conecte-se conosco

Cidades

Moto fumacê passa por 11 bairros de Cachoeiro

Publicado

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), continua o ciclo de combate ao mosquito Aedes aegypti no município com o uso de moto fumacê. Nesta quinta-feira (25), o serviço atendeu 11 locais.

Os bairros atendidos foram Vila Rica, Teixeira Leite, Santa Helena, União, Recanto, Abelardo Machado, Aeroporto, Novo Parque, Ibitiquara, Jardim Itapemirim e IBC. A ação é realizada sempre das 17h às 21h.

O objetivo é intensificar o trabalho de diminuição da circulação do mosquito, que é transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Ele é alvo de ações permanentes de combate conduzidas pela Semus, uma vez que se reproduz em qualquer época do ano e em água parada suja ou limpa.

“As equipes têm atuado constantemente no combate ao mosquito. No cronograma, a Vigilância Ambiental prioriza os locais com maior índice de infestação. É sempre importante ressaltar que o combate é um trabalho conjunto entre poder público e moradores. A população precisa se conscientizar sobre seu papel e não descartar indevidamente recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Mutirão Sábado

Neste sábado (27), os bairros Boa Vista e Aeroporto receberão um mutirão de combate ao Aedes aegypti. A ação é organizada pela Comunidade Católica do Aeroporto e contará com o apoio da Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Voluntários da comunidade, agentes de edemias, e a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) se reunirão em frente à Igreja São Sebastião, no Aeroporto, a partir das 7h30. Em seguida, percorrerão os bairros distribuindo material de cunho educativo e de prevenção.

De acordo com a Semus, o objetivo é a conscientização da população sobre medidas preventivas que podem evitar a proliferação do mosquito, como: eliminar pneus sem uso, lixo e outros objetos que podem acumular água; verificar regularmente vasos de planta; cobrir corretamente as caixas d’água; e fechar ralos pouco usados com plástico ou jogar água sanitária, pelo menos, duas vezes por semana.

Campanha

A prefeitura tem promovido uma ampla campanha de alerta à população para a importância das medidas de prevenção. Em maio, o município realizou um Dia D de combate ao mosquito, que passou por 12 localidades que apresentaram maiores notificações da enfermidade transmitida pelo Aedes aegypti. Foram recolhidas quase 100 toneladas lixo e entulho nos bairros visitados, e 26 imóveis foram notificados.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Covid 19: Bom Jesus tem mortes ainda não confirmadas

Publicado

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) informou neste domingo (26/07) que o número de casos confirmados subiu para 590. A quantidade de pessoas curadas da Covid-19 chegou a 317 e o de pacientes monitorados caiu para 258.

Oficialmente a cidade tem 15 mortes causadas pelo coronavírus, mas há informações, ainda não confirmadas, de que sete pessoas teriam morrido nas últimas 24 horas em Bom Jesus. Duas delas seriam moradoras da cidade e podem aparecer no próximo boletim.

A UTI do Hospital São Vicente de Paulo (única do município) tem hoje apenas dois leitos vagos para pacientes com coronavírus. Na enfermaria, para casos menos graves, existem 27 vagas entre as 40 totais.

O bairro Pimentel Marques segue com o maior número de infectados, com 119. Em seguida vêm o Centro da cidade ainda com 98 e o Lia Márcia, que agora tem 73 casos positivos. Nos distritos e comunidades, concentram o maior número de casos Usina Santa Isabel e Carabuçu, cada um com 23 confirmações.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana