conecte-se conosco

Cidades

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo abre série de concertos on-line nesta quinta (4); veja programação

Publicado

A exibição terá início às 20h e será transmitida via mídias sociais. Foto: Divulgação/PMCI

 

.

Aqueles que apreciam música clássica não podem perder a exibição on-line que a Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo (Osses) fará nesta quinta-feira (4). O show virtual será o primeiro de uma série de quatro apresentações, chamada “[email protected] Sinfônica In Live”.

A exibição terá início às 20h e será transmitida pelas mídias sociais do projeto Casa Verde: no Instagram (@casaverdeprojeto), Facebook (Projeto Casa Verde) ou YouTube (Orquestras Casa Verde). O Facebook da Prefeitura também transmitirá o espetáculo.

Para esta apresentação, a Osses preparou um concerto de “Cameratas”, com quarteto de cordas, quarteto de violinos, duos de violino e solos. Com o reportório repleto de clássicos, os músicos irão interpretar: “Concerto a 4 violinos”, de Georg Philipp Telemann; “Lacrimosa”, de Mozart; “Married Life From “Up”, de Michael Giacchino; “Pratita” e “Jesu, Joy Of Mans Desiring”, de Bach; “Let it be”, dos Beatles, dentre outras.

A iniciativa conta com patrocínio de edital da Lei Rubem Braga, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro. A princípio, o projeto seria realizado no Teatro Municipal Rubem Braga, porém, por causa da enchente do início do ano, que destruiu a parte interna do espaço, e à impossibilidade de aglomerações durante a pandemia da covid-19, a ação foi adaptada para a modalidade virtual.

Outras apresentações

As outras apresentações acontecerão em julho, agosto e setembro. “Grandes Clássicos”, “Clássicos Infantis” e “Trilhas de Filmes” serão as temáticas exibidas pelos espetáculos, respectivamente.

A exibição de “Trilhas de Filmes”, no entanto, terá um didática diferente: ela consistirá em um bate-papo junto à apresentação de trechos do DVD Trilhas de Filmes, gravado no Teatro Municipal Rubem Braga, em 2018 (também com apoio da Lei Rubem Braga). A plateia virtual que estiver acompanhando poderá interagir, pois a transmissão será realizada em estúdio, com utilização de tecnologia de interface.

Confira a programação completa:

4 de junho
Tema: Cameratas
Horário: 20h

2 de julho
Tema: Grandes Clássicos
Horário: 20h

6 de agosto
Tema: Clássicos Infantis
Horário: 20h

3 de setembro
Tema: Trilhas de Filmes
Horário: 20h

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeito presta contas das ações de 2019 à Câmara Municipal

Publicado


.
Por conta da pandemia, interação com os vereadores se deu por videoconferência
Foto: Márcia Leal/PMCI

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, prestou contas das ações da gestão municipal em 2019, na tarde desta quarta-feira (1º), em sessão extraordinária da Câmara Municipal. A ação se deu em cumprimento ao artigo 69 da Lei Orgânica Municipal, que determina a realização da prestação de contas anual do Poder Executivo relativa ao exercício anterior.

Por conta da pandemia de Covid-19, as sessões da Câmara Municipal estão sendo realizadas por videoconferência. Com isso, a interação entre os vereadores, que ficaram em seus gabinetes, e o prefeito, que permaneceu no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, junto aos secretários municipais, ocorreu por meio de transmissão pela internet.

Na ocasião, o chefe do Poder Executivo, pessoalmente, prestou esclarecimentos e respondeu aos questionamentos dos parlamentares. Antes disso, no dia 16 de junho, os arquivos da apresentação da prestação de contas, que incluem um documento em PDF e um vídeo de 52 minutos, foram protocolados na Câmara Municipal – o documento em PDF por ser conferido ao fim do texto; o vídeo pode ser acessado aqui.

A apresentação está divida em três eixos temáticos: “Organização Interna”; “Uma Cidade em Transformação” e “Cenários Futuros”.

No eixo “Organização Interna”, os destaques incluem o resultado superavitário de R$ 25 milhões nas contas públicas; novo plano de cargos e salários e extensão de benefícios a servidores; e mudanças na legislação para atração de investimentos e geração de emprego e renda, como a Lei de Incentivos Fiscais e o decreto de desburocratização de atividades consideradas de baixo risco – em 2019, o município teve saldo positivo na geração de empregos, pela primeira vez, desde 2014.

Nas conquistas destacadas em “Uma Cidade em Transformação”, estão: a reinauguração ou inauguração de importantes equipamentos públicos, como Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”, Aprisco Rei Davi, Estação Cidadania – Cultura “Sérgio Sampaio” e Centro POP – Espaço Vida. Também foram realizadas melhorias e reformas em escolas municipais, além de dezenas de obras em vias públicas.

Ainda nesse eixo, outras duas conquistas importantes foram a implementação do novo estacionamento rotativo e a conclusão dos trâmites legais para a volta do armamento para a Guarda Civil Municipal (GCM), dando fim a um impasse de dez anos.

Em “Cenários Futuros”, por sua vez, são apontadas as ações para investimentos de longo prazo na cidade, incluindo a captação de R$ 41 milhões de fontes externas para obras, criação e manutenção da Comissão Técnica de Desburocratização (Comtede) e a realização de três edições do programa “Transforma Cachoeiro”, que gerou mais de 30 mil atendimentos de serviços públicos para a população.

“Apesar de todos os enormes desafios que 2020 têm apresentado para nós, é preciso destacar que o que fizemos em 2019 foi essencial para enfrentar o que está vindo pela frente – basta pensar no Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”, que agora pode atender pacientes com Covid-19 com uma estrutura moderna, que inauguramos no ano passado. Trabalhamos de forma transparente e estamos sempre à disposição dos vereadores e da população em geral para prestar esclarecimentos”, afirmou o prefeito Victor Coelho.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana