conecte-se conosco


Grande Vitória

Parceria entre #DeverEmCasa e Ensina Brasil é destaque na Educação

Publicados

em


.

A plataforma #DeverEmCasa tem se tornado um dos pilares da Educação em Cariacica. Através do programa, desde que as aulas foram interrompidas, em março deste ano, devido à pandemia provocada pelo coronavírus, é uma forma de manter o vínculo entre os professores e seus alunos. As vantagens desse projeto para a Educação e para as crianças foi um dos assuntos discutidos pelos educadores da rede municipal de ensino de Cariacica, na manhã desta quinta-feira (30), durante o Encontro Anual do Ensina Brasil e da Prefeitura.

O encontro foi virtual e contou com a participação do vice prefeito, Nilton Basílio, do secretário municipal de Educação, José Carlos Martins Aguiar, e da diretora da Organização Não-Governamental (ONG) Ensina Brasil, Elisa Adler, além de diversos educadores que atuam no município.

Entre os educadores estava a professora de Ciências na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Pedro da Silva, localizada em Porto de Santana. Ela ressaltou que uma das maiores características do projeto #DeverEmCasa é a troca que há entre os professores. “Formamos 10 equipes para a produção de vídeos e para a produção de material impresso para os estudantes que não têm acesso à internet e isso faz com que busquemos ainda mais o conhecimento”, disse a professora.

A transmissão e busca pelo conhecimento também é destacado pela diretora da ONG Ensina Brasil, Elisa Adler. Ela lembra que o programa chegou em Cariacica em 2019, com vontade de ajudar na construção do bem para a Educação.

O Ensina Brasil atua em mais de 50 países, fazendo intercâmbio de educadores e expandindo oportunidade educacionais. A ONG é parceira da Prefeitura desde 2019. Em Cariacica, há 50 educadores envolvidos, mais de mil alunos já participaram do projeto, foram produzidos 75 vídeos e impressas 75 atividades para manter o aluno sempre envolvido com a escola, dentro da plataforma #DeverEmCasa.

“Passar educação para o outro envolve desafios, mas estamos construindo uma história junto à Secretaria de Educação de Cariacica, em que já foram realizados mais de 40 projetos e muitas ações conectando os alunos. Educação é afeto e estamos apenas no início de uma história que trará bons resultados”, disse Elisa.

Foco no aprendizado

A troca de conhecimento também é destacada pela coordenadora do Ensino Fundamental II, coordenadora do #DeverEmCasa no Ensino Fundamental II e coordenadora do Ensina Brasil em Cariacica, Melina Carminati. “Para nós é um grande valor receber estes educadores que vêm de outros estados e abraçaram Cariacica para ajudar no crescimento da Educação. O foco deles é o aprendizado”.

Para o vice-prefeito Nilton Basílio a importância de se debater a Educação e suas conquistas devem ser valorizadas, pois é um legado que a atual administração deixará para a cidade. “Estamos construindo uma Educação melhor para o município”.

O que também destaca o secretário municipal de Educação, José Carlos Martins Aguiar, lembrando que, mesmo durante a pandemia, o vínculo entre escola e estudantes está sendo mantido através da plataforma #DeverEmCasa. “A Educação está em todos os bairros de Cariacica e cada educador busca passar um aprendizado de qualidade para as nossas crianças”.

O secretário acrescenta que a parceria com o Ensina Brasil também foi muito importante, pois ajudou a reduzir a evasão escolar e fez com que muitos estudantes se sentissem cada vez mais parte da comunidade escolar.

O que concorda a professora de História na Emef Padre Anthonius Lute, localizada em Nova Esperança, Poliana Orlandi. “Com o Ensina Brasil e o #DeverEmCasa conseguimos desenvolver projetos relevantes para os bairros e para a comunidade escolar desses bairros. Assim, o aluno passa a ter mais vontade de estar na escola e de aprender. Tenho muito orgulho de fazer parte desta rede”, relatou.

O secretário de Educação lembrou, ainda, que a partir de 1º de agosto as atividades do #DeverEmCasa passam a ser válidos como dias letivos e isso é mais uma forma de ajudar os alunos da rede municipal. “O que queremos é dar condição aos nossos alunos de poderem controlar seu futuro da melhor forma possível”.

Comentários Facebook
Propaganda

Grande Vitória

Enem: PMV monta operação para garantir deslocamento tranquilo dos estudantes

Publicados

em


A Prefeitura de Vitória estruturou uma operação para garantir o deslocamento tranquilo dos estudantes e segurança a eles, em uma ação que envolveu a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e a Guarda Civil Municipal.

A Setran reforçou algumas linhas extras do sistema municipal de transporte coletivo no próximo domingo (24), segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As linhas 121, 122, 124, 161, 163, 211 e 331 terão viagens extras no período da manhã, garantindo, assim, maior oferta de ônibus para os candidatos.

” Vamos dar mais conforto e tranquilidade a quem for utilizar os coletivos do sistema municipal. Nosso planejamento é para atender à demanda, que deverá ser maior nos dois dias do exame”, destacou Alex Mariano, secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória.

Segurança

Os agentes de trânsito e comunitários da Guarda Civil Municipal vão prestar apoio à Polícia Militar. Foram traçados pontos estratégicos para evitar que veículos estacionem em locais irregulares ou fiquem parados por muito tempo no mesmo lugar, entre outras ações. Será adotado, ainda, o patrulhamento preventivo.

Confira abaixo os horários das linhas

121 – Mário Cypreste/Jardim Camburi via Reta da Penha
Horários: 10h30 / 11h10
Reforço de dois veículos
122 – Maria Ortiz/Rodoviária via Av. Vitória
Horário: 10h55
124 – Jardim da Penha/Estrelinha Via Av. Reta da Penha
Horário: 10h30
Reforço de 1 veículo
161 – Mário Cypreste/Atlântica Ville via Av. Maruípe
Horário: 10h35
Reforço de 1 veículo
163 – Maria Ortiz/Parque Moscoso via Av. Maruípe
Horário: 11h30
211 – Santo André/Jardim Camburi via Beira-Mar
Horário: 10h00
Reforço de 1 veículo
241 – Mário Cypreste/Jardim Camburi via Leitão da Silva
Horário: 10h20 / 10h40
Reforço de dois veículos
331 – Ilha das Caieiras / Jucutuquara
Horário: 11h30
Reforço de 1 veículo

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana