conecte-se conosco

Cidades

Praia da Costa recebe Travessia João Moreno no fim de semana

Publicado

De: Secretaria de Esporte e Lazer
Texto: Gustavo Andrade| Foto: Divulgação
Criado: 06 de novembro de 2019

A 6ª edição da Travessia João Moreno acontece no próximo fim de semana, na orla da Praia da Costa, com atividades no sábado (09) e domingo (10). Este ano, atletas de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Rondônia e Mato Grosso, além do Espírito Santo, irão participar das provas;

O evento contará com atividades realizadas na altura da Praia da Sereia: natação (100 metros kids, 1 km, 2,5 km e 5 km), biatlhon (natação 1 km + corrida no asfalto 5 km), corrida kids na areia (150 metros) e corrida de rua (7 km).

A Prefeitura de Vila Velha, apoia o evento por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Felipe Faria de Azevedo, a Travessia João Moreno tem crescido a cada ano.

“A cada edição tem uma crescente no número de participantes, e a corrida no sábado é mais uma inovação para o evento. A Travessia João Moreno é importante, pois tem mobilizado atletas de todo o Estado e também de várias regiões do País”, afirma.

Leia mais:  Escolas municipais de Cachoeiro conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Realizada desde 2014, a travessia promove a integração dos esportistas e homenageia e valoriza a história local, denominando o evento esportivo com o nome do guardião do Morro do Moreno. O objetivo da Travessia João Moreno é incentivar não só a prática esportiva, mas também a busca pela saúde e o bem-estar, além ede usar o esporte para promover a inclusão social e a educação ambiental.

João Moreno

Segundo registros históricos, João desembarcou em Vila Velha em 1535 e passou a morar no alto do Morro da Costa vigiando a movimentação marítima a mando do donatário Vasco Fernandes Coutinho. Tempos depois, o morro acabou ganhando o seu nome, se tornando o hoje Morro do Moreno.

Programação
Data: 09/11/2019 – Sábado
07:00h – Corrida de rua 7 km
08:10h – Biathlon, 1km de natação + 5km corrida no asfalto
10:30h – Corrida kids 150m
12:00h – Premiação
14:00h às 18h – Atividades na arena

Data: 10/11/2019 – Domingo
6:30h – Natação 5km
9:10h – Natação 2,5km
10:40h – Natação kids 100m
11:10h – Natação 1km
12:00h –  Premiação

Leia mais:  Autorizado início de obras em 19 ruas do bairro Gilson Carone, em Cachoeiro

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Equipes vão percorrer praias para monitoramento neste sábado (16)

Publicado

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Rovena Cruz| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 14 de novembro de 2019

O Comitê de Monitoramento de uma possível chegada do óleo às praias de Vila Velha elaborou um planejamento detalhado com diversas ações. Mais de seis quilômetros de praias serão vistoriadas; equipamentos necessários para a ação, como luvas e máscaras, já foram adquiridos; e orientações à pescadores programadas.

O cel. Marcelo D’Isep, responsável pela Defesa Civil Municipal, explicou que o gatilho de acionamento para as ações em campo seria a chegada do óleo em Praia Formosa e Fundão. Porém, neste sábado (16), às 9 horas, o comitê vai iniciar uma inspeção na praia com quadriculo percorrendo 6 km de orla, saindo do final da orla de Itaparica, próximo ao Dunas Motel, indo até a praia da Barrinha, na foz do Rio Jucu. Outra equipe sai da Praia dos Recifes até Interlagos.

 “Essas praias são pouco movimentadas, não há presença constante de banhistas. Então, o trabalho será de visualização das nossas equipes, percorrendo essa faixa de areia, no horário especifico de maré baixa, que facilita a identificação de um possível resíduo”, falou.

Leia mais:  Reajustes na mensalidade escolar e matrícula: O que pode e o que não pode?

Não há risco de interdição de praia. O óleo deve chegar encapsulado, segundo a Marinha do Brasil ,e não afeta a balneabilidade, não contamina os pescados e nem deve aderir às pedras. “Se aparecer quantidades maiores será feito um isolamento da área para limpeza”, disse D’Isep.

Quem avistar qualquer ponto de óleo ou interessados em atuar como voluntários deve entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município, através do aplicativo Ouve Vila Velha, pelo portal da prefeitura ou pelo telefone 162.

Participaram da reunião: representantes da secretarias municipais de Saúde, de Defesa Social e Trânsito, de Governo, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, e membros das equipes de Comunicação, do Salva Mar e da Ouvidoria. O Comitê permanece aberto e em atuação durante o feriado e o final de semana.
 
Outras ações

Uma capacitação dos Pescadores está programada para a próxima terça-feira (19), às 11 horas, na Colônia Z2, em Itapuã. A ação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Já na quinta-feira (21), está programada, dependendo das condições do mar, uma inspeção na Ilha dos Pacotes, ponto importante de pesca no município.

Leia mais:  Píeres e deques começam a ser reformados

A Prefeitura já dispõe dos equipamento de segurança necessários para as ações na praia. Ao todo, são 200 máscaras semifaciais, 200 luvas, 200 botas, 200 óculos 200 bonés, 100 protetores solar que estão acondicionados na sala do comitê na sede da antiga prefeitura na Av. Champagnat.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana