conecte-se conosco


Política

Norma Ayub anuncia pré-candidatura à Assembleia Legislativa do ES

Publicados

em

Reprodução/Web

Nesta quinta-feira (15), a ex-deputada federal e ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub (PP), anunciou que disputará uma das 30 cadeiras da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A informação foi confirmada durante uma reunião com apoiadores realizada em Cachoeiro de Itapemirim.

Norma Ayub tem longa trajetória no cenário político capixaba. Ela foi eleita prefeita de Itapemirim para dois mandatos consecutivos (2005–2008 e 2009–2012). Em 2017, assumiu seu primeiro mandato como deputada federal, sendo reeleita em 2018 e tornando-se a primeira mulher do Sul do Espírito Santo a alcançar a Câmara dos Deputados.

Na Câmara Federal (2017–2022), Ayub concentrou sua atuação em comissões relacionadas à saúde, educação, direitos humanos e proteção às pessoas idosas e às mulheres. Norma sempre priorizou saúde, educação e qualidade de vida aos idosos, participando de frentes parlamentares como a Comissão de Seguridade Social e Família, Direitos Humanos e Minorias, Educação, Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Defesa dos Direitos da Mulher.

Ao comentar a decisão de voltar à disputa eleitoral, Norma destacou o compromisso que marca sua trajetória pública. “Minha motivação sempre foi cuidar das pessoas, especialmente de quem mais precisa. Quero levar para a Assembleia Legislativa essa experiência construída ao lado da população, com sensibilidade social e responsabilidade com o dinheiro público”, afirmou.
Além da carreira legislativa, Norma Ayub é reconhecida por projetos sociais de impacto. Quando secretária de Assistência Social durante a gestão do prefeito Theodorico Ferraço em Cachoeiro de Itapemirim (2001–2004), ela implantou iniciativas pioneiras de combate à fome e à pobreza. Entre elas está a criação da Casa da Sopa, programa que chegou a atender diariamente milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.

Na mesma época, coordenou a entrega de mais de três mil moradias populares a famílias de baixa renda, parte de um dos maiores programas habitacionais do Estado. Essas ações não só aliviaram a fome e o déficit habitacional de muitos capixabas, mas também foram reconhecidas por promover dignidade e inclusão social às comunidades atendidas, em um período anterior à existência de programas federais como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família.

Em seu mandato como deputada federal, Norma Ayub também canalizou recursos para programas sociais no Espírito Santo. Destinou emendas a instituições como asilos e iniciativas de assistência, incluindo projetos de energia solar em unidades de longa permanência para idosos.

Na Câmara, ocupou a Secretaria da Mulher (bicameral) e continuou atuando em comissões ligadas aos direitos sociais, reforçando seu compromisso com a defesa das mulheres, dos idosos e da seguridade social.

Com um currículo marcado por mandatos municipais e federais e uma trajetória voltada a projetos sociais, Norma Ayub reforça seu retorno ao debate público com a promessa de levar à Assembleia Legislativa um olhar focado no desenvolvimento social e na qualidade de vida dos capixabas.

Comentários Facebook

Política

Casagrande confirma Ricardo Ferraço como seu candidato ao Governo do ES

Publicados

em

Por

Foto: Cid Costa

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), confirmou nesta quinta-feira (18) a escolha do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) como candidato do grupo político do Governo do Estado à sucessão estadual nas eleições de 2026. A decisão foi revelada na resposta do governador a um repórter após a coletiva de imprensa do balanço da gestão estadual de 2025.

A confirmação de Ricardo Ferraço consolida a estratégia de continuidade administrativa e política de um projeto que, segundo Casagrande, tem promovido equilíbrio fiscal e investimentos estruturantes com avanços sociais e econômicos em todas as regiões capixabas que favorecem o dia a dia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“O Ricardo tem sido um nome que tem me ajudado a construir esse Espírito Santo que tem se destacado em diversas áreas. Eu fiz diversas consultas a nossa base de aliados e todos chegamos a conclusão que o Ricardo é o nome que protege tudo isso que a gente construiu em nosso Estado. O melhor nome para dar continuidade a esse projeto e aperfeiçoar o que fizemos em todos esses anos”, afirmou Casagrande.

 

Ricardo Ferraço agradeceu a confiança do governador e ressaltou que a escolha representa a continuidade de um trabalho coletivo. “Recebo essa manifestação do governador Renato Casagrande com sentimento de elevada responsabilidade, porque a palavra é confiança. Confiança nesse estado que nós estamos construindo juntos, um Espírito Santo que está cada dia melhor. E precisamos manter esse rumo e até para ampliar o ritmo das realizações, considerando o nível de organização que nós temos no Estado”.

O vice-governador menciona também o compromisso com o modelo de gestão consolidado no Estado capixaba. “Quando o governador Casagrande faz uma manifestação como essa, muito além de uma aliança política, o que nós estamos é olhando para o futuro, a necessidade de darmos continuidade. Entendendo a continuidade como algo que precisa ser aperfeiçoado, porque a dinâmica social é muito forte, cada vez mais veloz sobretudo quando você considera as expectativas da população. Minha responsabilidade é dar continuidade e manter esse modo de governar. Dialogando muito, conversando muito, fazendo com que o nosso estado continue com esses atributos. Para nós responsabilidade fiscal não é não é uma atividade fim, é uma atividade meio. Esses investimentos todos que nós acompanhamos aqui são produto de uma forma de governar. De uma forma olhando para o futuro, fazendo com que o Estado possa ser cada vez mais inovador e cada vez cada vez mais revelador de oportunidades. Continuar fazendo com que o ambiente de negócios aqui no Espírito Santo continue sendo seguro, previsível, para que os investimentos continuem acontecendo, porque quando a economia vai bem temos recursos para fazer os robustos investimentos que a gente tem feito em todos os municípios capixabas. Então eu recebo essa manifestação do governador Casagrande com muita humildade, com muita confiança, e digo ao governador que estou pronto para dar continuidade ao seu trabalho e manter o rumo e manter o ritmo cada dia melhor do Estado do Espírito Santo.”

Casado e pai de três filhos, Ricardo tem trabalho consolidado no Espírito Santo. Vice-governador, durante a primeira metade do ciclo de Governo comandou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, promovendo políticas públicas eficientes voltadas à geração de oportunidades, empregos e renda. Trabalho alinhado com o setor produtivo que reflete na redução expressiva e contínua na taxa de desemprego em nosso estado.

Coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que integra segurança, educação e cultura em áreas vulneráveis, tem contribuído com o combate à criminalidade. Atualmente o Estado realiza os maiores investimentos da história em Segurança Pública, com a recomposição dos efetivos, valorização, armamentos, equipamentos e reconhecimento das Forças de Segurança, investimentos em tecnologia, como a instalação dos totens de segurança e das câmeras equipadas com reconhecimento facial nos terminais e ônibus do Transcol e nas viaturas da Polícia Militar. Um dos principais resultados alcançados está na redução constante na taxa de homicídios, a menor dos últimos 29 anos.

O conhecimento e a presença em todas as áreas do Governo do Espírito Santo, favorece outras habilidades conhecidas: o relacionamento e a capacidade de conciliação. Elas permitem que o vice-governador tenha atuação na articulação entre o Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, setor produtivo (indústria, comércio, serviços e cooperativas) e com prefeituras e câmaras municipais, garantindo que o Espírito Santo tenha a gestão mais municipalista do Brasil. Para Casagrande, essa atuação fortalece a capacidade de liderança do vice-governador no desafio de liderar o Estado do Espírito Santo.

Neste atual ciclo consecutivo do Governo Casagrande, os investimentos da administração estadual vão ultrapassar R$ 25 bilhões, com recursos significativos direcionados para melhorias em infraestrutura e em estruturas variadas em todos os 78 municípios capixabas.

“Ricardo é um nome de fato que nos dá segurança para que a gente dê sequência a tudo aquilo que estamos fazendo e para que possamos avançar. Ricardo conhece o estado, conhece as lideranças, tem experiência administrativa, é trabalhador, é decente, é sério, sabe o valor do dinheiro público. Tudo isso nos dá segurança para apresentarmos à sociedade capixaba”, reforça o governador Renato Casagrande.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana