conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

O jogo Gartic, de desenho no celular, cresce 1600% durante quarentena

Publicado

source

O isolamento social fez do jogo brasileiro Gartic se tornar um dos games mais baixados para celulares no país desde o dia 17, com a intensificação de medidas de distanciamento social motivadas na pandemia do novo coronavírus. Foi um crescimento de 5 mil downloads por dia em média para cerca de 80 mil — um salto de 1.600% em uma semana, segundo informações do G1 .

Leia também: A vida não para! Serviços digitais para usar durante o isolamento

celular arrow-options
Reprodução/Engadget

Celular

Leia também: Aplicativo de videoconferência Zoom envia dados dos usuários para o Facebook

O aumento deixou o app Gartic de adivinhação e desenhos em 13º entre os games gratuitos na loja de aplicativos do Google e em 2º, depois de alguns dias na liderança, entre iPhones nesta quinta-feira (26).

Desenvolvido pelo estúdio mineiro Onrizon em 2008, o jogo reúne pessoas que devem adivinhar qual palavra uma delas está tentando desenhar em um tempo limitado. Ganham pontos aqueles que acertarem, e aqueles que conseguirem transmitir a ideia com seus traços.

Leia também: PlayStation 5 será lançado este ano mesmo com coronavírus, diz porta-voz da Sony

Lançado originalmente para o navegador de computadores, chegou ao smartphones em 2013, mas nunca tinha tido tantos acessos de forma repentina. 

Os servidores do Gartic original têm sofrido com tantos acessos, por isso, a empresa tem direcionado os jogadores ao “Gartic.io”, versão internacional do game. Segundo Moreira, ele tem uma capacidade melhor para atender a nova demanda – e também está disponível em português.

Comentários Facebook
publicidade

Ciência e Tecnologia

Micro videogame: Sega lança console retrô que cabe na palma da mão

Publicado


source

Olhar Digital

Sega console videogame
Reprodução/YouTube/Sega

Micro console tem 8 centímetros


Lançado em 2016 o NES Classic Edition, da Nintendo , inaugurou uma onda de “consoles retrô” miniaturizados, celebrando os grandes jogos de gerações passadas. Desde então tivemos versões pequeninas do Super NES, PlayStation, Mega Drive, TurboGrafx-16 e NeoGeo, só para citar alguns.

Mas parece que aos olhos da Sega estes consoles ainda são grandes demais. Para celebrar seus 60 anos a empresa decidiu testar os limites da miniaturização e anunciou nesta quarta-feira (03) o Game Gear Micro, uma versão bem pequena de seu primeiro portátil.


Lançado em 1990, o Game Gear era basicamente uma versão portátil do Master System, equipado com tela colorida e criado para concorrer com o Game Boy , da Nintendo. Entretanto era maior, mais caro e devorava baterias, o que prejudicou seu sucesso no mercado.

A Sega vendeu 10 milhões de unidades do console nos 10 anos em que foi produzido, em contraste aos mais de 118 milhões de unidades do Game Boy original vendidas pela Nintendo em 14 anos. Ainda assim, o Game Gear tem um grande catálogo de bons jogos e muitos fãs ansiosos por celebrar seu legado.

Leia também: Quanto vai custar o PlayStation 5? Segundo CEO da marca, console não será barato

O Game Gear Micro tem 8 cm de largura e 4,3 cm de altura (menor que consoles como o GameBoy Micro, da Nintendo, ou um iPod Nano de 4ª Geração), com uma tela colorida de apenas 1,15 polegadas. Ou seja, está mais para “chaveirinho high-tech” e um rápido passatempo do que para um console  no qual você vai investir horas de jogo.

Ainda assim é um console completamente funcional, alimentado por duas pilhas AAA ou uma porta USB. A Sega está apostando no colecionismo e lançando quatro modelos, nas cores preta, vermelha, amarela ou azul, cada um com quatro jogos diferentes na memória.

A versão preta tem Sonic the Hedgehog, Puyo Puyo 2, Outrun e Royal Stone. A azul tem Sonic Chaos, Gunstar Heroes, Sylvan Tale e Baku Baku Animal. A vermelha tem Revelations: The Demon Slayer, Megami Tensei Gaiden: Last Bible Special, Columns e The GG Shinobi.

Leia também: Vai ter Xbox Series X: Microsoft promete console este ano mesmo com coronavírus

Por fim, a versão amarela é para os fãs da série de RPGs Shining Force e tem Shining Force Gaiden: Ensei – Jashin no Kuni he, Shining Force: The Sword of Hajya, Shining Force Gaiden: Final Conflict e o puzzle Nazo Puyo: Arle no Roux.

Quem comprar um pacote com todos os quatro modelos levará um brinde especial: uma versão em miniatura da Big Window , uma lente que era acoplada ao console para ampliar o tamanho da tela.

O Game Gear Micro já está em pré-venda no Japão por US$ 50 cada (cerca de R$ 250), com entrega prevista para o dia 6 de Outubro. Ainda não há informações sobre o lançamento no exterior.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana