conecte-se conosco


Cidades

Palestra aborda prevenção do suicídio para população negra e LGBTQIA + em Cachoeiro

Publicados

em

Objetivo é tratar de questões de saúde mental específicas para esses públicos - Foto: Divulgação/

Como parte das ações de conscientização do Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com o Núcleo Pedra, organizou uma palestra sobre prevenção do suicídio voltada para a população negra e LGBTQIA+. A atividade foi realizada nesta quarta-feira (15), no Centro de Cultura Afro-brasileira Ilê Axé Opo Elemoso, localizado no bairro Novo Parque, e uma nova palestra acontecerá no mesmo local, na próxima quarta-feira (22), às 19h.

A palestrante desta quarta-feira foi a psicóloga Flávia Scantamburlo (no próximo encontro será a psicóloga Liliana Monteiro). Na ocasião, ela falou sobre a questão da valorização da vida, apresentando algumas maneiras de identificar sinais que permitem evitar que alguém próximo tire a própria vida, e divulgou canais de atendimento municipais e nacionais, como o telefone 188.

Também foram tratados os diferentes fatores que levam pessoas ao sofrimento mental, como abuso de álcool e drogas e vulnerabilidade social. No caso específico de pessoas negras e LGBTQIA+, discriminações de ordem racial, religiosa (sobretudo para seguidores de religiões de matriz africana), de gênero e orientação sexual são fatores que podem agravar o sofrimento.

“A falta de qualidade de vida na terceira idade – sobretudo para o público LGBTQIA+, que, nessa faixa etária, tem dificuldade de trazer à luz alguns pontos de discussão considerados ‘tabu’ – é outro fator importante a ser observado. Falar sobre tais questões é fundamental para que essas pessoas saibam que não estão sozinhas, que devem pedir ajuda e que sempre existe um caminho, uma solução, que a manutenção da vida é a melhor decisão”, destaca Flávia Scantamburlo.

“Dados da OMS apontam que 800 mil pessoas no mundo, por dia, cometem suicídio. É um número alarmante e a conscientização é fundamental. Ações como a dessas palestras contribuem para fazer chegar informações a públicos específicos, servindo de reforço para as demais atividades alusivas ao Setembro Amarelo realizadas pela Prefeitura”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Outras ações alusivas ao Setembro Amarelo

Na última sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu o Dia D da campanha Setembro Amarelo, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Durante o dia, houve acolhimento de pessoas em situação de risco, por meio de espaços de escuta, encaminhamentos a serviços de saúde e exposição de materiais de conscientização.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município também participam da campanha. Ações de abordagens, café da manhã, encaminhamentos para atendimentos psicológico e palestras sobre automedicação, depressão, cuidados com a saúde mental e prevenção do suicídio serão algumas das ações promovidas.

Disque 188

No Brasil, o Disque 188 está disponível 24 horas, todos os dias, de forma gratuita. Quem liga pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), com respeito e anonimato. Os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Covid: unidade móvel faz testagem nas escolas da zona rural de São Mateus

Publicados

em

Por

A Unidade Móvel de Testagem Rápida e Tratamento Imediato da Covid-19 está percorrendo todo o Município. Os testes identificam se a pessoa tem Covid ou se já contraiu o vírus. As escolas de São Mateus também estão recebendo a Unidade Móvel.

Dessa vez, as testagens também estão abertas aos alunos que estudam a partir do Ensino Fundamental. As pessoas com casos confirmados deverão ser isoladas imediatamente para evitar o contágio no ambiente escolar. É importante lembrar que quando o resultado é positivo a pessoa é encaminhada imediatamente para tratamento na Unidade de Saúde de referência.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO

27/10 a 29/10 – QUARTA À SEXTA-FEIRA

EMEF Profª Herinea Lima Oliveira (Guriri Norte) – 8h30 às 11h – 14h às 16h

03/11 – QUARTA-FEIRA

EMEF Anedina Almeida Santos (Nova Lima/Itauninhas) – 8h30 às 11h – 14h às 16h30

04/11 – QUINTA-FEIRA

Escola São Geraldo (São Geraldo/Itauninhas) – 8h30 às 11h30

EMEF Mercedes de Aguiar (Nova Lima/ Itauninhas) – 13h30 às 16h30

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana