conecte-se conosco


Grande Vitória

Parceria transforma vidas de pessoas em situação de rua na Serra

Publicados

em

Fotos: Divulgação Senac-ES

Leandro de Oliveira, de 51 anos, trabalha como autônomo de serviços gerais em restaurantes por meio de indicação. Apesar da experiência no segmento, não conseguiu transformar o trabalho informal em emprego fixo. Ele é um dos 11 alunos que abraçaram a oportunidade oferecida pelo Curso de Garçom, destinado à pessoas em situação de rua, em busca de melhores condições de vida.

A iniciativa que vem transformando vidas é fruto da parceria entre o Senac Espírito Santo e a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra (SEMAS). A união de esforços oferece qualificação gratuita para pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do município.

Para Leandro, a formação está sendo uma experiência repleta de aprendizagens. Ele elogiou a metodologia que tem proporcionado o conhecimento técnico específico da área. Além disso, falou sobre as expectativas da formação e do sonho de ser um futuro garçom. “Eu sinto que vou sair preparado para trabalhar nos melhores restaurantes do mundo”, afirmou.

O colega de turma, Carlos André Fonseca, de 47 anos, está numa situação diferente. Ele já atuava na área, mas encontrou nas aulas uma oportunidade de atualizar os seus conhecimentos e conseguir uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Após o curso eu quero conquistar uma vaga. A profissão é muito boa e pode nos levar além do que imaginamos”, explicou.

O curso

O programa, que teve início no dia 4 de março e se estenderá até o dia 31 de maio, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Unidade de Educação Profissional do Senac, na Serra. A formação é intensiva e tem carga horária de 240 horas. Além das aulas teóricas e práticas, a iniciativa conta com a parceria de restaurantes locais, proporcionando experiências reais de trabalho aos alunos e facilitando o acesso a oportunidades de emprego após a conclusão do curso.

O Gerente de Educação Profissional do Senac na Serra, Wysner Simões, falou sobre a ação. “Este projeto, que já mostrou resultados positivos em sua primeira edição no ano passado, contempla agora uma segunda turma em uma iniciativa voltada para a reintegração social de moradores em situação de rua. Nós sabemos do potencial da educação profissional e o seu poder transformador quando aplicado nas pautas sociais, como é o caso desses alunos”, disse.

Para Leandro, Carlos André e seus colegas, o Curso de Garçom representa uma chance de recomeçar. A qualificação profissional abre portas para um futuro mais digno e promissor, com a esperança de um emprego formal e uma vida melhor

Comentários Facebook

Grande Vitória

Alunos emergentes de Curso de Fotografia promovem exposição fotográfica em Vitória

Publicados

em

Por

Fotos: William Caldeira

Os alunos da turma do Curso de Fotografia, realizado em parceria entre o Senac-ES e o Hub ES+, encerraram a formação profissional  em grande estilo. Além do certificado de conclusão, os materiais produzidos ao longo da formação, que foi ministrada pelo fotógrafo Jove Fagundes, agora fazem parte da exposição fotográfica lançada no último sábado (11), na Praça Costa Pereira, em Vitória.

A exposição Fotografia: Intersecção e Subjetividades explora conceitos de etnia, gênero e classe na perspectiva dos alunos. A visitação estará aberta ao público até o dia 1º de junho. Além do lançamento também foi realizada uma masterclass apresentando um panorama das técnicas e conceitos trabalhados pelos formandos.

O Fotógrafo e Instrutor do Curso, Jove Fagundes, compartilhou a experiência de mais de duas décadas na fotografia, destacando o papel relevante da representatividade e da conscientização social em seu trabalho. “Cada imagem aqui exposta conta uma história profunda sobre as lutas e celebrações de nossa comunidade”, afirmou.

De acordo com a Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, a ação sensibiliza para questões sociais fundamentais e que estão alinhadas com a missão da instituição. “Iniciativas como essa demonstram nosso foco em uma formação que prepara os profissionais para pensar criticamente e agir com consciência em todas as áreas de atuação”, afirmou.

A participação do Senac-ES na parceria reforça o compromisso da instituição em oferecer conhecimento técnico e incentivar a atividade prática  para além da sala de aula. A exposição fotográfica oferece uma oportunidade para a população capixaba conhecer o trabalho dos fotógrafos emergentes do curso.

Serviço:

Exposição Fotografia: Intersecção e Subjetividades
Data: até 1º de junho
Local: Hub ES+
Endereço: Praça Costa Pereira, 30, Vitória
Entrada gratuita

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana