conecte-se conosco


Polícia

PCES e PMES realizam operação contra tráfico no bairro Campestre em Fundão

Publicados

em


A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Fundão, em conjunto com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou, nessa terça-feira (15), uma operação que resultou na detenção de quatro homens, de 24, 41, 18 e 28 anos, e na apreensão de entorpecentes no bairro Campestre, em Fundão. A ação foi motivada por denúncias de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo na região.

Diante da gravidade das informações, foi realizada uma patrulha a pé, considerando que há a atuação constante de olheiros contratados pelo tráfico para monitorar a movimentação policial. Ao se aproximarem de uma área conhecida como “antiga rádio”, local já identificado como ponto de intenso tráfico de drogas, as equipes iniciaram uma campana para observar a movimentação. Foi possível visualizar três indivíduos repassando entorpecentes a pessoas que se aproximavam.

Durante a intervenção policial, um dos suspeitos tentou fugir e, durante a evasão, sacou uma arma de fogo. Em resposta à iminente ameaça, foi revidado a injusta agressão. O suspeito conseguiu fugir e não foi localizado até o momento.

Com um dos abordados, de 24 anos, foram encontradas 56 buchas de substância análoga à maconha, 39 papelotes de substância análoga a haxixe, 34 papelotes de cocaína, 151 pedras de crack, dez pacotes de maconha, um aparelho celular e R$ 1.211,00 em espécie. Os entorpecentes estavam distribuídos entre o bolso da jaqueta e uma pochete pendurada no pescoço do suspeito.

Embora nada de ilícito tenha sido encontrado com o homem de 18 anos, os policiais observaram que ele repassava drogas aos usuários, a partir dos entorpecentes recebidos do outro suspeito, caracterizando envolvimento no tráfico. Com o homem de 41 anos, foi encontrada a quantia de R$ 50,00, valor que ele admitiu ser destinado à compra de cocaína. Já o indivíduo de 28 anos afirmou estar no local com a intenção de adquirir maconha, embora nada tenha sido localizado em sua posse.

Os detidos e todo o material apreendido foram encaminhados à 13ª Delegacia Regional de Aracruz para os procedimentos de praxe. Os suspeitos de 24 e 18 anos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz. Já os outros dois homens, de 41 e 28 anos, foram ouvidos e liberados, uma vez que a autoridade policial não identificou, naquele momento, elementos suficientes para justificar a prisão em flagrante.

Comentários Facebook

Polícia

Maio Laranja: PCES reforça importância da proteção integral de crianças e adolescentes

Publicados

em

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), reforça a necessidade de atenção e cuidado com a infância e a adolescência, alertando para os sinais de abuso e exploração sexual, formas de prevenção e os canais de denúncia disponíveis. A iniciativa integra as ações do Maio Laranja, campanha nacional de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Durante o atendimento à imprensa, realizado na tarde desta sexta-feira (16), a titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), delegada Thais Cruz, destacou a relevância da atuação da rede de proteção e alertou para os sinais que podem indicar que uma criança ou adolescente está sendo vítima de violência sexual. “Passar a mão, mesmo que de forma superficial, é considerado estupro de vulnerável. Qualquer ato libidinoso cometido contra menores de 14 anos, mesmo que supostamente consentido, se enquadra como crime. A legislação é clara e objetiva nesse sentido”, explicou a delegada.

Thais Cruz também chamou atenção para a influência das redes sociais na exposição de crianças e adolescentes a situações de risco. “Hoje, crianças com menos de 12 anos já têm acesso a celulares. Algumas, com apenas cinco anos, ganham esses dispositivos como presente. Os responsáveis precisam entender que, ao oferecer um celular ou tablet, assumem também a obrigação de fiscalizar e limitar o conteúdo acessado pelos filhos”, ressaltou.

A delegada alertou que, além da atuação de abusadores no ambiente virtual, muitos crimes ocorrem dentro do próprio lar. Segundo ela, 58% dos casos registrados foram praticados dentro de casa, sendo que 67% das vítimas tinham até 13 anos e 81% eram do sexo feminino. “Em grande parte dos casos, o abusador é uma pessoa de confiança da vítima — pai, avô, tio — o que dificulta a revelação do abuso. Muitas vezes, a criança se sente culpada ou tem medo de provocar a destruição da própria família”, explicou.

A delegada enfatizou a importância do diálogo dentro das famílias e destacou que mudanças de comportamento podem ser sinais de alerta. Entre eles, queda no rendimento escolar, isolamento social, irritabilidade, automutilação e o uso de roupas largas para esconder o corpo. “Muitas vezes, a criança não revela o abuso em casa, mas na escola. Felizmente, contamos com instituições de ensino preparadas e uma rede de proteção atuante no Espírito Santo. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelos canais Disque 100 e Disque 181”, lembrou a delegada.

Thais Cruz também ressaltou que a DPCA conta com uma equipe psicossocial qualificada para acolher as vítimas e que, nos casos em que o relato já foi prestado a outro órgão, o depoimento é colhido apenas em juízo, por meio de depoimento especial, evitando a revitimização. “Além da atuação repressiva, a delegacia tem investido em ações preventivas, como palestras em escolas, com foco na orientação de crianças e adolescentes sobre seus direitos, limites do toque e como identificar situações de violência”, pontuou a delegada.

Maio Laranja
O Maio Laranja é uma campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização ocorre em alusão ao dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória de Araceli Crespo, uma criança de oito anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória. A data marca a luta por justiça e reforça o compromisso com a proteção integral da infância e da juventude.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]

Fonte: POLÍCIA CIVIL ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana