conecte-se conosco

Grande Vitória

Oficina de fotografia do Circuito Cultural leva bem-estar para pacientes de US

Publicado

Descobrir um mundo a partir da arte. Essa foi a missão do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural de Vitória numa oficina dada ao Grupo Raio Estelar, formado por pacientes do grupo de saúde mental acompanhados pela Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras.

O resultado desse projeto pode ser conferido em uma mostra de fotografias na própria US, até o dia 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

O objetivo do Circuito Cultural, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), foi de ensinar o uso das câmeras para que essas pessoas possam registrar o mundo como elas veem. A cada clique, um novo mundo era descoberto a partir de ângulos, cores, formas, visualizando e imortalizando pessoas e paisagens.

“Foi uma vivência que fortaleceu o grupo e possibilitou a circulação em outro espaço do território. Escutar relatos em que cada um deles descreve como se sentiram importantes, vistos e admirados mostra como é necessário o trabalho em rede para o atendimento das demandas e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade”, afirmou a psicólogia Lylian Mercier Cordeiro, da US.

Leia mais:  Oficina de contação de histórias com exposição de máscaras afro no Mucane

A parceria entre o Circuito Cultural e a US também teve como objetivo proporcionar a essas pessoas descobertas de novas possibilidades de território, produção de lembranças e documentação de suas próprias histórias. Foram realizados dois ensaios: o primeiro na área interna da unidade e, o segundo, na área externa.

“A parceria proporciona aos alunos de fotografia a oportunidade de colocarem em prática conceitos aprendidos em sala de aula, como iluminação, ângulo, enquadramento e composição fotográfica, além de praticarem o olhar sensível e necessário para quem deseja estar por trás das câmeras”, disse a instrutora de fotografia, Ariane Piñeiro.

Para a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, a parceria das secretarias municipais de Cultura (Semc) e Saúde (Semus) é uma forma de elevar a autoestima das pessoas e permitir descobertas de novas formas de expressão.

“Essa parceria fortalece muito o que o Circuito Cultural acredita, que é ampliar as redes e as possibilidades do morador da comunidade”, explicou a coordenadora.

 

Serviço

Exposição Fotográfica do Grupo Raio Estelar

Quando: até 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas

Leia mais:  Semana da Infância: alunas entendem por que rede de saúde é destaque

Onde: Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras – Rua Felicidade Correia dos Santos, 40 – São Pedro

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita.

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Mar da Música 2020 anima Arena Vitória em Camburi neste fim de semana

Publicado

O projeto Mar da Música, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), vai animar a Arena Verão Vitória neste sábado (18) e domingo (19). A estreia da programação musical do verão da capital capixaba vai ser a partir das 18 horas na Praia de Camburi e promete divertir moradores e turistas. A entrada é gratuita.

O Secretário Municipal de Cultura, Francisco Grijó, explicou que, além de trazer diversão e cultura para a capital, o projeto Mar da Música dá espaço para que novos artistas possam mostrar seu trabalho. “É uma política pública muito importante de divulgação e de fomento para aqueles que curtem a boa música e para aqueles que querem mostrar o trabalho para o público”, destacou.

Grijó ressaltou ainda a parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) com a estreia do Mar da Música dentro da programação da Arena Verão Vitória 2020 na Praia de Camburi.

Neste sábado, a abertura da programação será às 18 horas com a apresentação de Marcos Bifão, com um repertório de pop e samba-rock. Depois é a vez de Humberto Campos fazer show com repertório de MPB. 

Leia mais:  Rodoviários aceitam proposta do TRT-ES, mas impasse sobre greve permanece até o fim do dia

Mar da Música

O Mar da Música 2020 ocorre às quintas, sextas, sábados e domingos, até o dia 2 de fevereiro. A cada dia, o projeto vai levar atrações musicais para lugares diferentes da orla de Vitória. A programação será divulgada a cada semana.

Este ano foram selecionadas, por edital, 32 propostas musicais, dentre artistas solo e duplas. Os shows terão duração de 50 minutos cada e são de estilos variados, como pop, rock, forró, sertanejo, MPB, entre outros estilos. 

Arena

A Arena Verão Vitória leva para a população uma programação rica em esportes, cultura e lazer. A arena funcionará diariamente até o dia 9 de fevereiro e está localizada frente ao Hotel Aruan, na Praia de Camburi. Ocorrem apresentações de artes marciais, rugby, Copa Vitória de Futebol de Areia, recreação, colônia de férias, vôlei de praia, futevôlei, basquete 3×3, aquatlon, ações educativas, entre outros.

Além de muito esporte, o público poderá participar ativamente das atividades, já que, durante os intervalos dos jogos e competições, vai rolar um aulão de ginástica aeróbica. O Circuito Cultural, projeto da Semc, também fará apresentações no local, além de expôr os tradicionais artesanatos dos Ícones da Cultura Capixaba.

Leia mais:  Semana da Infância: alunas entendem por que rede de saúde é destaque

 

Serviço
Estreia do Mar da Música 2020
Quando: 18 e 19 de janeiro (sábado e domingo)
Local: Arena Verão Vitória na Praia de Camburi – próximo ao Hotel Aruan
Shows: Marcos Bifão às 18 horas e Humberto Campos às 19 horas
Entrada gratuita.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana