conecte-se conosco


Estado

Modelo de Gestão do Governo é apresentado ao Ministério Público Estadual

Publicados

em

 

O Modelo de Gestão para Resultados do Governo do Estado, denominado Realiza+, foi apresentado, nesta quinta-feira (16), pela subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, para a equipe do Ministério Público do Estado (MPES).

“Com o Realiza+ o, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), amplia sua capacidade de executar programas e projetos e entregar resultados com grande poder de transformação para a sociedade capixaba”, explicou Joseane Zoghbi. Para atingir esses objetivos, o programa utiliza uma metodologia fundamentada na Gestão Orientada para Resultados (GEOR) e no Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

No encontro virtual com o MPES, a subsecretária destacou a importância do compartilhamento de informações. “À SEP cabe difundir a cultura do gerenciamento de projetos e profissionalizar ainda mais a gestão pública em Gestão para Resultados”, enfatizou.

É a Secretaria de Economia e Planejamento que coordena o Planejamento Estratégico do Governo do Estado. Para o período de 2019-2022, tem como base o ES 2030 – planejamento de longo prazo do Estado -, o Programa de Governo, bem como diagnósticos, análises e reuniões com a equipe de Governo.

É também na SEP que funciona o Escritório de Projetos do Governo, que realiza o gerenciamento intensivo de programas e projetos das carteiras estratégicas da Administração Estadual. Os programas e projetos estruturantes têm gerenciamento intensivo e são coordenados diretamente pelo governador do Estado, Renato Casagrande. Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a partir deste mês de setembro, esse processo será retomado utilizando o modelo híbrido de reuniões quinzenais, de forma presencial e virtual.

Para a obtenção dos resultados previstos no Planejamento Estratégico, o trabalho, coordenado pela Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), envolve desde os gerentes de projetos e equipes, nas secretarias e órgãos, até a alta gestão do Governo. “O monitoramento intensivo realizado pelo nosso Escritório de Projetos busca reduzir riscos e problemas que porventura venham a surgir durante a estruturação e a execução dos projetos, bem como acelerar a entrega de resultados para a sociedade”, detalhou Joseane Zoghbi.

Garantindo a atualização e a integridade das informações como prazo, custo, escopo e qualidade dos programas e projetos, por meio do Realiza+, o Governo amplia a capacidade de realizações em nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida; Educação para o Futuro; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Saúde Integral; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura para Crescer; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; e Gestão Pública Inovadora.

SigES

Ainda durante encontro com o MPES, Josiane Martins, servidora da Subsecretaria de Planejamento e Projetos, destacou o Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (SigES) como a principal ferramenta de comunicação entre a linha decisória e as instâncias de apoio do Modelo de Gestão Realiza+. O SigES é um sistema próprio do Governo do Estado e foi desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

A Secretaria de Economia e Planejamento se colocou à disposição para orientar e apoiar o MPES no processo de planejamento e gerenciamento dos programas e projetos do órgão. Todo o trabalho, realizado por meio da Subepp, resultará na elaboração do Planejamento Estratégico, na definição de carteira de programas e projetos, indicadores e metas, implantação do Escritório de Projetos, definição do modelo de gerenciamento de projetos e na utilização do SigES.

Comentários Facebook
Propaganda

Estado

Espírito Santo é o Estado que mais fez investimentos em 2021

Publicados

em


Governo do Espírito Santo foi o que mais realizou investimentos, de janeiro a agosto de 2021, segundo aponta o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia

De acordo com o relatório, de todas as despesas liquidadas pelo Governo Estadual, 10% foram utilizadas para investimentos em infraestrutura, saúde, esporte, segurança pública, entre outras áreas. Ainda segundo informações divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, os estados de Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Sul aparecem na segunda colocação, tendo utilizado 8% dos recursos para a realização de investimentos. 

“Esses investimentos podem ser feitos, porque estamos bem organizados. O Espírito Santo mantém equilibrados os gastos com pessoal e encargos sociais, custeio e serviço da dívida, para que cresçam os investimentos em áreas relevância social”, avaliou o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.

“O Relatório Resumido de Execução Orçamentária, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, mostra como o Espirito Santo é beneficiado por uma gestão que cuida das contas públicas de forma responsável, com controle de gastos, o que faz com que o Estado avance em investimentos e realize políticas públicas inovadoras, que beneficiam a população capixaba”, ressaltou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

Duboc explicou que na proposta orçamentária para 2022, enviada à Assembleia Legislativa, o valor previsto para investimentos é de, aproximadamente, R$ 2,7 bilhões, representando quase 20% da receita líquida de impostos.

Marcelo Altoé também parabenizou as equipes das Secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Economia e Planejamento (SEP), pelo trabalho técnico que vem desenvolvendo em conjunto. “Constantemente, as equipes da Sefaz e da SEP se reúnem para analisar as despesas, receitas e investimentos feitos pelo Governo Estadual. Esse acompanhamento diário dos números da gestão refletem o zelo que temos para com as contas públicas”, pontuou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos/ Giordany Bozzato
(27) 3347-5511/(27) 3347-5128
[email protected] / [email protected]

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana