conecte-se conosco


Estado

Parque Cultural Casa do Governador recebe escultura de José Carlos Vilar

Publicados

em

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, recebeu, nesta segunda-feira (19), a sua 33ª obra. A escultura é assinada pelo artista capixaba José Carlos Vilar e foi produzida com chapas de aço fornecidas pela ArcelorMittal, que também foi responsável pela doação da peça ao parque. Intitulada “Ondas”, a obra tem seis metros de comprimento, três metros de diâmetro e uma polegada de espessura. Sua forma é inspirada na prática da canoa havaiana e no contato diário do artista com o mar.

Para Vilar, que há mais de 50 anos trabalha com o aço como matéria-prima, a peça traduz a potência e a sensibilidade do material. Ele explica ainda que a escultura traduz o espírito das ondas, conectando arte e indústria. “Trouxe esse sentimento para o universo da ArcelorMittal, relacionando-o à produção das bobinas. Minha escultura evoca elementos da natureza, que a envolvem e a abraçam. Trabalho com a narrativa da bobina, conectando-a à compreensão do meio ambiente, do mar e da natureza”, disse o artista.

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou do evento de entrega da nova obra. “O Vilar é um talento. Um orgulho capixaba por sua história e trajetória. Ter uma escultura dessas em nosso acervo nos orgulha. Vamos comemorar os três anos do Parque Cultural Casa do Governador neste domingo (25). Essa obra deixa uma marca dessa gestão que criou um espaço aberto para a população em um lugar que antes servia como local de trabalho e moradia”, afirmou.

Casagrande prosseguiu: “Estamos aos poucos diminuindo o espaço da área de trabalho e moradia para que possamos ir aumentando a área de convivência das pessoas que vêm aqui visitar, conhecer esse local e essas lindas obras. Temos um Parque com características de lazer, cultura e sustentabilidade. Queremos que cada vez mais a população possa conhecer e utilizar esse espaço – que é de todos os capixabas.”

“A obra recém-chegada do artista Vilar no Parque Cultural Casa do Governador faz reconhecer sua importância e trajetória. Juntamente com a exposição do artista no Palácio Anchieta, sua presença no Parque Cultural valoriza a arte produzida no Espírito Santo ”, comentou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 32 obras, sendo 22 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana