conecte-se conosco


Cidades

Março Lilás: ações para prevenir câncer do colo do útero são permanentes

Neste mês, o foco das ações dedicadas à saúde da mulher se volta, principalmente, para a prevenção do câncer do colo do útero, devido à campanha Março Lilás. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro aproveita a mobilização para lembrar que, durante todo o ano, o público feminino do município tem acesso, na rede […]

Publicados

em

Neste mês, o foco das ações dedicadas à saúde da mulher se volta, principalmente, para a prevenção do câncer do colo do útero, devido à campanha Março Lilás. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro aproveita a mobilização para lembrar que, durante todo o ano, o público feminino do município tem acesso, na rede pública, a serviços para se proteger da doença. 

O principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer é a infecção pelo vírus HPV, que pode ser detectada por meio do exame preventivo, realizado gratuitamente nas unidades básicas de saúde. 

A partir dos 25 anos, toda mulher com vida sexual ativa deve fazer anualmente o exame, também chamado de Papanicolau. Ele permite identificar inflamações e alterações iniciais que, se descobertas e tratadas em tempo, evitam a evolução para o câncer. No município, o procedimento pode ser agendado até pela internet (agendamento.cachoeiro.es.gov.br).

Além disso, as unidades disponibilizam, gratuitamente, preservativos masculinos e femininos, que ajudam a proteger contra o HPV, uma vez que o vírus é transmitido por via sexual. 

Outra frente de prevenção do câncer de colo de útero é a vacinação contra o HPV. As doses do imunizante estão disponíveis nas salas de vacina de unidades de saúde, para meninas de 9 a 14 anos e, também, meninos de 11 a 14 anos. Para conseguir uma melhor cobertura, equipes da Semus vão às escolas do município para imunizar os estudantes dessa faixa etária.

“A vacinação e a realização do exame preventivo se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. Mas, mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada (a partir dos 25 anos), deverão fazer o exame preventivo periodicamente”, salienta a secretária de Saúde, Luciara Botelho. 

Evento

No próximo dia 28, a Semus promoverá um evento na praça Jerônimo Monteiro para lembrar, entre outras datas comemorativas de março, o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo de Útero (26 de março). Das 8h às 12h, será oferecida uma série de serviços de saúde. Na ocasião, também serão comemorados o Dia Internacional da Mulher (8), o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31) e o Dia Nacional de Combate à Tuberculose (24).

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Defesa Civil Nacional repassa R$ 96,4 mil para o município de Alegre

Publicados

em

Por

Casa destruída após queda de muro em Alegre. Um homem morreu - Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou o repasse de R$ 96,4 mil para ações de defesa civil na cidade de Alegre, no Espírito Santo. A portaria foi publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União. A cidade capixaba sofreu com chuvas intensas e usará o recurso para a reconstrução de uma ponte. A ação beneficiará cerca de 29,5 mil pessoas.

Em todo o País, estados e municípios atingidos por desastres e que já tenham obtido o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana