conecte-se conosco

Política Estadual

MP com Você discute violência contra mulher

Publicado

As agressões praticadas contra as mulheres têm ganhado grande repercussão na mídia, trazendo o debate da violência de gênero para a agenda da sociedade. Na edição do programa MP com Você desta sexta-feira (8), a convidada da vez é a promotora de Justiça Cláudia Regina dos Santos.
Cláudia dos Santos atua como coordenadora no Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), uma iniciativa do Ministério Público Capixaba que visa diminuir as taxas de agressões e feminicídios no estado. O programa vai ao ar na TV Assembleia Legislativa às 12h30 e às 22h45.

Grande parte do esforço do setor está em capacitar profissionais para que possam atender às vítimas de abuso. “É emergencial que todos os agentes sejam capacitados, muitas vezes os casos de violência não recebem a devida orientação ou as vítimas se sentem desconfortáveis, justamente pelo despreparo dos profissionais”, afirma a promotora.

Além de esclarecer como funciona o núcleo e orientar as vítimas a como proceder diante de uma situação de agressão física ou psicológica, a promotora relembra que os canais de denúncia anônima permanecem abertos e atendem pelos números 180 ou 190.

O MP com Você é uma parceria entre a TV Assembleia e o Ministério Púbico do Espírito Santo (MP-ES). Sugestões de pauta, elogios ou reclamações podem ser enviadas ao e-mail [email protected]

A TV Assembleia pode ser assistida, na Grande Vitória, nos canais 19.2 aberto e digital, 319.2 da GVT, 12 da NET, 23 da RCA e 519.2 da Sky. Quem não mora na Região Metropolitana pode acompanhar a entrevista,  nos horários de exibição do programa, por meio do canal da TV Assembleia no YouTube.
 

Comentários Facebook
publicidade

Política Estadual

3ª Companhia vai para a Curva da Jurema

Publicado


.

O quiosque número um da orla da Curva da Jurema deve abrigar a nova sede da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que atende a região dos bairros Praia do Canto e Santa Lúcia, em Vitória. A informação foi passada em audiência pública virtual realizada pela Comissão de Segurança na noite desta segunda-feira (27).

O requerimento da audiência pública foi apresentado pelo deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos). O debate sobre a construção de uma nova sede para o destacamento da PM desta região é pauta no colegiado da Assembleia Legislativa (Ales) desde agosto do ano passado.

Os trabalhos e efetivo da 3ª Companhia da PM foram transferidos para o 1º BPM que fica em Maruípe em dezembro do ano passado, de forma provisória, depois de reclamações de policiais e moradores de que a estrutura física estava em condições precárias .

Na audiência, autoridades policiais e representantes de associações de moradores destacaram a intenção de acompanhar as obras de reforma do quiosque para que o projeto possa contemplar questões estratégicas de segurança como chegada e saída das viaturas e ainda a adequação necessária à qualidade no acolhimento aos profissionais que vão atuar, bem como a população que será atendida.

Obras

O comandante do 1º BPM/ES, tenente-coronel Marcio Franco Borges disse que a obra será executada pela Prefeitura de Vitória e que a previsão de entrega é novembro de 2020. “A área do quiosque vai ser totalmente ocupada. É uma reforma de cerca de 200 metros quadrados. O projeto ainda está sendo realinhado com pequenos ajustes finais”.

O presidente da Comissão de Segurança, deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL) destacou que colocará na pauta da próxima reunião do colegiado a solicitação para que o projeto de reforma seja disponibilizado a todos os agentes interessados. Informou ainda que estuda uma visita técnica ao local.

O deputado Pazolini disse que o fato de a companhia funcionar fora do seu território de atuação estava trazendo prejuízos para a população. “O agente de segurança pública tem que estar no dia a dia da comunidade. Tenho certeza que a instalação dessa nova estrutura vai possibilitar avanços e fluidez no atendimento às ocorrências, melhorando a sensação de segurança e trazendo mais tranquilidade pra quem vive e trabalha nas redondezas”, avaliou.

O parlamentar destacou também que as novas instalações devem garantir acolhimento e condições para os policiais se estabelecerem dignamente, “por isso, nosso pedido para acompanhar o dia a dia dos projetos e obras”, observou.

Comissão

O colegiado de Segurança é presidido pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL) e tem como vice- presidente coronel Alexandre Quintino (PSL). São membros efetivos os deputados Euclério Sampaio (DEM), Capitão Assumção (Patri), Delegado Lorenzo Pazolin (Republicanos), Marcelo Santos (Podemos), Enivaldo dos Anjos (PSD), Dr. Emílio Mameri (PSDB) e Luciano Machado (PV). São suplentes Dary Pagung (PSB), Gandini (Cidadania), Hudson (Republicanos) e Alexandre Xambinho (PL).

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana