conecte-se conosco

Grande Vitória

Pessoas em situação de rua externam emoções com oficina de estêncil

Publicado

Guiomedce Paixao

Cescla pintura de stencil

"Podemos estar na batalha e na dificuldade que for, mas sabemos que isso passa", afirmou Walisson

 

As pessoas em situação de rua acompanhadas pela Escola da Vida tiveram a oportunidade de externar seus sentimentos e emoções através da oficina de estêncil, na manhã desta sexta-feira (8), no Núcleo de Convivência de Jardim da Penha, que funciona no Centro de Evangelização Santa Clara (Cescla).

Trata-se de uma técnica para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar uma palavra, um símbolo ou alguma figura representativa através da aplicação de tinta. O estêncil pode ser aplicado, por exemplo, no tecido de uma roupa.

Hoje os assistidos estamparam nas camisas personalidades marcantes, como Nelson Mandela, Martin Luther King, Bob Marley e Carolina de Jesus.

A oficina é uma iniciativa da Escola da Vida em parceria com o Grupo Girassóis Ações Solidárias e a Pastoral Povo na Rua de Jardim da Penha.

Direitos Humanos

“Escolhi o Nelson Mandela pelo significado que ele representa, por ser um dos símbolos dos Direitos Humanos e pela sua luta por igualdade racial. Podemos estar na batalha e na dificuldade que for, mas sabemos que isso passa e há outras lutas que ainda vamos enfrentar”, disse Walisson Gean da Silva, de 43 anos.

Leia mais:  Encontro de Todos os Ritmos vai animar idosos no CCTI do Centro

Mãe

“Escolhi uma imagem para me recordar da minha mãe. Ela significa tudo para mim. Se ela estivesse viva, talvez eu não estaria passando por tudo que estou vivendo, desempregado e tendo que morar novamente com minha irmã e meu cunhado. Se ela estivesse viva, diria que a amo muito”, declarou Carlos Alberto Cordeiro, de 64 anos.

Potencial

“Utilizamos a técnica do estêncil pois ela possibilita várias aplicações, como colocar em uma camisa, pode fazer uma bandeira, um quadro, uma tela, um pano de prato, ou seja, pode fazer o que vier na cabeça. As artes utilizadas foram todas relativas a algo positivo. Na semana passada, utilizamos palavras como sabedoria, harmonia, paz e alegria para que, quando o assistido vestir algo que goste, transmita uma mensagem positiva para quem está lendo. Trabalhamos também o coletivo, para que eles possam trocar ideias sobre seus desenhos e desenvolver o seu potencial em particular”, comentou o instrutor de estêncil Adriano Costa.

Mudança

“Queremos despertar neles ideais de paz, alegria, afeto e igualdade social. A intenção é que os assistidos nunca desistam de seus sonhos e que essa situação que eles estão hoje é provisória. Uma oficina tem que estar estar ligada à outra, para mostrar para eles que é possível mudar a história e escrever as suas próprias narrativas de vida”, ponderou a psicóloga da Escola da Vida, Carla Campos.

Leia mais:  Réveillon: quatro bandas vão agitar público em Santo Antônio

Guiomedce Paixao

Cescla pintura de stencil

"As oficinas mostram para eles que é possível mudar a história e escrever as suas próprias narrativas de vida", disse Carla Campos

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Abertas inscrições para participar do Conselho de Juventude

Publicado

Interessados em participar do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv) já podem fazer inscrição para concorrer a uma das 13 vagas no órgão para o biênio 2020-2022. O prazo para se inscrever termina no dia 10 de fevereiro.

As inscrições deverão ser entregues em envelope lacrado pelo próprio candidato na Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), das 13 às 17 horas, na Casa do Cidadão, em Itararé, na sala do Conselho Municipal de Juventude. Confira edital

veja edital

Poderão candidatar-se a representante da sociedade civil os seguintes segmentos:

a) Representante do Eixo “Cidadania, Participação Social, Política e Representação Juvenil
b) Representante do Eixo “Educação”
c) Representante do Eixo “Profissionalização, Trabalho e Renda;
d) Representante do Eixo “Diversidade e Igualdade”;
e) Representantes do Eixo “Saúde”
f) Representante do Eixo “Cultura”
g) Representante do Eixo “Comunicação e Liberdade de Expressão”
h) Representante do Eixo “Desporto e Lazer”
i) Representante do Eixo “Território e Mobilidade”
j) Representante do Eixo “Sustentabilidade e Meio Ambiente”
k) Representante do Eixo “Segurança Pública e Acesso a Justiça”
l) 2 jovens de 15 a 29 anos moradores da Cidade de Vitória.

Leia mais:  Emoção marca a solenidade de entrega da obra de revitalização do Centro Histórico Eduartino Silva

A eleição para representantes da sociedade civil se dará em duas etapas: plenária de eleição por vagas e Assembleia Geral de homologação dos representantes eleitos.

Resultado

O resultado final da escolha dos habilitados para votação na plenária será no dia 13 de março, no Diário Oficial de Vitória.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana