conecte-se conosco


Grande Vitória

Oportunidade: curso gratuito de Maître no Hotel Escola Senac Ilha do Boi

Publicados

em

Foto: Adobe Stock / Divulgação

O Senac Espírito Santo, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), está com inscrições abertas para a formação gratuita de Maître: Supervisão de Salão. O curso tem carga horária de 40 horas e será realizado nas segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 12h30, no Hotel Escola Senac Ilha do Boi, em Vitória.

As aulas têm previsão de início em 4 de março com conclusão no dia 25 do mesmo mês. Os interessados podem se matricular enquanto as vagas não forem preenchidas e até antes do início do curso. A oportunidade tem como público alvo pessoas com idade maior ou igual a 18 anos, pré-requisito de escolaridade o Ensino Fundamental II completo e renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

O Gerente Geral do Hotel Senac Ilha do Boi, Thiago Avanza, explica o diferencial da oportunidade. “Com aulas práticas, excelente estrutura para o aprendizado e instrutores experientes do mercado, o curso promete uma imersão completa, que vai preparar os participantes para assumirem posições de destaque em diversos setores da indústria de alimentos e bebidas”, disse.

Maître e Garçom: mesmo ambiente, diferentes funções

A palavra maître tem sua origem no francês e significa “mestre”. No contexto da culinária e hospitalidade, o termo ganhou força e acabou gerando a função que está cada vez mais presente nas equipes do segmento gastronômico. Diferente do que muitas pessoas pensam, o profissional não substitui o garçom e muito menos o gerente do estabelecimento.

Maître do Hotel Senac Ilha do Boi, Rozimar Oliveira, trabalha há 22 anos no estabelecimento. Durante esse período ela fez diversos cursos, graduação na área hoteleira, MBA em gestão empresarial e atualmente contabiliza 13 anos exercendo a função no Hotel que é uma verdadeira referência de atendimento e qualidade no Estado. Ela relata que começou a sua carreira com o curso de garçom ainda em 2001, mas que foi evoluindo na área. Ela explica as diferenças entre as profissões.

“Embora ambos atuem no mesmo segmento, as funções são diferentes. Enquanto o garçom é responsável pelo atendimento direto aos clientes, o Maître assume uma posição de liderança, coordenando equipes, gerenciando operações e garantindo a excelência no serviço. Logo, o Maître desempenha um papel estratégico na gestão do estabelecimento”, explicou Oliveira.

Hotel Escola Senac Ilha do Boi

O Hotel Escola Senac Ilha do Boi é uma referência na área de hotelaria e gastronomia no Espírito Santo. Os cursos oferecidos no local contam com uma infraestrutura de qualidade e professores especializados, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecedora para os alunos.

Programa Senac de Gratuidade (PSG)

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é destinado a pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que enfrentam dificuldades em ter acesso a cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e a empregabilidade de jovens e adultos.

Inscrições abertas

As matrículas podem ser efetuadas de forma on-line, por meio do site, ou presencialmente na Unidade do Senac em Vitória, localizada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.077, no bairro Bento Ferreira. Para mais informações ou verificar a disponibilidade das vagas ligue: (27) 3325-8311.

Comentários Facebook

Grande Vitória

Esposa doa rim para o marido em transplante realizado no Hospital Evangélico de Vila Velha

Publicados

em

Por

Essa foi a segunda cirurgia de transplante renal intervivo do HEVV em 2024

Gérbia e Leomir estão juntos há 24 anos e a partir agora têm uma nova história para contar! Em março, eles passaram pelo procedimento de transplante renal intervivo no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), onde Gérbia da Silva, de 38 anos, doou um rim para o marido, Leomir da Silva, de 41 anos.

“Eu acompanhei o processo de exames, hemodiálise e internação do meu marido. Passamos um período muito difícil juntos. Quando eu descobri que era compatível foi uma grande felicidade em poder salvar a vida dele!”, conta Gérbia.

Por meio de exames de rotina, o montador Leomir da Silva, descobriu que estava perdendo proteína pela urina e desde então começou a fazer os tratamentos até que teve que começar a hemodiálise e ir para fila de transplante.

“Atualmente, cerca de 1.000 pessoas estão à espera de um rim no Espírito Santo. Mas essa fila é para doadores falecidos. Talvez, o que muita gente ainda não sabe é que existe a possibilidade de fazer um transplante, com muita segurança, entre paciente e doadores vivos”, destaca Bruno Majevski, que é coordenador do centro transplantador do HEVV.

Para que o transplante renal intervivo aconteça é realizado um processo rigoroso. Primeiro é feita uma avalição pela equipe multiprofissional e os primeiros exames, que são de compatibilidade, sendo eles, prova cruzada e HLA, em seguida são realizados exames de sangue e imagem no receptor e doador.  Todos as consultas pré e pós-cirúrgica, exames e cirurgia são realizadas no hospital, com exceção dos exames de compatibilidade que são realizados no laboratório de imunogenética.

“No HEVV temos uma equipe qualificada para realizar todas as etapas do processo minuciosamente. Inclusive, o doador passa por atendimento completo com psicóloga, assistente social, nutricionista, enfermeiro. Geralmente, em torno de quatro meses é finalizada toda a avalição e quando liberado já é agendada a cirurgia. Esse protocolo traz total segurança para doador e paciente na hora da cirurgia”, declara Majevski

Após a cirurgia, Leomir só tem a agradecer a esposa. “Esse ato de carinho e amor da minha esposa me deu a oportunidade de levar uma vida normal. Sinto uma gratidão eterna”, fala Leomir.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana