conecte-se conosco


Estado

Parque Estadual Pedra Azul realiza mais uma live sobre seus 30 anos de história

Publicados

em

 

O Parque Estadual Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, vai realizar mais uma live em comemoração aos seus 30 anos. Nesta sexta-feira (15), às 18 horas, é a vez do guarda florestal Carlos Alberto Canal contar para a bióloga e técnica do parque, Tamires Mutz, os “Causos e histórias dos 30 anos do Parque Pedra Azul”. A live será transmitida por meio do perfil do Pepaz no Instagram: https://www.instagram.com/pe.pedraazul/.

A ação faz parte da programação do aniversário de 30 anos do Parque, celebrados em 03 de janeiro. Além desta live, já foram realizados outros dois encontros on-line. Um deles, com o mesmo tema, contou com o guarda florestal José Bellon, conhecido popularmente como Guarda Belo, e o gestor do parque, Rodolpho Torezani.

Já a outra live foi para o lançamento da versão digital do livro “Preservando nosso quintal”, escrito por Lauro Narciso, com o apoio do servidor do Iema que atua no parque Leonardo Brioschi. A obra trata da biodiversidade da Unidade de Conservação (UC) e da importância de sua preservação e, em breve, será distribuída, em versão impressa, para a comunidade do entorno. A versão on-line está disponível em: http://bit.ly/LivroPepaz.

Pedra Azul

A área onde está o conjunto rochoso de Pedra Azul, devido à beleza cênica e biodiversidade, além da ameaça de quase ter sido minerada para a construção da BR-262, foi declarada pelo decreto nº 312, de 31 de outubro de 1960, como Reserva Florestal de Pedra Azul, tornando-se uma área protegida. Em 1991, foi nomeada para Parque Estadual Pedra Azul.

Esse é um dos Parques mais visitados no Estado, principalmente no período de Inverno, quando os visitantes vão em busca do clima frio e das belíssimas paisagens das montanhas. Durante o período de pandemia, as visitas são realizadas em dois turnos, de 50 visitantes cada, das 8h às 11h e de 13h às 16h. É necessário agendamento prévio pelo e-mail [email protected]. O interessado deve enviar nome, CPF, data e turno que deseja visitar o parque. É possível agendar até seis pessoas por e-mail.

O Parque funciona, normalmente, de terça-feira a domingo e o funcionamento pode ser alterado em função do Mapa de Gestão de Risco da Covid-19. Por isso, antes de visitá-lo, é sempre importante conferir se Domingos Martins não se encontra em Risco Alto.

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Propaganda

Estado

Sesa implanta Sistema de Gestão Acadêmica

Publicados

em


A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), está implantando o Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). O sistema automatizado tem como objetivo fortalecer a estrutura tecnológica da gestão da Educação em Saúde e da gestão da Inovação em Saúde da Sesa, sob a responsabilidade do ICEPi, com modernização, agilidade e acesso às informações em tempo real.

O Sistema de Gestão Acadêmica é um sistema tecnológico desenvolvido com a finalidade de gerenciar e controlar as ações de qualificação, formação e educação permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Para a instituição do sistema, o ICEPi conta com o apoio científico e tecnológico do Laboratório de Inovação em Saúde (Lais), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), na discussão, desenho, implantação e treinamento para a utilização do sistema.

De acordo com o gerente de Ensino do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, Luiz Cláudio Silva, o treinamento para uso do Sistema de Gestão Acadêmica teve início nessa quinta-feira (21), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), para as equipes administrativas da Secretaria Acadêmica do ICEPi. Em seguida, será para os supervisores do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), para as equipes de preceptores, tutores e docentes do Programa em Residência em Saúde e também para uso dos demais projetos do ICEPi.

“Todas as áreas da Sesa que desenvolvem programas de qualificação e capacitação serão beneficiadas com o acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica. A nossa expectativa é de que até março todos estejam aptos a utilizarem o sistema”, informou Luiz Cláudio Silva.

Benefícios do uso do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)

– Automatização dos processos internos do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), facilitando o monitoramento e a avaliação do dia a dia acadêmico;

– Melhoria dos serviços de atendimento aos servidores e à sociedade capixaba;

– Redução dos custos operacionais, já que substitui fluxos impressos e manuais por funções automáticas;

– Agilidade na comunicação, padronização e automação dos processos e minimização de erros e perdas de informações no que se refere à gestão acadêmica;

– Monitoramento e avaliação, com indicadores e gráficos mostrando o desempenho de cada qualificação, formação e educação permanente oferecidas;

– Gerenciamento escolar: inscrição, acompanhamento e certificação das qualificações, formações e educações permanente;

– Compartilhamento de conhecimento e experiências dos profissionais envolvidos neste projeto e os interessados, entre outros.

ICEPi

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) é responsável pela gestão da Educação em Saúde e da gestão da Inovação em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa). Com ele, a Sesa passa a investir de maneira robusta na qualificação e modernização das práticas de cuidado da rede própria e no apoio aos municípios, criando um amplo movimento de formação de serviço de Médicos de Família e Comunidade, de especialistas em saúde, e projetos de Inovação em Saúde.

O Instituto tem como objetivo reestruturar e fortalecer as gestões estaduais e municipais que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na resolução e na qualificação do cuidado em saúde, para ampliar o acesso da população. Um dos pilares do ICEPi é a Educação Popular em Saúde.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana