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Antonio Carlos Andrade

O Capital Erótico e a Carreira Profissional

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Quem tem sex appeal é mais bem sucedido. A ciência garante.

 

Existem três atributos pessoais que mais ajudam o indivíduo a se destacar profissionalmente e pessoalmente. São eles: O capital humano (que é o conhecimento da pessoa, o que ela sabe); o capital econômico (que é o quanto a pessoa tem, o dinheiro); e o capital social (que é quem a pessoa conhece, seu círculo de relacionamento).

Em 2012, a Escola de Economia de Londres incorporou um quarto atributo, chamado de capital erótico, que são atributos como charme, elegância, estilo e carisma.  Estudos comprovaram que entre os “anônimos”, a boa aparência e a atratividade podem render ganhos salariais.

O capital erótico é a combinação de beleza, sex appeal, dinamismo, talento para se vestir bem, charme, habilidades sociais e competência sexual. É um misto de atratividade física e social.

O capital erótico tem valor em todas as relações sociais, incluindo no mercado de trabalho. Homens e mulheres atraentes têm vantagem e as pequenas diferenças e os sucessos iniciais podem levar a grandes diferenças no resultado final.

E por quê isso? Simples, o ser humano é muito visual, as pessoas costumam dar mais crédito aos que têm boa aparência. Outra coisa é que na visão do capital erótico, não existem pessoas feias, e sim pessoas preguiçosas, pessoas que não cuidam do seu potencial erótico.

Para o capital erótico a aparência é um cartão de visitas, desde que, haja competência e perfil desejado, pois o capital erótico por si só, não assegura sucesso profissional, mas, se somado a outros atributos, pode contribuir para uma diferenciação na carreira.

É percebido que o capital erótico está ligado à autoestima da pessoa. Assim, tudo começa em mim, se sou capaz de cuidar de mim para que eu seja uma pessoa dentro dos recursos que herdei.

Se a pessoa pensa que é desafortunada por não ter capital erótico e quer romper o preconceito existe uma boa notícia: o capital erótico se aprende, se aprimora e se desenvolve.

Ter potencial erótico é usar os atributos como um capital. Apresento abaixo os  seis elementos do capital erótico. São eles: beleza, sex appeal, habilidades sociais, dinamismo, apresentação pessoal e sexualidade.

BELEZA: A beleza extrema é sempre rara e universalmente valorizada. A atratividade é, em grande parte, uma característica conquistada. Entrar em forma, corrigir postura, usar cores e modelos favoráveis são mudanças podem contribuir para uma aparência completamente nova.

SEX APPEAL: A atratividade sexual tem a ver com um corpo sexy.  Entretanto o sex appeal pode depender de personalidade e estilo, feminilidade ou masculinidade, jeito de ser, maneira de interagir socialmente. A atratividade sexual está na maneira como a pessoa: se movimenta; fala; ou se comporta, de forma que só pode ser registrada em filme ou observada diretamente. O sex appeal é escasso e, portanto, universalmente valorizado.

HABILIDADES SOCIAIS: É a habilidade de “flertar”, que pode ser aprendida, mas não é universal. Estamos falando aqui de: charme; graça; capacidade de interação; habilidade de conquistar pessoas, de deixá-las felizes e à vontade; habilidade de gerar interesse e, quando for apropriado, desejo.

DINAMISMO: É um misto de boa forma física, energia social e bom humor. Pessoas animadas podem ser imensamente atraentes para os outros. Normalmente são aqueles que são descritos como “a alma da festa”.

APRESENTAÇÃO PESSOAL: Tem a ver com o tipo de roupa que a pessoa veste, a maquiagem, corte de cabelo e acessórios. Aqui entra: estilo de vestir; maquiagem; perfume; joias ou outros adornos; cortes de cabelo e os diversos acessórios que as pessoas carregam ou usam para anunciar ao mundo seu status social e estilo. Quem tem habilidade para se apresentar socialmente e se vestir de maneira apropriada é mais atraente que aqueles que parecem mendigos.

SEXUALIDADE: Sem relação com a libido, inclui a capacidade de imaginação erótica e energia sexual que a pessoa aparenta ter.

Para confirmar a teoria do capital erótico, temos a literatura sobre inteligência emocional, onde é ensinado que a sensibilidade social e a capacidade de encantar podem ser vantagens, que a apresentação pesa na persuasão e que quem se “veste para o sucesso” o alcança mais facilmente.

Todos podem usar o capital erótico para alavancar a carreira profissional. Como exemplo, podemos citar que ao comandar uma equipe, o líder necessita conquistar o seu time a ser liderado. Esse capital de conquista, definido pela Escola de Economia de Londres como “capital erótico”, é um conceito que traz novos ares e veio para alavancar o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

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Antonio Carlos Andrade

Negociação: Pontos essenciais para o sucesso

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A todo o momento estamos negociando. Assim, não resta a menor dúvida que negociar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa. Negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes. A questão que se coloca é como fazê-lo com a máxima efetividade. Vamos a alguns pontos que realmente fazem a diferença.

  1. Verifique o seu estado mental. Um estado mental rico de recursos é a base para o sucesso. Um estado mental frágil e inadequado é a porta para o fracasso. O estado mental adequado para se negociar tem a ver com as respostas a algumas perguntas, entre elas as seguintes:

– Você está disposto a pagar o preço pelo sucesso, ou acredita que pode receber alguma coisa sem empenho e determinação?

– Você é capaz de lutar por aquilo que deseja, ou diante de dificuldades, desiste e se propõe a alcançar objetivos mais modestos ou mesmo os mínimos aceitáveis?

– Você pode conviver com o desconforto, tensão, ambiguidade, risco, incerteza e insegurança, ou só conforto, segurança e o familiar?

  1. Identifique suas crenças pessoais. Existe um princípio que diz: “quer você acredite que pode, quer você acredite que não pode, de qualquer forma você está certo.” Assim, tenha muito cuidado com as suas crenças.

A negociação é um processo, ou seja, um conjunto de etapas. Existem sete etapas numa negociação. A primeira é a Preparação. Muitas negociações são ganhas ou perdidas na qualidade da preparação. Mas para preparar bem temos que ver a situação pela nossa ótica e pela do outro negociador. Prepare-se em toda e qualquer negociação que for participar. Costuma-se dizer que uma negociação é igual a um jogo de xadrez, você precisa cercar de todos os lados para não ser dominado pela pessoa com quem está negociando.

A segunda etapa é a Investigação. Quebre o “gelo”, faça rapport, ou seja, crie um clima agradável, de empatia entre os negociadores. Comece se apresentando, dizendo quais os objetivos da reunião, esclareça se há necessidade de confidencialidade e descubra, perguntando, qual o tempo disponível para tratarem do assunto. Nesta fase do processo de negociação é importante lembrar de algo fundamental no processo de negociação: ouça mais do que fale! Para isso, é preciso saber fazer as perguntas certas e escutar atentamente, para decifrar as necessidades do cliente e, consequentemente, o valor que dá para a solução que você está trazendo.

A terceira etapa é a Sinalização. Assim, depois de tudo isso, você finalmente entendeu o que seu cliente valoriza em sua solução. Mas, ainda não comece a negociar abertamente, sinalize o que você está pensando em fazer. Essa é uma maneira de só se encaminhar para a próxima fase do processo de negociação com a certeza de que realmente está no caminho certo. Veja algumas dicas de como fazer isso: Nunca seja agressivo; evite supor coisas, seja direto em suas afirmações; use pausas para ouvir e entender a outra parte; ao sentir que está no caminho certo, repita o que disse de forma resumida e aguarde a resposta para se certificar; siga passo a passo, dessa forma, descobrindo mais a cada pausa; use técnicas de Programação Neurolinguística, tanto para entender como para transmitir suas ideias; use a postura adequada para demostrar disposição e segurança.

A etapa quatro é o Teste, ou seja, agora é hora de testar se você está mesmo no caminho certo, como se jogasse iscas para seu cliente. Você fará suas primeiras propostas de valor. As dicas são as seguintes: seja objetivo; vá fazendo propostas gradativas, verificando o que o outro lado valoriza; reestruture sua proposta seguinte, tentando enquadrá-la às necessidades do cliente; caso receba contrapropostas, não se desvie de seu objetivo no empenho de fechar a venda.

A etapa cinco é a etapa de Trocas, onde depois de sinalizar e testar, chegou a hora de pôr sua proposta firme na mesa. Na verdade, se você seguiu corretamente os passos até aqui, essa fase será bastante rápida e assertiva.

É o momento de trocar concessões, baseado no valor que você descobriu que seu cliente dá a cada elemento de sua solução. Assim, baseado também em seus objetivos iniciais (aqueles que você definiu na fase de preparação), só aceite fazer uma concessão em troca de outra. Isso pode não ser tão fácil quanto parece, assim, preparei mais uma lista de dicas rápidas: Nunca interrompa quando seu interlocutor apresenta uma contraproposta; não rejeite de imediato o que lhe foi proposto; não responda imediatamente com sua versão melhorada do acordo; busque áreas comuns entre as duas propostas e tente realçá-las; ao fazer concessões, estipule um limite; não tenha medo de parecer relutante; faça suas concessões gradualmente, sem pressa; nunca se esqueça de seu objetivo inicial.

Em seguida chegamos à etapa do Acordo, onde não pode restar dúvidas do que foi ajustado. A maneira mais adequada de fazer isso é repetir sua última versão de proposta, calmamente, enfatizando as concessões de ambas as partes e destacando o valor de sua solução para o cliente. Você pode começar sua explanação com uma frase como esta:

– Deixe-me ver se já estou atendendo a todas as suas expectativas.

E por fim, vem o Acerto Final, onde o acordo já foi feito, mas é preciso acertar alguns detalhes como: quando o projeto começará, quem deve ser acionado, para onde enviar contratos e notas fiscais e outras providências como essas.

Se não for possível assinar um documento formal na hora, o ideal é enviar, assim que chegar na empresa, um e-mail com uma ata de tudo que foi acertado, alinhando as expectativas com o cliente. Este é o maior objetivo dos acertos finais: alinhar expectativas!

Temos que ter em mente que: Negociar é encontrar uma solução para um problema de outra pessoa de uma forma que nós ficamos em uma situação melhor do que estaríamos se não tivéssemos negociado.

 

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