conecte-se conosco


Grande Vitória

Praça da Ciência em Vitória é palco do “Show de Física” nesta sexta (21)

Publicados

em

Fotos: Leonardo Silveira

Mecânica, termodinâmica e óptica são áreas da Física que podem até assustar quem não é muito próximo dessa Ciência. Mas, de uma forma diferente e divertida, é possível entender os conceitos por trás desses “nomes difíceis”. E não tem idade mínima para aprender brincando!

Nesta sexta-feira (21), às 10 horas, a Praça da Ciência recebe o “Show de Física”, apresentado por estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Cariacica. As atividades são realizadas com a participação do público. Tem torre humana, foguete, cadeira giratória e muito mais.

“Os estudantes do curso de Física do Ifes de Cariacica farão uma série de experimentos voltados para as diversas áreas de conhecimento da Física. As atividades são interativas e feitas com a ajuda de voluntários do público presente. As experiências envolvem mecânica, termodinâmica e óptica, entre outras áreas da Física”, contou Juvenilda Ribeiro, coordenadora da Praça da Ciência.

A entrada é gratuita e não precisa fazer inscrição. O “Show de Física” faz parte da programação de férias dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC), que segue até o próximo dia 30, com atividades de exposição, oficinas e visitas guiadas na Praça da Ciência. Confira a programação completa aqui.

Proposta teatral lúdica

Visita guiada – Foto: Leonardo Silveira

O “Show de Física” apresenta uma série de atividade e experimentos que instigam a curiosidade do público, instigando-os a se perguntar sobre a veracidade dos fatos observados e sobre os conceitos por trás daquilo que se está sendo visto.

Por meio de uma apresentação teatral que se baseia na interatividade entre quem está presente e apresentadores, o “Show de Física” é feito em um cenário lúdico-teatral para atrair a atenção dos participantes e apresentar a eles uma nova concepção de mundo. Essa perspectiva lúdica objetiva à melhoria na capacidade de compreender e abstrair o que está acontecendo e qual a relação com os conceitos científicos.

SERVIÇO

Show de Física na Praça da Ciência

O que é: apresentação teatral e interativa sobre áreas de conhecimento da Ciência Física.

Quando: sexta-feira (21), às 10 horas.

Onde: Praça da Ciência. Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá, Vitória.

Entrada gratuita.

Comentários Facebook
Propaganda

Grande Vitória

Vitória registra maior mosaico do mundo de resíduos coletados

Publicados

em

Por

A grande ação de limpeza da baía e dos manguezais de Vitória resultou na construção do maior mosaico feito no mundo a partir de resíduos, neste sábado (21), na Praça do Papa.

Com quase 1,3 mil metros quadrados e cerca de 141  toneladas de lixo, foi formada uma grande tartaruga no local, cujo desenho foi do artista Nico, do bairro Jesus de Nazareth. O trabalho foi encerrado em clima de festa, ao ritmo dos componentes da escola de samba Andaraí, de Santa Martha.

O mutirão de limpeza teve início na última segunda-feira (16), em homenagem ao Dia do Gari. Os profissionais de limpeza passaram a semana retirando todo tipo de resíduos e entulhos em toda a orla da capital.

A ação também contou com a colaboração de 24 entidades e institutos que trabalham pela responsabilidade ambiental. Neste sábado (21), também houve a participação de mergulhadores e jet skis.

Acompanhada do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a equipe de coletores saiu cedo da Marina Villamare, por volta das 6h40, em Santa Luiza, em direção a uma prainha localizada na área da Vale. Para isso, foram disponibilizados jet skis e uma lancha.

O prefeito destacou a importância da ação. “É mais uma importante ação ambiental da Prefeitura de Vitória. Durante toda a semana, retiramos lixos e objetos deixados indevidamente pelas pessoas em nossos manguezais e na baía. Hoje, encerramos essa grande ação formando o maior mosaico construído a partir de resíduos no mundo, mostrando nosso compromisso com uma cidade limpa e atenta ao desenvolvimento sustentável. Queremos construir uma cidade para que todos tenham mais responsabilidade”, disse Lorenzo Pazolini.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, frisou que a ação traz conscientização para a população. “Hoje, formamos esse grande mosaico, mas o ideal era de que não tivesse esse tanto de resíduos destacados em nossa baía e em nossos manguezais. É uma ação que envolve nossos profissionais de limpeza e sociedade civil, empresas privadas voluntárias, ONG´s e coletivos para manter a cidade limpa e organizada. Finalizamos com essa obra de arte, que será aferida para entrar no Guiness Book como o maior mosaico feito com resíduos no mundo”.

“É uma ação fundamental de conscientização de pessoas de todas as idades. Hoje formamos esse representativo mosaico, mas o ideal era de que esse lixo não fosse jogado na baía e nos manguezais. Vamos sempre cuidar da cidade e realizar um trabalho voltado para deixar Vitória limpa”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana