conecte-se conosco


Cidades

Morre aos 79 anos ex-prefeito de Ibatiba Soniter Miranda Saraiva

Morreu na madrugada desta quinta-feira (7), o ex-prefeito de Ibatiba Soniter Miranda Saraiva, 79 anos, devido à falência múltipla dos órgãos. Ele já vinha lutando contra alguns problemas de saúde como Alzheimer, complicações no coração e rins. O político exerceu os mandatos de prefeito e vereador, ainda quando Ibatiba pertencia ao município de Iúna e […]

Publicados

em

Morreu na madrugada desta quinta-feira (7), o ex-prefeito de Ibatiba Soniter Miranda Saraiva, 79 anos, devido à falência múltipla dos órgãos. Ele já vinha lutando contra alguns problemas de saúde como Alzheimer, complicações no coração e rins.

O político exerceu os mandatos de prefeito e vereador, ainda quando Ibatiba pertencia ao município de Iúna e depois administrou a Capital Capixaba dos Tropeiros por dois mandatos: 1989 a 1992 e 2001 a 2004.

Casado com Clair Rodrigues Miranda que também foi vereadora, Soniter deixa uma vida marcada na área política, empresarial e agrícola. O casal teve duas filhas.

Luciano Pingo, atual prefeito de Ibatiba lamentou o ocorrido. “O município perde um grande ícone da vida pública. Soniter deixa um grande legado de obras e contribuições sociais a nossa história. Parte também o meu ‘Pai’ na vida pública, pois a oportunidade que concedeu a um jovem, permitiu que hoje ‘o menino’ se tornasse o Prefeito de Ibatiba. Descanse em paz meu querido Soniter. Força e Fé para todos os familiares. Dona Clair, vamos em frente. Deus no Comando”, escreveu.

A Prefeitura decretou luto oficial em Ibatiba por três dias, devido a morte ex-prefeito. O velório de Soniter em sua residência na rua Mickeil Chequer, em Ibatiba, e o sepultamento às 9 horas desta sexta-feira (8).

Fonte :Aqui Noticias

Texto: Edézio Peterle

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Sancionada a lei que autoriza agentes da GCM de Anchieta a portar armas de fogo

Publicados

em

Por

Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal de Anchieta (GCMA) passará a atuar com porte legal de arma de fogo. O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, sancionou ontem (27) a lei que permite o porte de arma de fogo para a categoria. Na ocasião Petri sancionou mais três leis que estruturam e regulamentam a Guarda Civil Municipal de Anchieta. Parte da corporação participou do ato de assinatura, ocorrida no gabinete do prefeito.

O projeto de armar a Guarda Municipal de Anchieta foi elaborado desde 2021 pelo executivo municipal. Ao todo, 87 agentes serão treinados pela Polícia Federal para atuarem com as novas regras. Recentemente, o município criou uma ouvidoria e também uma corregedoria dentro da Guarda Municipal – consideradas instrumentos indispensáveis para a efetivação do projeto.

De acordo com o gerente da Guarda, Wander Nogueira, a aprovação da proposta é um marco histórico para o município e um avanço para as ações de segurança. “Armar a Guarda vai dar mais legitimidade para o trabalho da instituição, que passará a atuar de forma mais independente”, avaliou.

Para o prefeito, a Guarda é uma importante instituição que vem prestando valiosos serviços ao município. “Tenho orgulho da nossa guarda e dos nossos agentes que vêm fazendo um importante papel na segurança de nossa cidade. Essas novas lei irão dar mais respaldo para a corporação se tornar ainda mais organizada e estruturada”, disse.

Preparação e treinamento

Para armar os agentes, a Guarda Municipal de Anchieta firmou uma parceria com a Academia da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Acadepol), que irá ofertar um curso de capacitação para os agentes. O treinamento vai capacitar os guardas na parte teórica e prática, incluindo o curso de tiro. Antes de utilizarem armas de fogo, os agentes deverão ser aprovados nesta formação.

A Lei autoriza o município a firmar convênios, acordos de cooperação técnica e instrucional com União, Estados, Municípios, bem como, com instituições, órgãos ou estabelecimentos de ensino aptos legalmente a ofertarem cursos de formação, aperfeiçoamento e utilização de armamento e tiro ao efetivo da Guarda Civil Municipal de Anchieta.

 

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana