conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

Milhões de modems em todo o mundo podem ser hackeados; entenda

Publicado

source

Olhar Digital

Modems de todo o mundo estão vulneráveis a ataques de hackers arrow-options
Arquivo iG

Modems de todo o mundo estão vulneráveis a ataques de hackers


Um grupo de pesquisadores dinamarqueses, chamado Lyrebirds , descobriu que centenas de milhões de modems em todo o mundo podem estar vulneráveis a uma falha de software chamada “Cable Haunt”.

A falha está nos sistemas da empresa Broadcom , mais especificamente em um chip usado em muitos modems que protege contra picos de energia no sinal do cabo. O ataque a essa vulnerabilidade é bastante difícil de realizar. Como alternativa, invasores estão inserindo códigos de ataques em páginas da internet ou e-mails, que, quando acessados, fazem com que o dispositivo da vítima seja infectado.

Se o ataque for bem-sucedido, os cibercriminosos  podem assumir o controle do modem e enviar os usuários de redes comprometidas para sites maliciosos , realizar transações online ou alternar o firmware do modem, disseram os pesquisadores.

Leia também: Vale a pena monitorar o celular dos filhos? Entenda os apps de controle parental 

Infelizmente, ainda não há uma solução definitiva para a falha “Cable Haunt”. Quatro provedores de serviços da internet na Escandinávia realizaram correções provisórias aos modems dos clientes, mas as empresas do resto do mundo parecem ainda não ter percebido o problema em seus aparelhos. 

Leia mais:  Preços sobem antes da Black Friday; confira quais produtos são mais atingidos

Precauções para evitar ser infectado

No momento, é possível usar um sistema de antivírus para filtrar sites e e-mails maliciosos para que os dispositivos não sejam infectados. Isso vale para qualquer tipo de computador, pois o código de ataque não se importa com a plataforma utilizada.

Usar o Mozilla Firefox também pode ajudar. De acordo com os pesquisadores, a versão do protocolo de comunicação entre servidor e cliente do código malicioso parece não ser compatível com o usado no Firefox, por esse motivo, usar o navegador da Mozilla pode ser uma solução temporária.

Leia também: Mais de 6 petabytes: conteúdo do Pirate Bay demoraria 19 anos para ser baixado

A equipe Lyrebirds acredita que quase 200 milhões de modems podem ser vulneráveis ao “Cable Hunt” apenas na Europa. A equipe ainda não mensurou esse número no mundo todo.

Até o momento, não há casos de dispositivos infectados no Brasil, mas como essa é uma ameaça de nível global, nenhum país pode estar totalmente protegido. Caso as empresas de telecomunicação do país encontrem alguma vulnerabilidade por aqui, uma atualização de firmware deve ser liberada remotamente para corrigir o problema.

Leia mais:  Aceita VR? Uber Eats passa a aceitar Ticket Refeição em São Paulo

Via: Tom’s Guide

Comentários Facebook
publicidade

Ciência e Tecnologia

Usuários brasileiros relatam instabilidade no Whatsapp neste domingo (19)

Publicado

source
pessoa digitando no whatsapp
shutterstock

Usuários relatam não conseguir enviar fotos, vídeos e figurinhas

O Whatsapp se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter na manhã deste domingo (19) após usuários apresentarem dificuldades para enviar fotos, áudios e figurinhas em conversas.

O problema pode ser detectado tanto em aplicativos para iOS quanto para Android. No momento de enviar qualquer mensagem que não seja em texto, elas ficam “em espera”.

Sites que registram reclamações sobre quedas de aplicativos começaram a registrar as primeiras reclamações por volta das 8h. Até pouco depois das 10h, o problema não foi resolvido. A plataforma não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

Comentários Facebook
Leia mais:  Elon Musk faz striptease para comemorar lançamento da Tesla; veja o vídeo
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana