conecte-se conosco

Grande Vitória

Oficina de fotografia do Circuito Cultural leva bem-estar para pacientes de US

Publicado

Descobrir um mundo a partir da arte. Essa foi a missão do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural de Vitória numa oficina dada ao Grupo Raio Estelar, formado por pacientes do grupo de saúde mental acompanhados pela Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras.

O resultado desse projeto pode ser conferido em uma mostra de fotografias na própria US, até o dia 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

O objetivo do Circuito Cultural, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), foi de ensinar o uso das câmeras para que essas pessoas possam registrar o mundo como elas veem. A cada clique, um novo mundo era descoberto a partir de ângulos, cores, formas, visualizando e imortalizando pessoas e paisagens.

“Foi uma vivência que fortaleceu o grupo e possibilitou a circulação em outro espaço do território. Escutar relatos em que cada um deles descreve como se sentiram importantes, vistos e admirados mostra como é necessário o trabalho em rede para o atendimento das demandas e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade”, afirmou a psicólogia Lylian Mercier Cordeiro, da US.

A parceria entre o Circuito Cultural e a US também teve como objetivo proporcionar a essas pessoas descobertas de novas possibilidades de território, produção de lembranças e documentação de suas próprias histórias. Foram realizados dois ensaios: o primeiro na área interna da unidade e, o segundo, na área externa.

“A parceria proporciona aos alunos de fotografia a oportunidade de colocarem em prática conceitos aprendidos em sala de aula, como iluminação, ângulo, enquadramento e composição fotográfica, além de praticarem o olhar sensível e necessário para quem deseja estar por trás das câmeras”, disse a instrutora de fotografia, Ariane Piñeiro.

Para a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, a parceria das secretarias municipais de Cultura (Semc) e Saúde (Semus) é uma forma de elevar a autoestima das pessoas e permitir descobertas de novas formas de expressão.

“Essa parceria fortalece muito o que o Circuito Cultural acredita, que é ampliar as redes e as possibilidades do morador da comunidade”, explicou a coordenadora.

 

Serviço

Exposição Fotográfica do Grupo Raio Estelar

Quando: até 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas

Onde: Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras – Rua Felicidade Correia dos Santos, 40 – São Pedro

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita.

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Guarda Municipal de Vitória faz nova ação de distribuição de máscaras

Publicado


.

Divulgação Semsu

Guarda Municipal distribui máscaras em bairros de Vitória

Objetivo da ação é fazer com que diminua o risco de propagação do coronavírus na capital

Agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória reforçam as ações de orientação e conscientização da população durante a pandemia do coronavírus com a distribuição de máscaras. Nestas segunda (3) e terça (4), foram entregues mil itens nas comunidades de Engenheira, Resistência e Ilha do Príncipe.

“Mesmo com a classificação de risco médio de contágio em que a cidade se encontra atualmente, é importante continuar com essas ações nos bairros”, disse Rafael Barcelos, coordenador da Guarda Municipal.

Durante a ação, os agentes também conversam com os moradores sobre a necessidade de manter o isolamento social, evitar a aglomeração de pessoas e fazer a higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão.

Alerta

Outra ação conscientizadora da Guarda Municipal é a emissão de comunicado sobre a atual classificação do município em relação ao vírus.

Viaturas com alto-falantes circulam por todos os bairros de Vitória, principalmente em locais com maior probabilidade de aglomeração de pessoas, como praças, parques, praias e locais de alta concentração de comércio.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana