conecte-se conosco


Cidades

Obra da Terceira Ponte de Colatina terá recursos da Secretaria de Recuperação do Rio Doce

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd), firmou um novo termo de cooperação para apoiar a execução de obras de infraestrutura em áreas impactadas pelo desastre ambiental de Mariana. Serão destinados R$ 30 milhões para a construção da Terceira Ponte de Colatina, contribuindo para o custeio de parte da obra, que é considerada estratégica para a mobilidade urbana e regional.

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou o impacto positivo da intervenção para a população. “A Terceira Ponte de Colatina é uma obra sonhada e fundamental para desafogar o trânsito na cidade. E utilizar parte dos recursos do Acordo de Mariana nessa obra faz parte do processo de reparação a uma região que foi profundamente afetada”, afirmou.

O termo de cooperação foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (23) e atende ao previsto no Anexo 12 do Novo Acordo Rio Doce, que estabelece investimentos para modernização, reforço logístico e melhoria das estruturas públicas. A obra também deverá contar com recursos de emendas parlamentares da bancada federal capixaba.

O projeto urbanístico completo da Terceira Ponte está orçado em R$ 164 milhões. Além da estrutura de quase um quilômetro sobre o Rio Doce, serão construídos acessos e conexões com a BR-259 e a ES-080, passando pelos bairros Castelo Branco e Maria das Graças, totalizando cerca de 12 quilômetros de extensão. O conjunto inclui ainda ciclovias e calçadas, ampliando a segurança e a mobilidade urbana.

“Há poucos dias estivemos em Colatina dialogando com o prefeito Renzo Vasconcelos, vereadores e lideranças sobre os investimentos programados para o município. Colatina é estratégica para a região e para o Espírito Santo. Estamos avançando com parcerias sólidas, transparência e planejamento. A Terceira Ponte está sendo projetada coletivamente para ser uma obra eficiente e transformadora para a vida dos colatinenses”, comentou o vice-governador Ricardo Ferraço.

A intervenção vai modernizar a circulação viária na região central de Colatina, que atualmente depende da Ponte Florentino Avidos – estrutura com tráfego intenso, incluindo ônibus e caminhões. Após a conclusão da obra, a Florentino Avidos terá duas faixas de circulação no sentido Centro, enquanto a Terceira Ponte terá duas faixas no sentido do bairro São Silvano, formando um binário que deve reduzir congestionamentos e melhorar o fluxo de deslocamento.

Além dos moradores de Colatina, a nova ponte vai beneficiar diretamente municípios como Baixo Guandu, Marilândia, Pancas, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte, Alto Rio Novo e Linhares, que utilizam a cidade como polo regional de comércio, serviços e saúde.

“A nova ponte vai facilitar o deslocamento das pessoas que buscam serviços públicos e privados em Colatina, referência regional em saúde. Também vai reduzir o tempo e o custo de transporte, aumentar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial da região. É um investimento que melhora a vida das pessoas e fortalece o desenvolvimento da Bacia do Rio Doce”, destacou o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi.

Um consórcio formado por empresas de Minas Gerais venceu o processo licitatório, etapa anunciada em janeiro de 2025. A partir da assinatura da ordem de início, o prazo previsto para elaboração do projeto executivo e conclusão da obra será de 1.020 dias, conforme estabelecido pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Comentários Facebook

Cidades

Itaguaçu adere ao Programa ES Inteligente

Publicados

em

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (28), o município de Itaguaçu, na região Serrana, aderiu e assinou o acordo de cooperação técnica do Programa ES Inteligente, firmando a parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC) para estruturar uma Parceria Público-Privada (PPP) que forneça Iluminação Pública, miniusinas solares e Infraestrutura de Telecomunicações. A partir deste acordo, a cidade se junta às outras 27 que já estão com o processo em andamento para ampliar a infraestrutura e a qualidade da gestão pública.

O prefeito de Itaguaçu, Darly Dettmann destacou a relevância deste projeto para a cidade e seus munícipes. “Este é um projeto inovador que trará tecnologia, sustentabilidade (como energia limpa), videomonitoramento para melhorar a segurança pública, além de uma série de benefícios que o Bandes está trazendo para o nosso município, por meio do governo do Estado”, disse.

Além do gestor municipal, o delegado titular, Renan Alves dos Santos, complementa: “De fato, o Programa (Cidades Inteligentes) é importante para a segurança pública, tendo em vista que há sinergia de ferramentas importantes, como o circuito de videomonitoramento e iluminação inteligente, mas também há aspectos sociais que merecem ser ressaltados, como a inclusão digital e aumento de oportunidades que isso gera, sobretudo para jovens”, declarou.

O Bandes e o IPGC, como os responsáveis pela estruturação, coordenação e operacionalização do projeto, respectivamente, afirmam que, em breve, darão início aos primeiros estudos de viabilidade. Os estudos de viabilidade são o ponto de partida para transformar as diretrizes do programa em ações concretas ao estimar os investimentos por parte do futuro parceiro privado (CAPEX) e do próprio município, além de garantir que cada projeto avance de forma eficiente e sustentável.

“É nesse momento que identificamos as reais necessidades do município, as oportunidades de investimento e o potencial de retorno para a população. No caso de Itaguaçu, esses estudos vão permitir alinhar o projeto à vocação econômica local, garantindo soluções sob medida em iluminação, energia limpa e conectividade. Essa é a base para que as futuras parcerias privadas sejam sólidas e tragam benefícios duradouros à cidade”, afirma o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip.
Entenda o programa
O ES Inteligente é um programa voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de concessões e da estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Os pacotes de serviços oferecidos contribuem diretamente para promover mais segurança e bem-estar aos cidadãos, com iniciativas de inclusão digital, como o Wi-Fi público, e ações voltadas à sustentabilidade, por meio da geração de energia limpa.

Com a adesão de 28 municípios capixabas, a modelagem de soluções integradas, que contempla cidades inteligentes, com iluminação pública, usina solar fotovoltaica e telecomunicações, além do saneamento focado em resíduos sólidos urbanos, tem gerado impacto significativo na qualidade de vida da população. O programa já abrange mais de 35% dos municípios do Estado, alcançando cerca de 1,8 milhão de habitantes, o que representa aproximadamente 40% da população capixaba.

“O apoio do Bandes permite que também municípios menores, como Itaguaçu, avancem em projetos estruturantes e sustentáveis. Com o ES Inteligente, unimos planejamento técnico e visão de futuro para promover desenvolvimento, energia limpa e conectividade para a população”, declara o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias, Vilker Zucolotto.

Saiba mais:
www.bandes.com.br/ppp

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana