, às terças e sextas, a partir das 17h, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz. Na semana passada, foi retomada a do bairro Gilberto Machado, que ocorre às quintas, a partir das 16h, na praça localizada na avenida Cristiano Dias Lopes.

Nelas, é possível encontrar produtos frescos, trazidos direto do campo para a cidade, sem intermediários. Verduras, frutas, legumes, incluindo alimentos orgânicos produzidos dentro de uma lógica socialmente responsável, além de produtos da agroindústria familiar, tais como pães, queijos, biscoitos, embutidos, mel, doces, geleias e salgados.

Além dessas, outras duas feiras voltaram a funcionar há duas semanas: a que acontece no Independência (largo da Matriz velha), às quartas, a partir das 5h, e a do Nova Brasília (em frente ao ginásio), aos sábados, no mesmo horário.

Todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas, incluindo o uso de máscaras por todos, um maior distanciamento entre as barracas, a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos pelos feirantes e a necessidade de manter o isolamento social, evitando aproximações desnecessárias.

O resultado dessas ações foi positivo. “Avaliamos que os feirantes e compradores estão cumprindo as medidas e decidimos, então, manter nossa programação de reabertura desses outros dois canais de comercialização de produtos da agricultura, que são importantes para a geração de trabalho e renda no campo”, informa o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda.

Novidades na Feira do Servidor

Para garantir a volta da “Feira do Servidor”, com maior segurança sanitária, a Secretaria Municipal de Agricultura passará a adotar um novo critério de funcionamento. Os 1388 servidores beneficiários do tíquete-feira serão divididos em oito grupos. Eles deverão ir às compras, apenas no dia indicado, que será informado pela secretaria em que estão lotados.

Os servidores deverão usar todo o valor dos tíquetes de abril e maio, somados, ou seja, R$ 200, na data marcada pela Prefeitura. Dessa forma, será possível retomar o atendimento, com risco reduzido de aglomerações, pois apenas cerca de 175 servidores participarão de cada feira.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Setur realiza terceiro encontro com representantes dos municípios

Publicados

em

 

Representantes dos municípios das regiões turísticas Doce Terra Morena e Pedras, Pão e Mel participaram do Encontro Virtual de Dirigentes do Turismo realizado, na manhã desta sexta-feira (07), pela Secretaria de Turismo (Setur). O encontro, que está sendo realizado com os representantes das dez regiões turísticas do Estado, tem o objetivo de estreitar o debate com as prefeituras e oportunizar a troca de informações sobre as ações desenvolvidas pela Setur.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, agradeceu a presença de todos destacou a importância desta atividade. “Cada vez com mais frequência iremos promover encontros com este, momentos de diálogo e troca de informações que irão, de forma conjunta, tornar nosso Estado ainda mais organizado no que se refere ao turismo”, disse.

O tema destes encontros, realizados por meio de plataforma virtual, são a adesão ao Cadastur, cadastro nacional que inclui os prestadores de serviços da cadeia produtiva do turismo, à adesão ao Selo Turismo Responsável que significa o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), bem como o Desafio Turismo Responsável, que é uma atividade de estímulo aos municípios, no sentido de se qualificarem para o período pós pandemia.

A secretária Lenise Loureiro enfatizou a importância de cada município trabalhar junto aos empreendedores esta conscientização, aproveitando este período em que é necessário o distanciamento social para organizar o setor.
“Vamos aproveitar este tempo para preparar as equipes, planejar as ações e estimular os empreendedores no que diz respeito aos protocolos sanitários, nos preparando para o pós-pandemia, quando, cada vez mais, o turista será mais cuidadoso ao definir seu destino”, explicou.

O secretário de Turismo de Água Doce o Norte, Gabriel Verly, agradeceu o convite e destacou o grande potencial turístico do Espírito Santo e o quanto é necessário o trabalho de todos para que este seja qualificado e bem explorado. “Estamos com muito entusiasmo para trabalhar e contamos com apoio da Setur e dos demais colegas secretários.”

O representante do município de Nova Venécia, Anderson Sabino, ressaltou a dificuldade em sensibilizar os empreendedores e colocou que a prefeitura trabalha internamente para que no momento da formalização das empresas à adesão ao Cadastur também ocorra. “Estamos trabalhando para isto, mostrando ao empreendedor as vantagens de estar cadastrado e o quanto isto pode ser revertido positivamente para seu negócio”, pontuou.

Demandada pela dirigente de Vila Pavão, Libian Timm Paganoto; o secretário de Turismo de Boa Esperança, Silvano Krétli; e a titular da pasta em Barra de São Francisco, Israelle Silva e Souza, sobre as ações de fortalecimento da região, a secretária Lenise Loureiro incentivou que os municípios se reúnam de forma regional e definam as prioridades para que de forma mais rápida a equipe da Setur possa colaborar na realização das mesmas. “É necessário que vocês se unam e definam as metas da região. Desta forma, nossa equipe poderá ajudar, viabilizando capacitações, qualificação profissional, divulgação, entre outras ações de fortalecimento do destino”, frisou.

Agenda

Esta foi a terceira reunião do encontro Virtual de Dirigentes de Turismo realizada pela Setur. Na próxima terça-feira (11), a reunião será com dirigentes das regiões Montanhas Capixabas e Vales e do Café e no dia 18, o encontro será com os secretários dos municípios que integram as regiões Metropolitana e Imigrantes.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana